o-que-cai-na-prova-do-ita

O que cai na prova do ITA? 

Todo mundo sabe que o vestibular do ITA está estre os mais concorridos do país. No entanto, de nada adianta ficar com medo da concorrência, o negócio é meter a cara nos livros e apostilas e estudar para valer. Se você quer saber o que cai na prova do ITA, estamos aqui para te dar uma forcinha, vem com a gente! 

O vestibular do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) guarda algumas particularidades, por isso, o aluno deve estar atento ao perfil da prova e evitar surpresas, vamos lá?  

 

ready lets go GIF

 

Como são compostas as provas do ITA? 

O vestibular está estruturado em etapas. A primeira fase é composta por uma prova de 60 questões objetivas, 12 de cada matéria. Vale destacar que as disciplinas que compõem o conteúdo programático do ITA são: Português, Inglês, Matemática, Química e Física. A segunda fase apresenta 3 matérias e uma redação. As provas de Matemática, Física e Química da segunda fase constarão de 10 questões dissertativas e serão aplicadas em dois dias. No primeiro dia, Matemática e Química, e no segundo, Física e Redação. 

Passando essas duas etapas, os aprovados vão para a terceira fase, chamada Inspeção de Saúde, realizada pelo Esquadrão de Saúde de São José dos Campos- SP. O site oficial do vestibular ITA apresenta todos os critérios de avaliação, vale a pena conferir: http://www.vestibular.ita.br/ 

 

rashad jennings ok GIF by NFL

 

Como já deu para notar, o conteúdo programático é bem mais enxuto. No entanto, as questões costumam ser bem mais densas do que a média observada em outros vestibulares. Então, se a sua meta é passar no ITA, você tem que se aprofundar nos conteúdos estudos. É muito importante você conhecer o perfil dessas provas, pois elas são bem diferentes do perfil do Enem e do vestibular, acesse: http://www.vestibular.ita.br/provas.htm 

O lado positivo é que é uma prova voltada para quem tem grande afinidade com as matérias de exatas, assim, você pode se dedicar a estudar os conteúdos de sua área de afinidade, deixando de lado disciplina como História, Geografia e Biologia. O recomendado é que você leia o edital, monte seu cronograma de estudos e dedique-se com foco total! Também é recomendado que você faça uma autoavaliação e veja se tem o perfil dos cursos e da proposta do ITA. Não adianta você escolher estudar nesse Instituto pela fama, você tem que se identificar de verdade com ele. Se essa é a sua praia, não perca tempo, comece a estudar agora mesmo e boa sorte! 

 

cheryl blossom wink GIF by Madelaine Petsch

 

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

 As diferenças e semelhanças na correção de redação do Enem e do vestibular 

Qual a diferença entre vestibular e Enem?

7 dicas para estudar para o vestibular através do instagram!

Conheça 9 canais do YouTube que ajudam a aprender matemática