tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-vestibular-udesc

Tudo o que você precisa saber sobre o VESTIBULAR UDESC

Se você, caro estudante, está de olho em uma vaga para a UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, este artigo foi feito para você. Chegou a hora de conhecer tudo sobre a UDESC, informações sobre o Vestibular de Verão 2020 e ainda quais são os cursos mais concorridos da instituição. Acompanhe!

Sobre a UDESC

A UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, é uma Instituição de Ensino Superior que tem como principal propósito oferecer a seu alunos o pilar da educação universitária: o ensino, a pesquisa e a extensão. Com mais de 50 anos de atuação, a UDESC conta com uma estrutura conhecida como multicampi. Isso porque tem um total de 12 câmpus para atividades presenciais distribuídos em nove cidades do estado de Santa CatarinaAlém disso, a Universidade oferece 32 pólos de apoio presencial para os estudantes da modalidade Ensino à Distância.

Resultado de imagem para udesc

A UDESC tem, atualmente, 15 mil alunos matriculados entre os cursos de graduação, mestrado e doutorado. Os cursos oferecidos contemplam oito grandes áreas. São elas: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes. 

Com foco na excelência do ensino, pesquisa e extensão, a Universidade investe em uma estrutura completa para melhor atender seus alunos. Cada unidade possui bibliotecas e laboratórios especializados, além de outros ambientes como o Hospital Veterinário, o Laboratório de DNA e a Clínica Escola de Fisioterapia. UDESC conta ainda com o Museu da Escola Catarinense, a Editora Universitária, o Escritório de Direitos Autorais e mais três emissoras de rádio FM.  O corpo docente altamente qualificado está sempre disposto a realizar ações de pesquisa e extensão que alia o aprendizado do estudante ao serviço e atendimento do público externo.

Outro diferencial da UDESC é o fato de destinar cursos diferentes para cada unidade do multicampi, de acordo com o perfil socioeconômico e cultural de cada região. Desse modo, a educação está voltada para o desenvolvimento e fortalecimento das regiões em que a instituição está inserida.

Se você já se convenceu de que a UDESC é a Universidade da sua vida e está inscrito no Vestibular de Verão 2020, confira a seguir algumas informações sobre a prova do vestibular e também a relação dos cursos mais concorridos deste ano.

Vestibular de Verão 2020

Resultado de imagem para vestibular udesc

O Vestibular de Verão 2020 da UDESC conta com 8.054 inscritos, que disputam 1.425 vagas distribuídas nos 52 cursos de graduação. A Universidade do Estado de Santa Catarina conta com cursos gratuitos nas modalidades Presencial e também Ensino a Distância (EaD) em dez pólos diferentes.  Ao todo, a instituição oferece 49 cursos presenciais e mais 3 cursos à distância. As aulas dos aprovados neste Vestibular de Verão têm início no primeiro semestre de 2020.

De acordo com o edital do Vestibular de Verão 2020, 75% das vagas na modalidade Presencial serão preenchidas com estudantes que prestaram a prova convencional do vestibular da UDESC. Enquanto isso, 25% das vagas oferecidas na modalidade presencial serão preenchidas com estudantes que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Nesse caso, os estudantes devem utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para disputar a vaga.

Vale ressaltar que 100% das vagas oferecidas na modalidade Ensino a Distância serão ocupadas pelos estudantes que prestaram a prova do Vestibular UDESC. Também é importante salientar que 30% das vagas, em cada curso, serão distribuídas da seguinte forma:

  • 10% para os candidatos que se reconhecem como pertencentes ao grupo racial negro
  • 20% para os candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Dessa forma, cada curso vai contar com 70% das vagas disponíveis para alunos não-optantes de nenhum dos sistemas de cotas citados anteriormente.

Resultado de imagem para udesc

Os vestibulandos que disputam as vagas dos cursos de Música, tanto bacharelado, quanto licenciatura, enfrenta um processo eliminatório de duas etapas. Primeiro, precisa realizar a prova de Habilidade Específica que tem caráter classificatório e eliminatório. Em seguida, os aprovados estão aptos a realizarem a prova do vestibular que conta com questões objetivas e também a redação. 

Os estudantes inscritos para o Vestibular de Verão 2020 da UDESC que optaram pelo curso de Teatro também precisam enfrentar duas etapas para o ingresso na Universidade. No entanto, os vestibulandos iniciam o processo pelas provas objetivas e de redação que têm caráter classificatório e eliminatório. Depois, alunos classificados realizam a prova de Habilidade Específica do Teatro/PHET da instituição de ensino superior. Para o ingresso nos demais cursos são exigidos somente a realização das provas com questões objetivas e redação.

A prova do Vestibular de Verão 2020 da UDESC vai ser realizada no dia 24 de novembro em nove cidades do estado de Santa Catarina: Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul.

Cursos mais concorridos

Resultado de imagem para udesc

A COVEST, Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da UDESC, divulgou recentemente a relação de candidatos por vaga de cada um dos 52 cursos da instituição. No relatório, é possível observar quatro relações diferentes: geral, não-optantes de cotas, optantes negros e optantes de escola pública. Na relação geral de candidatos por vaga dos inscritos no Vestibular de Verão 2020, os três cursos mais disputados são Fisioterapia, Medicina Veterinária e Design Gráfico. Fisioterapia conta com com 32,26 candidatos por vaga; Medicina Veterinária com 26,70 candidatos por vaga e Design Gráfico com 26,67 candidatos por vaga. Esses três cursos são os mais procurados pelos candidatos não-optantes de cotas e optantes de escola pública. Na relação de não-optantes de cotas, o número de candidatos por vaga ficou assim:

  • Fisioterapia (27,80/vaga)
  • Design Gráfico (27,50/vaga)
  • Medicina Veterinária (24,40/vaga)

Já na relação dos optantes de escola pública, ficou assim:

  • Fisioterapia (55,20/vaga)
  • Medicina Veterinária (46,20/vaga)
  • Design Gráfico (38/vaga)

Os vestibulandos da relação dos optantes negros, por sua vez, registraram os seguintes cursos como os mais concorridos:

  • Fisioterapia (11/ vaga)
  • Bacharelado em Educação Física (8,50/vaga)
  • Administração (6/vaga)

Como você pode perceber, em todas as categorias o curso de Fisioterapia é a graduação mais concorrida deste Vestibular.

Serviço:

A prova do Vestibular de Verão 2020 da UDESC vai ser realizada no dia 24 de novembro. Para mais informações, entre em contato pelos telefones: (48) 3664-8089 ou 8091, das 13h às 19h, ou também pelo e-mail: vestiba@udesc.br.

QUERO SER PRÓ!

Leia também:

Como funciona o vestibular UFSC

O que levar em conta na hora de escolher o seu cursinho pré-vestibular 

As 11 maiores dúvidas sobre a escolha do curso de graduação

O que fazer na véspera do vestibular e no dia da prova?

ENEM 2019: Análise do tema de redação