Redação ENEM: 5 dicas para detonar

Passo a passo para arrasar na Redação ENEM.

redação enem

Quer saber como tirar 1000 na redação ENEM? Confira as nossas dicas e garanta nota máxima!

1) Leia: Um bom exercício é pesquisar as propostas de redação que já caíram ENEM nos anos anteriores. Veja como o ENEM traz os assuntos, o estilo de textos de apoio, e, até mesmo, exemplos de redações que tiram 1000.

2)  Atualize-se: Esteja por dentro dos assuntos mais recorrentes na mídia. Acesse diariamente os principais portais de notícias, fique de olho nos temas das capas de revistas semanais. O ENEM é voltado a questões relacionadas a sociedade, propondo que se faça uma reflexão sobre determinado assunto e que se faça uma proposta de como solucionar esse problema.

3) Pratique: Ao menos uma vez por semana, dedique-se a escrever sobre um assunto que esteja em voga. Vale, também, escolher um dos temas que já caíram nas provas do ENEM nos anos anteriores. Assim você já fica familiarizado com o estilo temas que costumam cair na Redação ENEM.

4) Autocrítica: Corrija seus textos. Quando acabar de escrever, deixei o texto de lado por pelo menos 30 minutos. Releia. Você terá um novo olhar sobre ele, e terá a chance de aprimorá-lo. Faço o mesmo na hora de escrever sua redação ENEM. Escreva, depois passe para outra prova, ou peça para ir ao banheiro, para arejar a cabeça e descansar os olhos. Em seguida, releia e corrija a redação.

5) Reescreva: Que tal pegar as redações que você já entregou no colégio, ver as observações que a professora fez e tentar reescrever de acordo com essas orientações? Com certeza, você vai conseguir ver em que casos você costuma errar e eliminar esses problemas de seu texto.