o-que-fazer-para-mandar-bem-na-prova-de-exatas-do-enem

O que fazer para mandar bem na prova de exatas do ENEM?

Até quem ama matemática, física e química fica com um pouco de medo de fazer as provas dessas disciplinas no Enem. As provas de exatas costumam ser as que os alunos demonstram desempenho menos satisfatórios. E nós acreditamos que com você vai ser diferente! Duvida? Para provar que estamos contigo em todos os momentos e desafios, confira esse post que preparamos para você saber direitinho o que fazer para mandar bem na prova de exatas do ENEM, vem com a gente!

 

samuel l jackson wink GIF by Lionsgate

 

Mãe das exatas: a matemática: Muita gente vai mal nas disciplinas de exatas pelo mesmo motivo: não entende bem matemática. Por isso, é muito importante uma dedicação maior a essa disciplina, principalmente à matemática básica. Não subestime os conteúdos de matemática básica, por parecerem fáceis. Eles são a base de tudo que estar por vir nessa matéria e, também, a base para mandar bem em física e química.

 

Contextualize os conteúdos: Quando estiver estudando, busque relacionar os conteúdos com contextos em que ele pode ser utilizado. Por exemplo, o conteúdo de roldanas, de Física, pode ser contextualizado com as roldanas utilizadas na construção civil, ou com os aparelhos da academia. A partir do momento em que você contextualizar os conteúdos, eles vão ter sentido para você, assim fica mais fácil compreende-los e não os esquecer. Outra dica é pesquisar sobre os conteúdos, sobre as fórmulas. Você vai acabar lendo um bocado sobre a histórias dessas ciências e como elas evoluíram ao longo do tempo, vai ser no mínimo interessante.

 

tired over it GIF

 

Não tenha com vergonha de tirar suas dúvidas: Não deixe de perguntar, caso não tenha entendido alguma parte da matéria. Mesmo que parecer uma pergunta fácil, saiba que é a base para conteúdos mais complexos. Deixe a vergonha de lado e pergunte. Isso também vai ajudar a não acumular os conteúdos. É muito importante você não deixar um conteúdo para estudar depois, pois você vai acabar ficando com muita coisa para estudar, pode acabar se tornando uma bola de neve e atrapalhar toda a sua rotina de estudos.

 

Exercite seus conhecimentos: Aqui está a dica de ouro para mandar bem nas provas de exatas, você tem que estar afiadíssimo nos exercícios. É muito importante que você leia com atenção os enunciados e que resolva muitas questões, até estar bem familiarizado com cada tópico das disciplinas. Busque exercícios extras, além dos que as apostilas já oferecem. Para evitar surpresas na hora da prova, uma boa saída é baixar as provas dos anos anteriores e desafiar-se a resolvê-las.  Se ficar com alguma dúvida, procure seu professor, ele vai poder te ajudar!

 

chris pratt mind blown GIF by Omaze

 

Além disso, é importante que você prepare o seu emocional. Não alimente monstros em sua cabeça. Se você estiver muito ansioso com o Enem, procure ajuda de um profissional, como um psicólogo ou orientador pedagógico e, claro, você pode contar com toda equipe do Pró Floripa, estamos com você!

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

ENEM: 11 dicas de interpretação de texto 

Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

19 filmes e séries para estudar para o vestibular

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação 

Humanas, exatas e biológicas: qual a diferença e qual área devo seguir?