quais-sao-as-maiores-tentacoes-do-vestibulando

Quais são as maiores tentações do vestibulando?

Saiba quais são as maiores tentações de um vestibulando e como dribá-las ou usá-las a seu favor!

Não tem como negar: cada vez passamos mais tempo conectados, ou de olhos em alguma tela, seja o celular, a tela do computador, a tela da TV ou o tablet. Estamos sempre checando as redes sociais, vendo algum vídeo no Youtube, viciados em um novo jogo, ou colocando as séries em dia no Netflix. Ouvimos falar sobre esses hábitos a todo instante. Seja por prejudicarem a visão, por prejudicarem a socialização entre as pessoas, por despertarem ansiedade, comprometerem a qualidade do sono ou, até mesmo, por viciarem. E se esses hábitos estão tão presentes entre as pessoas, não seriam os vestibulandos que passariam ilesos, não é mesmo?

 

rihanna wink GIF

 

Por isso, nesse post vamos falar sobre quais são as maiores tentações do vestibulando e como evitá-las. Não é muito fácil eleger qual seria o grande vilão dos vestibulandos, pois isso depende do perfil de cada um. Mas alguns itens são recorrentes e facilmente podemos perceber que acabam prejudicando quem quer passar no vestibular. Se você não quer estar entre esses alunos descuidados, confira nossas dicas. Para começar, vamos fazer um teste rápido para ver como está a sua relação com o celular e demais dispositivos que costumam roubar o nosso tempo, além de trazer danos a nossa saúde. Vamos lá!?

 

Teste rápido:

  • Você mexe no celular durante as aulas?
  • É do tipo de pessoa que quando chega em casa fica atualizando o Instagram, o Facebook e verificando todas as notificações?
  • Você perde a noção do tempo assistindo a seriados? Chega a deixar de fazer as demais atividades e até de sair de casa para colocar as séries em dia?
  • Você joga por muitas horas seguidas? Entra a madrugada adentro jogando?
  • Você fica postergando a hora de estudar para ver vídeos no Youtube ou memes nas redes sociais?
  • Participa ativamente de vários grupos no WhatsApp ou não perde a oportunidade de colocar o papo em dia por ali?

Se você respondeu “sim” para uma ou mais dessas perguntas, cuidado!

 

shocked oh my god GIF by Unbreakable Kimmy Schmidt

 

Você pode estar se prejudicando (e muito) na corrida para uma vaga na Universidade. Isso porque, muitas vezes, nem percebemos que estamos nos prejudicando. Sempre nos enganamos com pensamentos como: “Vou só dar uma olhadinha no celular, rapidinho”, “Vou jogar uma meia horinha e depois estudo”, “Só mais um episódio para acabar essa temporada”. Muito dificilmente cumprimos com essas “metas” e acabamos por perder horas e mais horas, e nada de estudar para o vestibular. Sem falar no sono prejudicado, não dormir direito significa que o seu rendimento no dia seguinte não vai ser pleno: sonolência durante as aulas, falta de energia para estudar, dificuldade de concentração e problemas para compreender e memorizar os conteúdos. Além disso, ficar tantas horas recebendo esse excesso de estímulos, seja mexendo no celular ou assistindo algo, faz com que nosso cérebro demore para relaxar, por isso, muitas vezes demoramos a dormir. Até mesmo a luminosidade das telas faz com que o sono fique inibido.

 

Ansiedade

Outra consequência desse excesso de uso do celular ou de passar muitas horas conectados é a ansiedade. Nos habituamos a instantaneidade virtual, e ficamos dependentes dessa velocidade: responder mensagens imediatamente, não resistir a uma nova notificação, rolar a timeline até não ter mais o que ver nela, ficar irritado com a demora de um retorno no WhatsApp, tudo isso a alimenta. A ansiedade faz com que tenhamos dificuldade de concentração, falta de atenção para realizar as atividades, falta de paciência para se dedicar a conteúdos que apresente mais dificuldade, etc. Na hora de fazer uma prova como o vestibular, ela também faz com que não consigamos nos ater as questões com a devida atenção. Acabamos deixando passar detalhes preciosos, o que resulta em uma perda de pontos gratuitamente.

 

Detox virtual

Você pode se desafiar a fazer um detox virtual. Que tal ficar um pouco longe do celular? Durante a aula, deixe o celular dentro da mochila, para não bater a tentação de dar aquela olhadinha. Em casa, tente ficar um pouco longe dos aparelhos eletrônicos. Se você estuda na sala, deixe o celular ou tablet no quarto, guarde na gaveta e esqueça que ele existe, pelo menos por algumas horinhas. Deixe para dar uma olhadinha na hora do lanche da tarde, ou quando já estiver acabado a maratona de estudos do dia. Quanto aos videogames ou seriado, uma boa saída é deixar um momento reservado para eles. Você pode colocar um limite de tempo para jogar ou de quantos episódios pode assistir, mas seja leal a você mesmo, hein!? Busque passar mais horas com a internet desligada, assim você nem recebe as notificações e evita a curiosidade de verificar o que se trata. Lembre-se: nada é tão urgente assim que não possa esperar algumas horas por sua atenção. Se for algo realmente urgente, provavelmente, você vai receber uma ligação comunicando o ocorrido. No mais, é um “like” em uma foto ou a marcação de algum amigo em um meme e, convenhamos, você pode esperar para checar essas informações.

 

love flirting GIF by Chord Overstreet

 

Devo apagar minhas redes sociais?

Se você precisa de medidas mais radicais, apagar as redes sociais ou desativá-las por um tempo pode ser a uma boa saída. Outra opção é você apagar os aplicativos do celular, assim, evita de você checar as redes a todo instante. No entanto, se você se sentir mais no autocontrole, pode continuar convivendo com as redes sociais, o que não pode acontecer é de você se tornar escravo delas e se prejudicar no vestibular por conta disso.

 

Utilize as ferramentas a seu favor

Você pode usar o seu celular com uma ferramenta a seu favor. Organizar o cronograma de estudos, adicionar lembretes com as principais tarefas do dia. Você pode incluir um episódio do seu seriado preferido como momento “relax” do seu dia, mas com muita disciplina para conciliar os estudos com lazer. Você pode assistir a videoaulas no Youtube e fazer um pequeno intervalo entre um conteúdo e outro, e aproveitar para ver um vídeo de humor, assim por diante.

O mais importante é você saber ter um bom convívio com o universo conectado, saber usar o seu tempo a seu favor. Seja franco consigo, administre melhor o seu relacionamento com o seu celular, videogame ou Netflix. Você não precisa deixar de fazer o que gosta, mas como diz aquele velho ditado: “tudo em excesso faz mal”. Então, busque um equilíbrio entre suas atividades e distrações, foco total no vestibular, estamos com você!

 

I Believe In You Fox GIF by MasterChef Junior

 

Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!


Leia também:

9 canais do Youtube para reforçar os estudos

11 dicas para acabar com a procrastinação

Como memorizar conteúdos para o ENEM e vestibular em 13 passos

19 filmes e séries para estudar para o vestibular

2 thoughts on “Quais são as maiores tentações do vestibulando?

Os comentários estão fechados.