por-que-o-curso-de-medicina-e-tao-concorrido

Por que o curso de Medicina é tão concorrido?

Você já se fez essa pergunta antes? Separamos alguns dos motivos que levam o curso de medicina a ser tão concorrido!

 

De uma coisa eu tenho certeza, se entramos agora em uma sala de terceirão ou de cursinho pré-vestibular e fizermos a seguinte pergunta: Alguém vai prestar vestibular para Medicina? Há grandes chances de muitas mãos se erguerem.  Por que o mesmo não aconteceria se perguntássemos pelos cursos de licenciatura, por exemplo? Isso acontece, pois há todo um imaginário construído em torno do curso de Medicina, vamos falar um pouquinho sobre o porquê de o curso de Medicina ser tão concorrido. 

 

britney spears yes GIF

 

Tradição: Lembra aquela novela das seis em que o vilarejo contava com a presença de um médico que atendia toda a comunidade? Pois é, por muito tempo essa era a realidade em nosso país. Não havia tantos hospitais, clínicas e posto de saúde. Geralmente, em uma comunidade tinha-se pouco médicos. Alguém que vinha de uma família rica e que foi para uma cidade grande estudar, então, retornava para sua terra e exercia a profissão. Isso fazia com que o médico se tornasse uma referência.  

 

Sonho dos pais: É bem comum que nossos país desejem o melhor para a gente. Mas ainda tem os pais que se apegam as profissões mais tradicionais como Médico, Advogado e Engenheiro, e que apostam que essas carreiras garantiriam uma vida prospera para os seus filhos. Essa projeção de um sonho quanto a carreira que o filho vai seguir, pode conflitar com o que o ele realmente deseja para a sua vida, se esse for o seu caso, procure conversar com os seus pais, abra o seu coração, apresente seus próprios sonhos e planos, certamente eles vão te apoiar.  

 

oh my god omg GIF

 

Bem-sucedido: Geralmente, vimos a figura do médico como um profissional bem-sucedido, isso indica estabilidade financeira e sucesso profissional. No entanto, não podemos deixar de pensar que cada vez mais esse caminho ao sucesso não é nada fácil, e a carreira médica está cada vez mais concorrida. Nos últimos anos, muitos cursos de Medicina foram criados, mas nem sempre vêm acompanhados de uma estrutura, como um Hospital Universitários, por exemplo. Isso já se reflete em números, em média, 16 mil estudantes de medicina se forma na graduação, mas há uma média de 11 mil vagas de residência médica, o que torna a carreira ainda mais difícil e concorrida.  

 

Caminho das pedras: Às vezes, o vestibulando acaba escolhendo um curso de graduação sem muitas informações sobre o que vem pela frente. Quem opta pela carreira médica deve estar atento, além dos seis anos de graduação em período integral, você vai ter mais os longos anos de residência médica. Vale a pena ler bastante sobre essa carreira, antes de tomar essa decisão. São em média 10 anos de formação e, claro, seguir estudando e se atualizando pela vida inteira.  

 

Rotina de médico: Além do estudo árduo e constante, um médico – ao menos no início de carreira – tem uma jornada exaustiva. Até pode ter um salário melhor, quando comparado com o de outras profissões, mas o médico encara plantões de 12 a 24 horas, tem que estar bem determinado para seguir firme na carreira.  

 

 

Viu só? Tradição, prestígio social, expectativa de ter um bom salário, vocação, sonho dos pais de ter um médico na família estão entre as motivações que fazem com que tantos alunos almejem o curso de Medicina. Se você quer mesmo seguir essa carreira, prepare-se desde já para os desafios que estão por vir! Não desista, estamos com você! 


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!


Leia também:

Não gosto do meu curso de graduação! E agora?

Enem: o que estudar para passar no curso dos seus sonhos?

As 11 maiores dúvidas sobre a escolha do curso de graduação

Como escolher um curso pré-vestibular?