Por que tantos alunos zeram a redação do Enem?


0
137 compartilhamentos

Redação é uma disciplina que merece tanta atenção quanto as outras.

Você já deve ter visto reportagens falando sobre o número exorbitante de alunos que zeram na redação Enem. Isso acontece, pois, muitos alunos não estão acostumados a expressar suas ideias de forma escrita. A prática de redação, muitas vezes, acaba ficando em segundo plano ou esquecida dentre as demandas do conteúdo programático de Língua Portuguesa. É por esse motivo, que a redação se torna uma espécie de “medo” dos alunos. Há também os casos em que o próprio aluno não prioriza o estudo de redação, deixando-a em segundo plano.

Se formos fazer uma lista (descompromissada) de motivos pelos quais os alunos zeram na redação Enem, teremos:

– Os alunos costumam ter preguiça de treinar redação;

– Nem sempre se tem tempo para escrever o texto em sala de aula, por isso acaba ficando sempre para depois;

– Há alunos que consideram estudar redação menos importante que outras disciplinas como, por exemplo, física e matemática;

– Não administram o tempo de prova para que consigam ler com calma a proposta de redação e desenvolver um bom texto;

Agora, vamos lembrar os critérios de avaliação do Enem em que a nota zero é atribuída:

Fuga ao tema
Quando alguém foge ao tema, a redação é anulada, já que a compreensão da proposta de redação é uma das competências exigidas pelo Enem.

Não atender à estrutura do texto dissertativo-argumentativo
A Redação deve ser escrita em prosa, ou seja, em linhas contínuas e parágrafos. Outro ponto importante é o tipo textual: dissertativo-argumentativo. Não escrever texto narrativo, poema ou outro tipo textual que não o pedido na prova.

Texto muito curto
O aluno que escrever um texto com até sete linhas terá sua redação anulada, pois não cumpriu o mínimo de linhas exigidas. Nesse caso, o texto não é corrigido.

Textos que contenham impropérios (símbolos, desenhos, entre outros.)
Não esqueça: a folha de redação do ENEM não pode apresentar nenhuma identificação. Não coloque seu nome, não faça símbolos, nem desenhos, tampouco escreva ofensas a alguém.

Desrespeitar aos direitos humanos
O aluno deve respeitar a identidade de cada um e as diferenças entre raças, sexos, cultura, etc.

Trechos da redação desconexos ao tema
Esse item veta que alunos escrevam trechos desconexos à redação, como receitas de bolo, recadinhos para os corretores, entre outros.

Redação em branco
Esse item é inquestionável. O aluno não tem como ser avaliado se deixar a redação em branco, portanto, vai zerar neste aspecto.

Por isso, treinar a escrita de redação é tão importante. Você não terá motivos para grandes surpresas, além de ter mais chances de tirar a nota máxima.


Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

0
137 compartilhamentos

Qual sua reação?

aff aff
0
aff
confuso confuso
0
confuso
vixe vixe
0
vixe
haha haha
0
haha
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
omg omg
1
omg
oh yeah oh yeah
0
oh yeah
Dara Zimermann

Dara é graduada em Cinema e mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Adora memes, redes sociais e escrever sobre tecnologia, educação, além de assuntos relacionados ao Enem e vestibulares.