O que você precisa estudar para Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem

Pode confessar, você faz parte do grupo de pessoas que dedica longas horas para estudar as matérias de exatas – Matemática, Química e Física, com medo de mandar mal nessas provas, e acabou deixando um pouco de lado o estudo de Ciências Humanas e suas Tecnologias, não é? Pois estamos aqui para te ajudar a não ficar para traz nos estudos das disciplinas de humanas, vem com a gente! 

 

you got it yes GIF by Hallmark Channel

 

Para começar, você precisa saber que na prova do Enem, a área de Ciências Humanas e suas tecnologias compreende em 45 questões abordando matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Como sabemos, o Enem costuma trabalhar com interdisciplinaridade, ou seja, os temas de diferentes matérias se cruzam e conversam entre si.

Quando estiver estudando, busque fazer essas relações entre os conteúdos. De nada adiante você ficar decorando dados, desenvolva um pensamento crítico sobre esses conteúdos. Alguns tópicos são bem recorrentes no Enem e estão bem em voga na mídia brasileira, por isso, separamos alguns que não podem ficar de fora de seu plano de estudos, vamos lá! 

 

Tema importante da História: a Segunda Guerra Mundial 

A Segunda Guerra Mundial pode soar como um acontecimento histórico de longa data para quem nasceu nos anos 2000. No entanto, trata-se de um acontecimento histórico ainda palpável. Nossos avós vivenciaram esse período e ainda guardam tristes memórias sobre ele. O pior é que o ideário fascista continua a nos assombrar ainda hoje.

Basta lembrarmos de acontecimentos recentes como a passeata neonazista realizada em Virgínia, no EUA, em 2017. Por isso, quando estudar sobre a Segunda Guerra Mundial, um dos temas relevantes que pode ser solicitado na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM, busque saber quais movimentos (e ataques) andam ocorrendo em nossa sociedade que seguem os passos dos mesmos motivos que culminaram em guerra.   

 

Resultado de imagem para segunda guerra mundial

 

  • Dica: Um tema que pode ser explorado na parte da prova do Enem relacionada à área de Ciências Humanas e suas tecnologias é Preservação de Memória. Podemos pensar a questão sobre a Alemanha e o Nazismo. O país faz questão de manter museus para que não se esqueça os horrores da Segunda Guerra Mundial. O povo alemão estuda desde os primeiros anos escolares sobre o Terceiro Reich e a barbaria que o nazismo causou. Essa memória preservada é para que ideias fascistas e totalitários que culminaram no regime nazista não ganhe novo fôlego no país. Podemos fazer um paralelo com a tragédia recente ocorrida aqui no Brasil, que foi o incêndio que deixou em ruínas o Museu Nacional. Pode-se questionar ainda a ausência de museus sobre a escravidão e sobre a ditadura militar. O apagamento de nossa memória que faz com que esquecemos nossa história de absurdos e, consequentemente, que se problematiza tão pouco esses atos de barbarem que também nos compõem quanto nação.   

 

Tema atual da área da Geografia: Migrações 

Falar sobre Migrações é algo que implica diretamente em nosso contexto atual, principalmente, pela imigração de refugiados como, por exemplo, os haitianos. Saber as condições que esses povos resolvem migrar para o Brasil, como eles são recebidos (tanto pelas políticas de imigração, quanto por nós brasileiros), bem como as condições que esses imigrantes conseguem sobreviver por aqui estão entre os tópicos indispensáveis em suas leituras.

Vale lembrar que as migrações tratam dos movimentos urbanos que acontecem nos mais variados contextos e no mundo todo. Para começar os estudos desse tema, o aluno deve saber distinguir imigração de emigração. Além do mais, é indispensável saber interpretar mapas, gráficos e conhecer as diferenças entre os movimentos migratórios, como pendular, sazonal e êxodo rural, bem como os impactos desses movimentos.  

 

Resultado de imagem para migração

 

  • Dica: Fique atento a temas de atualidades na área de Geografia, que faz parte da prova de Ciências Humanas e suas tecnologias: Migração de venezuelanos, por conta da crise em nosso país vizinho. A diferença entre migração e refúgio de guerra. Esses tópicos estão impactando nosso contexto social atual. 

 

Destaque da Filosofia: Pensamento contemporâneo  

A Filosofia Contemporânea abrange, principalmente, o contexto pós Segunda Guerra Mundial até o contexto que vivemos hoje. Revise questões relacionadas ao existencialismo, também vale a pena dar uma atenção especial a Escola de Frankfurt e aos celebres teóricos: Max Horkheimer, Theodor Adorno e Jürgen Habermas, este ainda vivo e em atividade.

Esses pensadores dão grande destaque a sociedade de consumo, a automatização dos meios de produção, a relação do humano com o tempo (tudo é muito efêmero, feito para ser substituído), e como esses fatorem implicam em nosso modo de ser e, consequentemente, de agir socialmente.  

 

Resultado de imagem para consumismo

 

  • Dica: Pode aparecer questões na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias do Enem sobre os valores de uma sociedade contemporânea: o descartável, o uso do plástico, a fragilidade entre as relações humanas, o quanto as pessoas estão mergulhadas em mundos artificiais, o vício em smartphones, a vida diante de uma tela (celular, tablete, computador, televisão), entre outros.  

 

Temas de Sociologia: Diversidade Cultural e Estratificação Social 

Esse é um tópico bem recorrente no Enem, por isso, não marque bobeira! Inclua em sua rotina de estudos uma boa revisão sobre a cultura indígena, a cultura europeia e a cultura africana. Perceba que se trata de culturas diferentes, e que não devemos legitimar uma como certa. Observe como essas culturas estão presentes em nossas vidas.

O Enem pode trazer uma questão que aborde as diferenças entre uma cultura e outra, bem como a influência midiática por uma Indústria Cultural, ou como, por vezes, nos apropriamos indevidamente de uma cultura. Visitar a Floresta Amazônica e tirar uma foto com um cocar na cabeça está longe de ser uma forma de valorizar o povo indígena. Ao invés de validarmos a cultura, estamos a transformação em algo “exótico”, adereços, atração turística, ou qualquer outra postura que menospreza a cultura do outro.  

 

Resultado de imagem para feminista

 

Dica: Preste atenção nos movimentos sociais e suas ações em busca de visibilidade de igualdade social para as minorias. O ativismo LGBT, o Feminismo, e movimentos relacionados à cultura negra estão entre os temas que você deve estar atento.  

 

Aqui está uma breve diretriz do que você precisa estudar para Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem. Agora é com você, não deixe para começar os estudos amanhã, organize seu quadro de estudo e mãos à obra! E para saber mais conteúdos sobre o que pode cair no Enem, fique de olho no blog do Pró Universidade!

Além de dicas para você aproveitar mais seus estudos em cada disciplina, preparamos uma série de posts com dicas para você organizar sua rotina de estudos, e tudo o que você precisa saber para vencer essa etapa tão importante, que é garantir a sua vaga na Universidade. Estamos sempre atualizando nossos conteúdos para você ficar por dentro de todas as novidades do Enem e do vestibular. É só acessar o link: https://prouniversidade.com.br/aulasonline/blog/