Nota do Enem: como conseguir uma bolsa de até 100%?

Para muita gente, a preparação para entrar na universidade já começou no início do ano. Além dos tradicionais vestibulares, a galera está de olho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Afinal, mandar bem nas provas e conseguir uma ótima nota do Enem pode significar a porta de entrada para o ensino superior.

Dependendo da nota do Enem, o estudante pode conseguir vagas em universidades públicas ou bolsas de até 100% em instituições privadas. Ficou interessado? Então confira neste post como conseguir descontos nas mensalidades, quais os prazos de inscrição e como funcionam as provas do Enem.

guardians of the galaxy wink GIF

Nota do Enem: como ela é calculada

Antes de falarmos das vantagens de mandar bem no Enem, vamos comentar como são divididas as provas e como é calculada a nota do Enem. Em 2019, as provas ocorrem nos dias 3 e 10 de novembro.

O Enem tem quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação. No dia 3 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no dia 10 de novembro serão as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O cálculo da nota do Enem é complexo. São cinco notas: uma para cada área de conhecimento e outra para a redação. Para calcular as médias nas provas das questões objetivas é utilizada a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Ou seja, a nota depende não apenas do número de respostas certas, mas também da dificuldade das questões e da consistência das respostas.

interested GIF by Nick Cannon

Fique de olho nos prazos

Alguns prazos são fundamentais para que você não perca a avaliação. Fique ligado nos principais:

– 6 de maio: tem início o período de inscrição para o Enem 2019. O prazo segue até dia 17 de maio e as inscrições são feitas pelo site do Sistema Enem. Até dia 17 de maio é possível trocar o município de realização da prova, a língua estrangeira e optar ou alterar o atendimento especializado.

– 23 de maio: nesta data termina o prazo para pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 85. Lembrando que esse pagamento é pré-requisito para validar a inscrição.

– 3 e 10 de novembro: dias das provas. Para fazer o exame, o candidato é obrigado a levar documento de identificação original, oficial e com foto, e caneta esferográfica de tinta preta.

Como checar a nota do Enem?

O gabarito oficial e os cadernos de questões devem ser liberados no site do Inep no dia 13 de novembro, conforme o cronograma. Já os resultados oficiais demoram mais para sair. Segundo a previsão do Inep, os candidatos deverão saber a nota do Enem oficialmente apenas em janeiro de 2020.

Importante lembrar que o resultado será divulgado por área de conhecimento. A partir desse desempenho é que o estudante começa a trilhar o seu caminho para o ensino superior.

studying george lopez GIF by Lopez on TV Land

Como conseguir uma bolsa de até 100% com a nota do Enem?

Dependendo de como for o seu desempenho no Enem, você pode conseguir bolsas e descontos nas melhores universidades privadas do Brasil. Uma delas é a Estácio. O valor da bolsa varia conforme a campanha lançada pela instituição, mas um exemplo de bolsa com a nota do Enem foi a campanha do primeiro semestre de 2019, que oferecia bolsas a partir de 40% e que podiam chegar a 100% de acordo com a nota do Enem.

Para conseguir o desconto mínimo, o aluno precisava ter alcançado nota 300 na redação e nota acima de 100 pontos nas questões objetivas. Com essas notas, o estudante poderia ter desconto de 40% em qualquer curso de graduação, seja na modalidade de educação presencial, a distância (EaD) ou flex.

O único curso que não entra nesses descontos é o de Medicina. Além disso, os candidatos que atingirem essas notas mínimas ficam isentos do vestibular e da taxa de inscrição.

Confira como a nota do Enem pode ganhar descontos na Estácio conforme a campanha lançada pela instituição (importante verificar a cada semestre as regras que são oferecidas):

– 40% de desconto

O aluno que conseguisse entre 300 e 500 na nota do Enem tinha garantido 40% de desconto na mensalidade durante todo o curso de graduação da Estácio;

– 45% de desconto

O candidato que tivesse nota entre 501 e 700 no exame tinha garantido 45% de bolsa durante toda a graduação;

– 50% de desconto

Já imaginou pagar apenas metade das mensalidades de um curso superior? Pois isso era garantido pela campanha da Estácio se você tirasse uma nota entre 701 e 899 no Enem.

– 100% de desconto no primeiro semestre

Agora, para aqueles que mandaram muito bem e chegaram perto de gabaritar as provas do Enem, os benefícios oferecidos pela Estácio eram ainda maiores. Os candidatos que se destacassem e conseguissem uma pontuação acima de 900 no exame recebiam desconto de 100% no primeiro semestre e ainda 50% de desconto no restante do curso escolhido.

happy joy GIF

Este conteúdo deu um gás adicional na sua preparação para o Enem? Então navegue pelo nosso blog para conferir algumas dicas para o exame e prepare-se para tirar uma excelente nota nos dois dias de provas. Depois que você tiver conquistado a sua ótima nota do Enem, vale conferir as campanhas que universidades como a Estácio estarão fazendo para ajudar você a fazer um curso superior com o incentivo de bolsas de estudo.

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação

ENEM: 11 dicas de interpretação de texto

Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal

19 filmes e séries para estudar para o vestibular