universidade-publica-ou-particular-quais-as-vantagens-e-desvantagens

Universidade pública ou particular: quais as vantagens e desvantagens? 

À primeira vista, pode parecer que uma universidade pública leva todas as vantagens quando comparada a uma universidade particular. No entanto, nem tudo é assim tão simples como aparenta. Que tal ficar por dentro das vantagens e desvantagens de da universidade pública e da universidade particular? Vamos lá:

 

the goldbergs erica goldberg GIF by TV Land

 

Universidade Pública 

 

  • Sem mensalidade: A universidade pública leva uma grande vantagem pelo fato de ser gratuita, ou seja, não precisamos pagar uma mensalidade para estudar nela. No entanto, é uma instituição menos maleáveis em aspectos como: horário dos cursos, localização e atividades extracurriculares 
  • Horário dos cursos: Muitos cursos das universidades públicas exigem uma dedicação exclusiva, pois as aulas acontecem em turnos integrais, o que dificulta, e muito, para conseguir conciliar com um estágio ou emprego. Se você quer trabalhar e estudar, é bom avaliar bem se vale a pena e se é possível realizar as duas atividades, estudando em uma universidade pública.  
  • Localização: Boa parte das universidades públicas estão localizadas em grandes centros urbanos ou nas chamadas cidades universitárias. Geralmente, o custo de vida nessas regiões costuma ser muito caro, principalmente nos preços de aluguel. Em muitos casos o valor que se gasta com o custo de vida sai mais caro do que o preço que se pagaria em uma instituição privada. Vale a pena fazer uma estimativa de custos antes de escolher que pretende cursar.  
  • Atividades extracurriculares: É comum as universidades públicas exigirem que os alunos cumpram com atividades extracurriculares como projetos de extensão, estágios, iniciação científica, grupos de estudos. Essas atividades são pré-requisitos para cumprir horas curriculares. É bom ficar atento a todos os aspectos, para evitar problemas no decorrer da graduação.  
  • Credibilidade: As universidades federais e estaduais são famosas por ofertarem um ensino superior de qualidade, são instituições reconhecidas e prestigiadas, o que pode dar um peso a mais no seu currículo.  Claro, muitas universidades privadas também desfrutam dessa mesma credibilidade, cabe a você estudar qual opção oferece a melhor formação para a área que você pretende seguir profissionalmente.  

 

confused will smith GIF

Universidade particular 

  • Maior oferta: Há uma infinidade de universidades privadas, o que facilita para que o aluno possa escolher pela localização, pelo preço ou até mesmo pela forma de ingresso (vestibular, Sisu, Enem, entre outros). Com tanta oferta, você pode escolher a que melhor se encaixa no seu bolso.  

 

  • Flexibilidade: Se você precisa conciliar trabalho e estudos, aqui está uma boa forma de preparar o seu futuro, sem deixar a carreira profissional de lado. Muitas universidades particulares oferecem cursos em diferentes turnos, assim, fica mais fácil você escolher o horário que pretende estudar, de acordo com suas demais atividades.  

 

  • De olho no mercado de trabalho: Geralmente, as instituições particulares estão mais voltadas ao mercado de trabalho, por isso, apresentam uma grade curricular mais atualizada, de acordo com os desafios que você vai encarar em sua rotina de trabalho.  

 

Levantamos esses pontos justamente para você perceber que tanto as universidades públicas quanto as privadas apresentam suas vantagens e desvantagens, por isso na hora de escolher em qual instituição você pretende estudar. Avalie os seguintes aspectos: 

 

– Qualidade do curso e da instituição
– Localização
– Custo de vida
– Carga horária
– Currículo e atividades extracurriculares 

 

Irmaos Neto Poxa GIF by Felipe Neto

 

Avaliando esses itens você vai conseguir fazer uma escolha mais assertiva quanto aos seus planos para a sua formação acadêmica e carreira profissional. Então, fique esperto e evite problemas futuros, pesquise bastante antes de decidir qual instituição de ensino superior você pretende cursar e realizar um dos grandes sonhos da sua vida: a formação profissional!


QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

Como funciona o Prouni?

Como funciona o NOVO FIES?

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

10 dicas para escolher sua carreira

Por que o curso de Medicina é tão concorrido?