Enem 2018 tem mais de 3 milhões de inscritos

Até as 10h desta sexta-feira (11), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 3.079.101 milhões de inscrições. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Interessados têm até o dia 18 de maio para se inscrever. A taxa de inscrição custa R$ 82 e poderá ser paga até o dia 23 deste mês.

Faça sua inscrição

De acordo com o Inep, ao todo, 3.361.468 pessoas já estão beneficiadas com a gratuidade por se enquadrarem em um dos quatro perfis que davam direito à isenção.

É importante lembrar que ter o pedido de isenção aceito não significa que o estudante está automaticamente inscrito no Enem: todos ainda precisarão se inscrever entre os dias 7 e 18 de maio.

Para os concluintes do ensino médio em 2018, na rede pública, que se esqueceram de solicitar o benefício no período de 2 a 15 de abril, o  Ministério da Educação (MEC) informou que eles, excepcionalmente, terão a gratuidade automática ao se inscreverem. A nova chance foi dada porque muitos estudantes perderam o prazo da solicitação de isenção “devido à mudança no formato”.

Provas

O Enem, que completa 20 anos em 2018, será aplicado em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro.

A distribuição das provas não mudou: no primeiro domingo, dia 4, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; já no segundo domingo, dia 11, será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 5h de duração, 30 minutos a mais do que no ano passado.

Fonte: Guia do Estudante