Como ser produtivo no home office e no EAD?


0
130 compartilhamentos

De todas as transformações decorrentes da pandemia no ano de 2020, o home office talvez tenha sido uma das mais faladas. 

O home office e o EAD já existe há alguns anos, mas foi nos últimos meses que boa parte da pessoas tiverem que se adaptar aos dois, sem ter escolha. 

Por isso, é tão importante levantar esse assunto e fazer com que se torne cada vez mais fácil essa adaptação.

Mas o home office e o EAD tem seus benefícios? Quais são as vantagens e desvantagens? Como posso ser mais produtivo trabalhando e estudando em casa? 

Nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre estudar e trabalhar em casa, à distância, vem com a gente! 

Quais os benefícios do home office e do EAD?

Estudar à distância e trabalhar em casa pode ter alguns benefícios bem valiosos. Confira os principais: 

Gastar menos com transporte

Com o home office, você não gastará o mesmo que gasta indo todos os dias ao escritório. Isso vai fazer com que você, ao final do mês, tenha uma economia notável com combustível ou táxis. 

Menos tempo no trânsito

Outra vantagem de trabalhar em casa é gastar menos tempo indo ao escritório, assim, você poderá ter mais tempo para se organizar e até mesmo começar o dia com um exercício ou dormir um pouco mais.

Mais tempo com a família

Com a economia de tempo e a maior presença em casa, você vai poder ter mais tempo com sua família, aproveitar mais sua casa.

Organização personalizada

Não ir ao escritório pode ajudar você a ser mais organizado, mantendo suas prioridades de acordo com o que você precisar. 

Cafezinho em casa

Sabe a hora do cafezinho no escritório? Com o home office, você pode tomar o cafézinho  fresco em casa, com mais tranquilidade.

Menos reuniões presenciais 

Apesar de muitas reuniões online, o home office permite que você tenha mais flexibilidade, pois temos menos reuniões presenciais.

Viu como estudar e trabalhar em casa pode ser bastante vantajoso?  

Quais as desvantagens do home office e do EAD?

Apesar de oferecer alguns benefícios, o home office e o EAD podem ter algumas desvantagens. Confira: 

Mais custos com despesas de casa

Como você estará em casa por mais tempo, consequentemente, você irá gastar mais com energia elétrica, por exemplo. 

Dificuldade de concentração

Muitas pessoas relatam que estar em casa estudando e trabalhando pode ser mais difícil devido à dificuldade em se concentrar. 

Isso porque o ambiente de casa não está preparado para ser um escritório. Se você dividir a casa, a probabilidade de ter barulho enquanto você está fazendo uma tarefa é maior. 

Afazeres domésticos

Estar em casa é estar acumulando afazeres domésticos, como lavar louça, varrer a casa, botar tudo no lugar. 

Além disso, se você tiver filhos, eles exigem um pouco mais de atenção e dedicação. Por isso, é importante aprender a dividir as tarefas para não comprometer nem o seu tempo com as crianças e nem o trabalho.

Problemas de tecnologia

Outro problema muito comentado sobre o home office ou EAD é a questão tecnológica. Trabalhar com uma internet com conexão baixa, não conseguir assistir a uma aula devido ao computador travando pode ser um problema.

Sim, estudar e trabalhar em casa pode ser bem mais difícil, não é mesmo? Mas, boa parte desses problemas pode ser contornada com organização e planejamento. 

Como ser produtivo no home office? 

Mas como ser produtivo no home office? Como fazer suas tarefas diárias e não perder o foco? Nós preparamos uma lista que você pode realizar:

  • Organize o seu dia: o primeiro passo para tornar o seu home office produtivo é organizar o seu dia de acordo com as tarefas que você necessita fazer. Escolha um método de produtividade que mais se encaixe com você.
  • Tome um café da manhã reforçado: não adianta acordar em cima da hora para trabalhar só porque está em casa. Para começar o dia bem, prepare um café da manhã saudável e reforçado.
  • Faça exercícios ou se alongue: uma boa dica para tornar o dia mais produtivo, mais proveitoso é realizar exercícios ou alongamento antes de começar a trabalhar.
  • Afaste-se das distrações: essa dica é valiosa. Ficar próximo à TV, celular ou outros aparelhos, pode ser bem distrativo. Por isso, evite distrações, foque completamente na tarefa que você estiver realizando.
  • Descanse: é importante dar algumas pausas ao longo do dia, evitando fadiga e estresse. Tire um tempinho para tomar um café, falar com alguém ao telefone, ler algum livro.
  • Tenha um ambiente agradável: montar um escritório em casa é uma boa dica para tornar o home office mais produtivo. Assim, você não prejudica sua postura e muito menos o seu trabalho.
  • Mantenha uma rotina de sono: mantenha uma rotina equilibrada de sono, procure dormir pelo menos 8h por noite para acordar mais disposto. 

Apesar de todas essas dicas, o mais importante é que você mantenha a disciplina e o foco, esteja determinado a realizar as tarefas que precisam ser realizadas e evite procrastinação. 

Não deixe para depois as tarefas para o outro dia, faça tudo no prazo correto e com dedicação. 

O home office e o EAD podem ser bem difíceis, mas se você se dedicar e evitar distrações, você conseguirá ter ótimos resultados. 

Dessa maneira, é importante se adaptar a esse tipo de trabalho, que em 2020 foi essencial para manter diversas empresas funcionando. 

Muitos especialistas afirmam que o home office, por exemplo, é o futuro para muitas empresas. Por isso, aprender a se adaptar é essencial. 

Além disso, a oferta de cursos e graduações à distância estão cada vez maiores, ajudando você a escolher cursos diferenciados para alavancar a sua carreira. 

Com essas dicas, você consegue aprender a administrar o seu tempo e a ser mais produtivo ao trabalhar e estudar em casa. 

Além dessas dicas, que tal aprender mais sobre cursos, graduações, profissões, estudos e vestibulares?

No nosso portal, você encontra os melhores conteúdos, com artigos, guias e dicas sobre estudos e produtividade. 

Fique ligado e acompanhe tudo em primeira mão!

 

QUERO SER PRÓ!

Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

0
130 compartilhamentos

Qual sua reação?

aff aff
0
aff
confuso confuso
0
confuso
vixe vixe
0
vixe
haha haha
0
haha
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
omg omg
0
omg
oh yeah oh yeah
0
oh yeah
Anderson Cunha