Ser mãe não é algo fácil. Toda a vida da mulher vira de cabeça para baixo para receber o bebê em sua rotina. Com isso, várias mães deixam a faculdade como um segundo plano e nunca mais voltam a estudar.
Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Unibanco em 2014, apenas 2% das mulheres que engravidaram na adolescência voltaram a estudar. Isso precisa mudar!

Umas das formas para entrar na faculdade é prestando o Enem. A partir desse exame é possível ter acesso aos maiores programas de acesso ao Ensino Superior no País como, por exemplo, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). E todos possuem a chance de realizar essa prova.
Você pode estar se perguntando: “Como farei o exame se preciso amamentar o meu bebê?” ou “Não tenho com quem deixar meus filhos para ir fazer o Enem”. Não se preocupe! Há alternativas para que as mães possam fazer o exame.
Amamentação durante o Enem
Para aquelas que são lactantes, ou seja, que ainda estarão amamentando seus filhos nos dias das provas, na inscrição para o Enem 2017 é possível solicitar o “Atendimento Específico” e selecionar a opção “lactante” no campo obrigatório.

Com essa solicitação, no dia da prova a mulher que estiver amamentando deverá levar um acompanhante adulto, que ficará em uma sala específica e ficará com a guarda da criança enquanto a mãe não estiver presente. “Não será permitida, em hipótese alguma, a permanência do lactente no local de realização do Exame sem a presença de um acompanhante adulto responsável”, informa o edital oficial do Enem.
É importante lembrar que o contato entre a mãe e o acompanhante será feito apenas com a presença de um dos aplicadores da prova e que tanto a lactante quanto o acompanhante deverão entrar no local de provas até às 13h, seguindo o horário de Brasília.
Mães no Enem
O Mães no Enem é uma iniciativa da jornalista Fernanda Vicente e busca por voluntários que cuidem dos filhos de mães que vão fazer a prova e não têm com quem deixá-los .

Tudo começou quando ela fez um post em meados setembro de 2016, oferecendo-se para cuidar dos filhos de mulheres que iriam prestar o Enem naquele ano. Com a grande repercussão de sua postagem, Fernanda criou uma página oficial no Facebook, que hoje em dia está com mais de 3 mil curtidas. “O projeto quer mostrar que mulheres juntas têm força e que não somos rivais, somos irmãs e juntas somos mais fortes”, explicou a jornalista em entrevista à Revista QB.
Muitos acreditam que ao tornar-se mãe a mulher deve deixar de lado faculdade, carreira e outros sonhos para dedicar-se exclusivamente ao seu filho. Procure a ajuda de familiares, amigos próximos ou de iniciativas como o ‘Mães no Enem’ para conciliar a sua rotina com os estudos. Não deixe que a sua vontade de fazer a faculdade dos sonhos fique de lado.
Fonte: Quero Bolsa