O que estudar para a prova de matemática do Enem?

prova de matemática do enem

Para auxiliar você, listamos quais são os temas mais cobrados em Matemática no Enem.

Não há duvidas sobre a importância da prova de Matemática no Enem para os estudantes que desejam obter uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio. Assim, como a prova de redação, obter uma pontuação elevada em matemática pode ser o grande diferencial que irá garantir sua vaga na universidade.

Para conseguir uma boa pontuação na prova de Matemática no Enem é preciso muito mais que habilidade com os números e figuras geométricas. A interpretação de textos é exigida em quase todas questões, sendo um pré-requisito para conseguir chegar a resposta desejada. Além disso, a análise de gráficos e tabelas também está bastante presente na prova, exigindo uma boa capacidade de abstração dos candidatos.

A prova de matemática e suas tecnologias é composta por 45 questões, que cobram do aluno conteúdos  trabalhados durante o ensino médio. No entanto, é possível notar através de uma análise detalhada da prova do Enem que alguns conteúdos são mais cobrados e que estão presente todos os anos nas questões da prova.

Ao resolver as provas anteriores do Enem é possível observar quais são os temas mais recorrentes, com isso identificar suas dificuldades e assim saber o quais assuntos é preciso dar maior prioridade na hora de estudar.

MATEMÁTICA BÁSICA

Apesar de se trata de avaliação que envolve conteúdos trabalhados no ensino médio, a prova de Matemática no Enem exige que o aluno domine as operações de matemática básica, como frações, regra de três, razão e proporção que são estudados no nível fundamental. Por isso, não deixe de revisar esses assuntos antes da prova.

PROBABILIDADE

Envolvendo técnicas de contagem, as questões de Probabilidade no Enem pedem para os candidatos para prever a ocorrência eventos com base nas informações do enunciado. Somente nas duas últimas edições do Enem, a prova teve 12 questões relacionadas com probabilidade.

ESTATÍSTICA

Estatística é o ramo da matemática que tem como finalidade a análise de informações para coletar, organizar e reunir dados, tais como média e desvio padrão. Na prova do Enem está sempre relacionada como questões de probabilidade e análise gráficos e tabelas.

ANÁLISE COMBINATÓRIA

A Análise Combinatória é outro tema cobrado no Enem que envolve sistema de contagem. Com base no princípio fundamental da contagem, os candidatos devem dominar operações como arranjo, combinação e permutação. As questões de análise combinatória estão contextualizas com o nosso cotidianos, como combinação de uma roupa, jogo de dados e outros problemas que envolvem mais uma possibilidade de escolha.

FUNÇÕES

Dominar o conceito de funções, seus cálculos e saber analisar graficamente uma expressão é essencial para resolver diversas questões do Enem. Nas últimas edições foram cobradas questões envolvendo funções 1° e 2° grau.

GEOMETRIA PLANA

Geometria Plana é a parte da matemática que estuda as figuras não possuem volume. No Enem, os principais assuntos cobrados dessa matéria são: Cálculo de Áreas, Teorema de Tales, Semelhança de Triângulos e Circunferências.

GEOMETRIA ESPACIAL

Já a Geometria Espacial é a responsável pelo estudo das figuras que possuem volume sólidos. No Enem são recorrentes questões cobrando o cálculo de prismas, pirâmide cilindro, cone e esfera.

TRIGONOMETRIA

A Trigonometria é o ramo da matemática responsável pelo estudo da relação existente entre os lados e os ângulos de um triângulo. No Enem, as questões dessa matéria, geralmente, é cobrado as relações trigonométricas do triângulo retângulo: seno, cosseno e tangente.

PROGRESSÕES

Progressão Aritmética (P.A) e Progressão Geométrica (P.G) sempre esteve presente nas questões do Enem que exigem a descoberta de uma razão de uma sequência de número ou objetos.

Fonte: Foco no Enem