Ainda não me sinto preparado para entrar na universidade! E agora?


0
154 compartilhamentos

E chega o momento de começar a faculdade, mas você ainda não se sente preparado para entrar na universidade? 

Calma! Esse medo é mais normal do que você possa imaginar e acontece com milhares de pessoas.

Além da pressão de ter que escolher um curso, se preparar para o vestibular e decidir o seu futuro profissional, pode haver também o medo de se relacionar com pessoas diferentes, conhecer novos lugares e viver novas experiências. 

Esse momento pode ser muito difícil para algumas pessoas. Isso acontece por diversos fatores, seja ansiedade, medo de sair da zona de conforto e outros. 

Se você ainda não se sente preparado para entrar na universidade e quer acabar com esse medo, nós preparamos um artigo perfeito para você. 

Separamos dicas para que você se sinta mais apto e capacitado de cursar uma faculdade. 

Vem com a gente! 

Motivos que fazem você não se sentir preparado para entrar na universidade

Para começar, vamos falar sobre os motivos que podem contribuir para esse sentimento de não estar preparado para a universidade. Esses motivos podem não aparecer muito durante o dia a dia, mas eles têm um peso muito forte nas suas crenças.

Confira: 

Ritmo de estudos

O primeiro motivo é o medo de não acompanhar o ritmo da universidade, de não conseguir entregar os trabalhos, realizar as provas. 

Resumindo, é o medo de não dar conta do que está por vir. Esse medo é muito normal e pode fazer com que você não se sinta preparado para iniciar o curso de graduação. 

Zona de conforto

Apesar de ser bem difícil a preparação para o vestibular, muitas pessoas têm medo de sair dessa zona de conforto, de iniciar algo novo. 

Medo do futuro

Ao pensar no futuro profissional, os candidatos podem sentir medo antes de entrar na universidade e podem ficar presos no presente. 

A escolha errada 

Muitos candidatos sentem mentem de estar fazendo a escolha errada na faculdade. Surgem perguntas como: escolhi o curso certo? Esse curso tem um bom mercado de trabalho?

São perguntas que podem mexer com sua autoconfiança e podem prejudicar esse seu início na universidade. 

Esses podem ser os principais motivos que fazem você não se sentir preparado para entrar na universidade.

Como se sentir preparado para entrar na universidade?

Mas como se sentir preparado para começar uma universidade? Essa é uma pergunta que você pode estar se fazendo, mas que nós podemos ajudar a respondê-la. 

Responsabilidade

Um passo importante para se sentir preparado para entrar na universidade é adquirir responsabilidade. 

A universidade é completamente diferente do ensino médio e exige uma responsabilidade maior e bem diferente. 

O universitário deve estar interessado em assimilar o conteúdo e focar em aprender mais, não se deve esperar pelos professores ou por situações fáceis. 

É importante que você comece a trabalhar nessa aquisição de responsabilidade.

Maturidade

Um outro ponto para ser levado em conta é o desenvolvimento da sua maturidade. E para desenvolver essa maturidade, é importante que você busque pelo autoconhecimento, que você aprenda a se conhecer melhor. 

A faculdade exigirá de você maturidade para as situações adversas que você pode vir a enfrentar.

Abra-se para o novo

É importante que você esteja aberto para o novo, que você esteja decidido para vivenciar novas experiências, já que você vai ser inserido em um lugar completamente novo. 

Força de vontade 

O sentimento de força de vontade, de desejo em aprender deve ser um dos critérios para que você se sinta preparado para entrar na universidade. 

Essas sãos os principais caminhos para se sentir preparado para entrar na faculdade. É claro que você deve desenvolver esses sentimentos e habilidades ao longo do tempo, mas eles podem sim serem desenvolvidos e fazer com que você tenha mais coragem

Como se preparar para a universidade: outras dicas

Além de desenvolver esses sentimentos citados acima, você pode seguir algumas dicas para se sentir um pouco mais preparado. Confira:

Faça um teste vocacional 

Para você ter um guia maior sobre a sua escolha e não duvidar tanto de você, faça um teste vocacional. Ele pode ajudar você a abrir a sua mente e ajudar na sua decisão. 

Prepare-se 

Prepare-se para ser aprovado no vestibular, dedique-se aos estudos e comprometa-se a garantir o seu sucesso na prova. 

Quando você se prepara, você se sente mais capaz e aumenta a sua autoconfiança.

Organize suas finanças

Uma forma de você se sentir mais preparado é organizar a sua vida financeira. Busque deixar as suas finanças organizadas para evitar problemas e imprevistos futuros. 

Escolha uma universidade que agrade

Uma das formas de se sentir mais preparado é escolher uma universidade que preencha os critérios que você sempre quis. Assim, você se sente mais seguro sobre a sua escolha e diminuirá as dúvidas. 

Trabalhe suas crenças limitantes

Um ponto importante é trabalhar a suas crenças limitantes, pôr um fim nelas. As crenças limitantes impedem você de desenvolver-se e buscar o futuro, elas prendem você na sua zona de conforto. Por isso, é importante cortá-las da sua vida e aprender a transformá-las em coisas positivas. 

Faça terapia 

Uma ótima forma de se preparar para entrar na universidade é fazer terapia. Consultar um psicólogo vai ajudar você em diversos aspectos. 

Isso pode ser essencial para que você consiga se tornar mais preparado para a vida, não só para a universidade.

Assim, ao seguir essas dicas, você aprimora o seu sentimento de autoconfiança para entrar na faculdade. 

Sim, se sentir preparado para entrar na universidade não é apenas focar nos estudos e garantir a aprovação. 

É preciso trabalhar diversos aspectos da sua vida desde aspectos emocionais até aspectos financeiros. 

 

Gostou do conteúdo? Ele ajudou em algo? Aqui em nosso portal, você encontra muitos conteúdos completos sobre dicas de universidades, cursos, vestibulares e muito mais. 

Além disso, você vai encontrar muitas dicas de estudo e produtividade para melhorar o seu desempenho na hora do vestibular e desenvolver melhor o seu aprendizado. 

Então, fique ligado em nossos posts e confira as melhores dicas para estudantes. 

                   

QUERO SER PRÓ!

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

0
154 compartilhamentos

Qual sua reação?

aff aff
0
aff
confuso confuso
0
confuso
vixe vixe
0
vixe
haha haha
0
haha
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
omg omg
0
omg
oh yeah oh yeah
0
oh yeah
Anderson Cunha