Não passei no vestibular, e agora?


0
122 compartilhamentos

Infelizmente, esse momento acontece para a muitos estudantes e sabemos o quanto é difícil não passar no vestibular, principalmente, se os seus amigos ou primos passarem.

Esse texto foi feito com muito carinho para te ajudar a levantar a poeira e seguir em frente da melhor forma possível, focando no seu potencial e no seu futuro.

Tenho certeza que as dicas aqui inseridas serão um divisor de águas na sua vida de estudante, então, prossiga a leitura e saiba como passar por esse momento difícil.

veronica mars wink GIF

Descubra e entenda os motivos que te levaram a não passar no vestibular

O primeiro passo para que você possa passar por esse momento de dificuldade é fazer uma profunda análise e entender os motivos que te levaram a não passar no vestibular.

Pode parecer bobo ou dolorido fazer isso, mas será essencial para o seu novo processo de aprendizagem. Primeiro pense bastante no que falhou e no que acertou, em seguida coloque no papel.

ESCREVA TUDO! Monte um documento com essas informações para que possa visualizar com clareza os acertos e erros.

Sobre os erros é simples: precisa mudar se quiser ser aprovado. Sobre os acertos, pergunte-se se é possível aprimorar e ser mais assertivo.

Por exemplo, você pode identificar que acertou na redação, que foi preciso, pois tirou uma boa nota. E também pode identificar que não foi bem em física, pois não estudou o suficiente e não entendeu as fórmulas.

Então, você já tem um ponto de partida. Sabe que precisa melhorar em física, se quiser ter uma experiência diferente. Mas e sobre a redação?

Será que você não precisa mais estudar por que tirou uma boa nota? É claro que precisa! O fato de ter tirado uma boa nota só te diz que está no caminho certo.

Você precisa permanecer estudando redação, mas talvez com menos intensidade, entende? Foque nos seus erros e corrija-os, mas não deixe de lado os acertos.

fail seth meyers GIF by Late Night with Seth Meyers

Para passar no vestibular você precisa estar completo e com o conhecimento equilibrado para obter uma boa nota. Por isso, é essencial que você tenha em mente que a sua reprovação anterior te torna mais forte para a próxima tentativa.

 Após fazer essa análise, siga as próximas dicas e esteja mais próximo da sua aprovação no vestibular.

5 dicas para retomar os estudos

1. Acredite que você é capaz

Passado o momento de tristeza e dor, é o momento em que se retomam os estudos. Para isso, é preciso que você acredite no seu potencial. Não deixe a reprovação anterior te dizer que você não é capaz.

Todos nós temos acesso ao conhecimento, é certo que alguns possuem mais habilidade que outros, mas chegar a se achar incapaz? Não pode, pois há uma tremenda diferença.

strong the rock GIF by Baywatch Movie

Somos todos capazes e o conhecimento é a única coisa que ninguém pode nos tirar. Quando levantar da sua cama todos os dias repita: EU SOU CAPAZ! E vá em direção a sua batalha diária com fé e confiança em você mesmo.

Ao criar essa mentalidade, você estará preparado para os próximos passos.

2. Faça um planejamento de estudos

O planejamento de estudos será a sua próxima meta. Você precisa fazer um bom planejamento e organizar a sua rotina para que possa estudar com tranquilidade e aproveitamento.

Faça um calendário preciso de estudos e organize a sua agenda. Faça anotações diárias e acompanhe o seu desempenho para saber se a sua estratégia está surtindo efeito.

Temos um texto completo para te ensinar como planejar os seus estudos CLIQUE AQUI!

3. Tenha foco e metas

O foco é o que irá te mover nessa jornada de estudos.  Defina o seu! Não adianta pensar: “quero passar no vestibular para ter uma vida mais tranquila”, percebe como isso é subjetivo?

Pense assim: “quero passar no vestibular e me tornar um advogado famoso, quero ter uma casa grande na praia e 2 filhos”. Viu como parece algo mais real? A dica é pensar no que você quer para o futuro, não somente nesse momento.

simon pegg wink GIF

Sabemos que isso é difícil e muita das vezes não se concretiza exatamente como o planejado, porém é essencial que você planeje para ter um ponto de chegada mais claro.

O mesmo ocorre com as suas metas. Você precisa estabelecer metas curtas e alcançáveis. Por exemplo, “vou aprender a usar a Equação de Torricelli na próxima semana”, veja como é diferente de “preciso aprender física para a prova”.

Quando você tiver o foco e metas bem traçadas e precisas, verá que o seu estudo será mais produtivo.

4. Otimize o seu tempo

Otimizar o tempo e ser mais ágil pode ser um forte aliado para a sua aprovação. Aprenda a investir o seu tempo em coisas que realmente são importantes para você, como a sua aprovação nesse momento.

Não desperdice tanto tempo com coisas supérfluas e desnecessárias. Mantenha o foco nos estudos e esteja livre de qualquer distração quando estiver estudando.

tired hey arnold GIF

As pessoas gastam muito tempo nas redes sociais, não deixe que isso atrapalhe os seus estudos. Separe um momento para se distrair, mas invista a maior parte do seu tempo nos estudos.

5. Crie uma rotina

Você precisa criar uma rotina de estudos. Quem sabe fazer aquele cursinho que você não fez no ano passado? Essa decisão pode fazer com que você esteja à frente dos seus concorrentes e pode te ajudar na sua aprovação.

Pesquise pelo curso e benefícios que ele oferece como monitorias, correções de redação e simulados. Escolha a opção que for mais conveniente para você. Esse curso pode ser online ou presencial. E nós temos os dois!

Além do curso, é preciso que mantenha uma rotina de estudos. Realize questões de provas anteriores, simulados e faça ao menos uma redação por semana sobre temas variados.

keiran lee yes GIF

Inclua todos esses itens em seu calendário e vá acompanhando o seu desenvolvimento.

Agora que você já sabe tudo sobre como retomar os estudos, vou te dar uma dica final, tenha em mente que você está no seu tempo, não se compare aos seus amigos ou conhecidos que passaram no vestibular.

Cada um tem o seu tempo e os momentos que fracassamos servem para nos tornar mais fortes, tenha isso em seu coração e mente. Você precisa passar em um vestibular para ter uma profissão.

Não pense “ah, não passei no vestibular, logo, não vou conseguir ser ninguém”. Esse pensamento destrói qualquer um e só trás consequência negativa para a sua vida. SEJA FORTE!         

Assuma o controle da sua vida e entenda que você só não conseguiu nesse momento. O tempo passa rápido demais e, quando menos você esperar, terá outra oportunidade de ingressar na faculdade batendo a sua porta.

trailer ok GIF

Mude hoje, esteja preparado para essa oportunidade e agarre-a com toda a sua força.

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação 

ENEM: 11 dicas de interpretação de texto 

Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Está difícil passar em Medicina? Veja como o cursinho do Pró pode te ajudar!

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

19 filmes e séries para estudar para o vestibular


Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

0
122 compartilhamentos

Qual sua reação?

aff aff
0
aff
confuso confuso
0
confuso
vixe vixe
0
vixe
haha haha
0
haha
nerd nerd
1
nerd
amei amei
2
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
omg omg
0
omg
oh yeah oh yeah
0
oh yeah
Dara Zimermann

Dara é graduada em Cinema e mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Adora memes, redes sociais e escrever sobre tecnologia, educação, além de assuntos relacionados ao Enem e vestibulares.