estudar-para-vestibular-quanto-tempo-pro-floripa

Quanto tempo você deve dedicar para estudar para vestibular 

Na vida de um vestibulando, tempo é um elemento muito importante. Tempo de sono, tempo de descanso, intervalo entre atividades, horário das aulas, entre tantas outras tarefas que fazem parte da nossa rotina. Porém, quem está na fase de estudar para vestibular, acaba ficando refém das “horas de estudos”. Fique atento, porque nem sempre quantidade significa qualidade. Por isso, confira como otimizar o tempo utilizado por você para estudar para vestibular. Vamos lá! 

 

bored hurry up GIF by #Impastor

 

Cronograma 

Se você estiver estudando sozinho, o mais importante é ter disciplina e organização. Monte uma planilha que ajude você a estudar para vestibular, dedicando um espaço de tempo específico para cada disciplina. Você não precisa estudar por dia apenas uma disciplina, por exemplo.

Se você montar um cronograma em que você estuda durante a manhã e a tarde, você pode estudar por uma hora biologia, fazer um intervalo para um lanche da manhã, estudar história, e assim por diante. Ficar muitas horas em cima da mesma disciplina pode prejudicar a sua absorção de conteúdos nessa reta final do processo de estudar para vestibular.  

Faço cursinho 

Para quem está frequentando um cursinho preparatório para o vestibular, o ideal é seguir a própria grade de horários do curso. Se você vai às aulas no período matutino, busque revisar as mesmas disciplinas à tarde, revendo os conteúdos e, principalmente, resolvendo os exercícios propostos nas apostilas.  

 

high school sleeping GIF

 

Intervalos 

É primordial que você dedique tempo para fazer pequenas pausas entre o estudo de um conteúdo e de outro. Se você ficar direto concentrado nos livros, vai acabar se sobrecarregando e estressando demais a sua mente. Por isso os intervalos são tão importantes.

Pense que o intervalo é uma forma de você arejar a mente, para que ela consiga assimilar os conteúdos que você precisa estudar para vestibular. Outra dica é manter uma atividade física. Essa é uma boa estratégia para equilibrar corpo e mente.  

 

Devo estudar todos os dias? 

O ideal é que você estude de segunda a sábado, deixando o sábado apenas para revisões ou temas mais leves. Tirar um dia de descanso não é perda de tempo, é uma forma de dar um descanso para o corpo e para a mente, para que você consiga manter o ritmo até o dia das provas.

É mais interessante você estudar todo dia um pouco e chegar no ritmo certo na hora de fazer o vestibular, do que se sobrecarregar e estar exausto na hora da prova.  

 

college studying GIF

 

Devo estudar manhã, tarde e noite?  

Olha, o ideal é que você estude manhãs e tardes e tire o horário da noite para desacelerar. Assim, você vai diminuindo os estímulos enviados para o seu cérebro e conseguirá aumentar a sua qualidade de sono, o que é primordial para que você tenha um bom rendimento no dia seguinte.

Lembre-se que “diminuir os estímulos” inclui deixar de mexer no celular e ver séries. Busque ter atividades tranquilas e moderadas a partir das 18 horas ou das 19 horas.  

 

O mais importante de tudo é que você consiga conciliar os seus estudos sem deixar disciplinas de lado e sem sobrecarregar a sua rotina. Não esqueça de incluir Atualidade e Redação em seu cronograma, e não se sinta culpado por se dar dias de folga.

Lembrando que o descanso também é importante nesse momento de estudar para vestibular. Algo que você nunca deve esquecer: o descanso é fundamental para um equilíbrio do corpo e da mente. Seguimos como você nessa maratona! Não desista, vamos juntos!  

excited slow motion GIF by Originals

 


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!


Leia também:

Por que o curso de Medicina é tão concorrido?

7 dicas para estudar para o vestibular através do Instagram!

5 dicas para você tirar a nota máxima na redação do Enem

Como escolher um curso pré-vestibular?