Não gosto de exatas, e agora? 

Você é destas pessoas que odeiam exatas? Separamos dicas preciosas para você mandar bem nestas disciplinas!

Imagem relacionada

É muito comum nos dividirmos em grupos de pessoas que gostam e as que não gostam de exatas. Mas quando o assunto é mandar bem no Enem e passar no vestibular, mesmo que você não goste de exatas, vai ter de aprender a conviver com essas disciplinas. Pense conosco: é de se esperar que as pessoas desenvolvam mais afinidade com determinas áreas do conhecimento, mas há quem tenha uma total aversão a Matemática, Física ou Química. Essas matérias despertam medo de alguns estudantes antes mesmo de terem contato com elas. No Ensino Fundamental alguns já ficavam assombrados com a ideia de encontrar com essas disciplinas no Ensino Médio, exceto uma meia dúzia de colegas cujos olhos brilham quando o assunto é “exatas”.  Meu amigo, se você não faz parte dessa meia dúzia, esse post é dedicado a você. Veja como sair dessa encruzilhada que é não gostar de exatas.  

Nada é tão difícil quanto parece 

Para te dar o caminho das pedras, preparamos os três passos para desmistificar o pavor de exatas. Nós costumamos não gostar do que não entendemos, então para melhorar nosso relacionamento com Matemática, Física e Química temos que, ao menos, entender como essas disciplinas funcionam, vamos lá? 

Passo 1: Dedique-se a matemática 

A Matemática é a base das ciências exatas. Se você não aprende matemática, você terá grandes dificuldades em física e química. 

A primeira dificuldade que temos com a Matemática é a de relacioná-la ao nosso cotidiano. Claro, nós sabemos que precisamos calcular o troco do pão, a porcentagem de desconto em um produto, etc., mas quando entra “x”, “y” e a tão falada Fórmula de Bhaskara, passamos a dizer: “Eu duvido que um dia eu vou utilizar isso em minha vida. ”. Falamos isso com certa razão, pois dificilmente um professor nos explica em que situações esses cálculos são empregados.  

Se você ficou curioso quanto a aplicabilidade da Fórmula de Bhaskara, esse site traz algumas questões como exemplo.

A Matemática é a base das ciências exatas. Se você não está entendendo nada de Química e de Física, provavelmente, o real problema está na Matemática. Por isso, é importante não fazer pouco caso de nenhum tópico dessa disciplina. Você vai acabar percebendo que os cálculos utilizados em Física e Química são todos com base em Matemática Básica, atente-se! 

Passo 2: Não deixe para estudar depois 

Antes que as exatas se tornem um monstro, busque cortar o mal pela raiz. Você vai conseguir fazer isso encarando o problema de frente. Você já sabe que não gosta de Matemática, de Física e de Química, certo? Então, nada de deixar para estudo só quando tem prova. Deixar para estudar depois, faz com que a matéria se acumule e com que você não consiga mais ver com calma cada etapa do conteúdo. Você não começou a estudar Matemática pelo conteúdo de Geometria Analítica, começou pelos numerais, não é mesmo? Você tem que detectar sua dificuldade e sanar suas dúvidas, antes que os conteúdos virem uma bola de neve.  

Passo 3: Pesquise sobre os conteúdos 

Passamos a não gostar de algo a partir do momento que não nos faz sentido. Por isso, se você desvendar o porquê dos conteúdos de Matemática, de Física e de Química, provavelmente, fará sentido e se tornará mais fácil de entender. Você pode até continuar não gostando de exatas, mas vai saber o porquê de estar estudando cada uma dessas disciplinas e a relação dos conteúdos com as situações do dia a dia.  Quer um exemplo bem simples e direto? O computador foi desenvolvido por causa de um conceito matemático, o Código Binário, ou seja, a Matemática se faz presente, mesmo que não a percebemos de imediato.  

Dicas para desmistificar as exatas 

  1. Contextualize: Pesquise sobre os conteúdos, sobre as formulas. Você vai acabar lendo um bocado sobre a histórias dessas ciências e como elas evoluíram ao longo do tempo, vai ser no mínimo interessante.  
  1. Não acumule matéria: Teve aula de Química hoje? Aproveite para rever o conteúdo quando chegar em casa e faça todos os exercícios. 
  1. Tire suas dúvidas: Não deixe de perguntar, caso não tenha entendido alguma parte da matéria. Mesmo que parecer uma pergunta fácil, saiba que é a base para conteúdos mais complexos. Deixe a vergonha de lado e pergunte. 
  1. Exercite seus conhecimentos: Busque exercícios extras, além dos que as apostilas já oferecem. Muito importante você ver como esses conteúdos caem no Enem e no vestibular.  
  1. Não alimente fantasmas: Trabalhe o seu lado emocional. Quebre os bloqueios com determinas matérias, elas fazem parte desse caminho rumo a universidade.  

Exatas para que te quero! 

Pois bem, meu amigo, o caminho para conquistar a tão sonhada vaga na universidade pode parecer um pouco tortuoso. No entanto, esse caminho quem faz é você. Quanto mais disciplina e dedicação, menos pedras no caminho.

LEIA MAIS:

6 assuntos de matemática que mais caem no ENEM!


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!

 

2 thoughts on “Não gosto de exatas, e agora? 

Os comentários estão fechados.