O Curso

Quem somos

A história tem início com o Pré-Vestibular da UFSC, de iniciativa do coordenador Otavio Auler, que foi o idealizado a partir de sua história de vida. Tendo em vista as dificuldades que enfrentou para ingressar em uma universidade pública, o curso foi criado para atender à necessidade dos alunos de ensino público.

O Pré-vestibular da UFSC foi criado em 2003 e, até 2008, ficou restrito ao Campus da UFSC em Florianópolis, nesse período, cerca de seis mil alunos participaram do curso. A primeira versão do projeto iniciou com duas turmas de 60 alunos. Destes, 14% conseguiram ingressar na graduação. Em 2004 ocorreu uma segunda edição, ainda piloto, com 200 alunos. Uma turma de extensivo com 80 alunos (com duração de oito meses) e duas turmas de semiextensivo de 60 alunos (com duração de quatro meses). Concluíram o curso 180 alunos, tendo 22% ingressado no Ensino Superior.

O modelo prosseguiu em 2005 com 375 alunos nas turmas de semi e extensivo, obtendo 20% de aprovação nos vestibulares UFSC e UDESC. O modelo prosseguiu em 2005 com 375 alunos nas turmas de semi e extensivo, obtendo 20% de aprovação nos vestibulares UFSC e UDESC.

Em meados de 2008 foi implantada a primeira unidade em Curitibanos; 700 alunos participaram do projeto com um índice de aprovação de 35%.Em abril de 2009 foi firmada uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED), buscando atender novos municípios do estado, além das unidades/campus da UFSC e, em Florianópolis, no Instituto Estadual de Educação (IEE).

Desta parceria surgiu o Pré-vestibular da UFSC/SED, que possibilitou que mais de 2.500 alunos fossem atendidos no ano de 2009. Deste total, 58% dos que prestaram vestibular obtiveram aprovação em universidades públicas. Em 2010, mesmo com o crescimento para 19 cidades, a qualidade se manteve ao aprovar 64% de seus estudantes em vestibulares. Contudo, foi no ano de 2011 que ocorreu a maior expansão já feita no projeto: 29 cidades receberam as 31 unidades do Pré-Vestibular da UFSC/SED, com 3.100 alunos inscritos e obtendo um índice de aprovação de 68% em vestibulares de instituições públicas de ensino superior.

Em 2012 o Pré-vestibular da UFSC atendeu 3.200 alunos em 29 cidades e 30 unidades de ensino, envolvendo 120 professores, 30 bolsistas, 30 assessores pedagógicos e 10 profissionais na coordenação geral e suporte administrativo. Além disso, o curso ofereceu gratuitamente aos alunos as apostilas e materiais didáticos, além de aulões, aulas de reforço e suporte profissional e de apoio pedagógico.

No ano de 2013, o Pré-Vestibular da UFSC/SED adaptou o seu modelo, buscando adequar-se às mudanças no processo de inserção de alunos no ensino superior nos últimos anos, transformando-se no Pró Universidade.

Em 2014 o Pró Universidade, esteve presente em 29 cidades do Estado de Santa Catarina. O índice de aprovação foi de 62%, com 765 alunos aprovados em universidades públicas.

- A cada dois alunos do Pró, inscritos no vestibular da UFSC, um foi aprovado.

- Mais de 30 alunos foram aprovados em pelo menos duas universidades públicas do estado.

Em 2015, presente em 20 unidades, foram atendidos mais de 1500 alunos no estado. Contabilizando todos os eventos proporcionados, como o Ciclo de Informação Profissional (CIP), aulão Mestres do Enem, Simulado Enem, Aulão UDESC, simulado UFSC, aulão Mestres da UFSC e cobertura final do vestibular UFSC 2016, foram alcançados mais de 20 mil alunos no total. Contudo, o Pró Universidade manteve os 62% de aprovação.

O Pró Universidade oferece aos seus alunos:

• Apostilas exclusivas, vídeos e slides digitais com conteúdos;
  • Aulas de aprofundamento aos sábados, Inglês e Espanhol;
  • História e Geografia de Santa Catarina;
  • Atualidades e conhecimentos gerais;
  • Aulas de preparação para questões discursivas;
  • Simulados presenciais e on-line;
  • Turmas de Extensivo, Semi-extensivo e Intensivo;
  • Orientação Profissional com piscicólogos especializados;
  • Atividades anti-ansiedade para os vestibulandos;
  • Cobertura e correção das provas durante o vestibular;