Não sei qual profissão seguir! E agora?


-2
128 compartilhamentos, -2 pontos

Durante todo o ensino médio você se preparou para as provas, exames e vestibulares com intuito de entrar na universidade dos seus sonhos. Está tudo encaminhado. Revisou o conteúdo em seus canais preferidos do YouTube e anotou as datas das inscrições na agenda do seu celular. 

Mas ,a pergunta que não quer calar: e aí, já sabe qual profissão você vai seguir? Se você ainda não sabe, fique tranquilo, você não está sozinho nessa. Muitas pessoas têm dúvidas ao decidir qual carreira seguir. 

Alguns se dividem entre escolher a mesma profissão que os pais ou arriscar uma carreira inusitada baseada em suas próprias habilidades. O que pouco se comenta é que as dificuldades e incertezas que sentimos ao decidir o curso de graduação podem ser amenizadas por meio de autoconhecimento e algumas técnicas que orientam a sua tomada de decisão. 

Continue lendo este artigo e descubra de um jeito prático e divertido como decidir qual a melhor profissão para você seguir.

1. Analise suas habilidades

Entender quais são suas habilidades, gostos e personalidade pode ajudar muito a descobrir qual grande área você se daria melhor na hora de estudar e trabalhar.

As grandes áreas estão subdivididas em: saúde, administração e negócios, meio ambiente e ciências agrárias, ciências sociais e humanas, comunicação e informação, ciências exatas e informática. Dentro delas, são ofertadas dezenas de cursos superiores para formar um estudante universitário. Depois, também é possível se especializar em algumas áreas por meio de cursos de MBA, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Para identificar em qual a grande área você se adapta melhor, o primeiro passo é se autoconhecer. A seguir reunimos algumas questões reflexivas que podem trazer alguma luz às suas maiores dúvidas. Escreva suas respostas no papel e tenha em mente que elas podem trazer mais clareza para os próximos passos.

  • Durante o ensino médio, qual disciplina você mais gostava de estudar? 
  • Quais os seus hobbies, lazer preferido e prioridades na carreira? 
  • Quais profissões você poderia aplicar as habilidades que já possui?

2. Faça testes vocacionais

Reading Some Bs GIF

Os testes vocacionais são uma espécie de questionário em que suas respostas podem refletir os interesses e aptidões de uma pessoa e indicar quais profissões combinam com o perfil daquela pessoa. De modo geral, os testes ajudam os alunos que estão em dúvida em qual curso ou carreira seguir e são aplicados por meio do auxílio de profissionais da psicologia ou, ainda, realizados online com base na associação de um padrão de respostas. 

O portal Quero Bolsa, por exemplo, disponibiliza em seu site um teste vocacional online e gratuito, desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, do psicólogo Howard Gardner. O teste vocacional do Quero Bolsa é gratuito e é uma boa alternativa para nortear a sua tomada de decisão. Ele está disponível no link querobolsa.com.br/teste-vocacional-gratis

Contudo, sempre que possível procure consultar um profissional da área de Psicologia para que ele possa fazer uma análise mais detalhada do seu perfil profissional. 

3. Pesquise grades curriculares

A partir do momento que você já possui algumas opções, pode pesquisar algumas das principais características de tais profissões.  Os sites das universidades geralmente disponibilizam as grades curriculares de cada curso de graduação. 

As grades curriculares informam quais são as disciplinas específicas, teóricas e práticas de cada um dos cursos. Esse exercício de pesquisar o conteúdo que vai ser estudado nos cursos é importante para o vestibulando priorizar ou eliminar algumas das possíveis carreiras profissionais. Nesse momento, também é possível analisar se suas habilidades estarão alinhadas com o que as grades curriculares oferecem.

legally blonde college GIF

4. Visite universidades e feira de profissões

Conhecer a dinâmica de uma universidade e participar de atividades que acontecem durante a graduação podem ajudar a decidir qual carreira seguir. Neste ambiente é possível entender como funcionam as aulas práticas e metodologias de cada curso, por exemplo.  

Além disso, algumas instituições de ensino superior promovem feiras de profissões em que estudantes e visitantes podem conhecer melhor o mercado de trabalho. Isso porque esse momento é ideal para conversar com profissionais e universitários dos cursos disponíveis e também assistir palestras ou congressos da área. 

A dica é visitar mais de uma universidade e feira de profissões, uma vez que cada uma das instituições de ensino têm um perfil diferente da outra.

5. Converse com profissionais formados na área

Alguns conteúdos encontrados na internet não trazem depoimentos reais de pessoas que vivenciam determinada profissão. Procure profissionais que são formados e já trabalham na área para tirar dúvidas sobre a prática na carreira pretendida. Se você não conhece pessoalmente ninguém que atue na área, pode buscar profissionais de referência na internet, em redes sociais ou site de empresas e indústrias do ramo.

Você pode enviar uma mensagem ou e-mail para esses profissionais explicando sua situação e perguntar se pode fazer algumas perguntas referentes ao assunto. Se houver uma resposta positiva do profissional, tire com ele suas principais dúvidas referentes a profissão, plano de carreira, área de atuação, salário, entre outras.

phone talk GIF by Andrea

6. Use a internet a seu favor

O YouTube e o Instagram podem ser grandes aliados para os estudantes que estão na dúvida de qual curso superior escolher e qual profissão seguir. Procure canais, vídeos e perfis de profissionais que já trabalham na área pretendida e também de estudantes universitários dos cursos de graduação do seu interesse.

Essa é uma maneira de acompanhar a rotina profissional ou rotina de estudos dos universitários que optaram pela mesma carreira que a que você pretende seguir.

Estou matriculado, mas ainda tenho dúvidas

Se por algum motivo você já está matriculado no ensino superior e mesmo assim ainda tem dúvidas sobre a carreira, fique tranquilo. Utilize as técnicas sugeridas e encontre o seu propósito de vida.

Saiba que sua decisão não precisa ser definitiva e, se depois de iniciar uma graduação descobrir que esta não é a carreira dos seus sonhos, você pode optar por mudar de curso ou iniciar uma segunda graduação e, enfim, encontrar a profissão ideal. 

dead fuck my life GIF

Gostou das dicas? Agora é hora de colocá-las em prática e ajudar os amigos que também estão em dúvida compartilhando este artigo nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp.

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação 

ENEM: 11 dicas de interpretação de texto 

Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Está difícil passar em Medicina? Veja como o cursinho do Pró pode te ajudar!

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

19 filmes e séries para estudar para o vestibular


Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

-2
128 compartilhamentos, -2 pontos

Qual sua reação?

aff aff
5
aff
confuso confuso
18
confuso
vixe vixe
7
vixe
haha haha
5
haha
nerd nerd
3
nerd
amei amei
17
amei
kkkkk kkkkk
2
kkkkk
omg omg
1
omg
oh yeah oh yeah
2
oh yeah
Dara Zimermann

Dara é graduada em Cinema e mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Adora memes, redes sociais e escrever sobre tecnologia, educação, além de assuntos relacionados ao Enem e vestibulares.