Trocar de cidade ou fazer faculdade perto de casa?

O que você precisa pensar antes de decidir estudar em outra cidade.

Resultado de imagem para estudante pensando

Trocar de cidade ou fazer faculdade perto de casa? Essa é uma questão que deve ser bem analisada, pois são muitos critérios em jogo. Mudar de cidade para estudar pode ser uma experiência enriquecedora, além de valer muito a pena se você estiver escolhendo uma universidade para uma melhor formação ou para mais chances no mercado de trabalho.

No entanto, a vida de estudante universitário não é nada fácil. Além da carga horária das aulas, você vai precisar administrar o seu tempo entre aulas, estudos, trabalhos acadêmicos, provas e mais: cuidar da casa. Nesse item está incluso: limpar, cozinhar, ir ao supermercado, realizar pequenos reparos e pagar as contas.

Algo que pode contribuir nesse desafio é buscar alguma bolsa de pesquisa em sua área de interesse ou estágio. Sim, é possível, também trabalhar, mas se esse emprego for muito distante do que sugere seu curso, isso pode acabar te prejudicando, por tomar muito do seu temo e fazer com que você não consiga construir um bom currículo.

Por isso, antes de fazer as malas e partir para outra cidade, questione-se sobre os seguintes tópicos:

– Quais universidades são bem conceituadas quanto ao curso que quero fazer?
– Como é o mercado de trabalho da área que pretendo seguir?
– A universidade oferece bolsa permanência?
– O curso oferece oportunidades para iniciação científica com bolsa remunerada?
– Quais as possibilidades de conseguir um estágio em minha área de interesse?
– Qual vai ser a média de custo de vida mensal nessa cidade? Tenho condições de arcar com esses custos?
– Quais as possibilidades de moradia próxima a universidade?
– Tenho preparo emocional para encarar tantas mudanças e novidades de uma vez só?
– Estou pronto para morar sozinho (ou em república)?

Então, se é mesmo sua vontade ir estudar em outra cidade, prepare suas finanças, pesquise bem a melhor opção de moradia e boa viagem! Se jogue nas oportunidades e corra atrás de seus sonhos e planos. Há grandes chances de você fazer uma boa escolha!

Preparado pro Enem? Não?!?!

Calma, nós ajudamos você. Inscreva-se AGORA em nosso Plano Turbo ENEM e esteja 100% pronto para o ENEM e Vestibulares em menos de dois meses!!