medicina-ufsc

Medicina UFSC: como superar os principais desafios do processo seletivo em 2018

Não há dúvidas que as 70 vagas mais concorridas do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 são do curso de Medicina UFSC. Afinal, segundo os dados divulgados pela COPERVE, cada vaga está sendo disputada por 102.34 candidatos. Se você faz parte desse número, não é hora de se apavorar! O Pró Universidade vai te dar todas as diretrizes para seguir com toda a tranquilidade até os dias das provas. Confira!

lets do this GIF by Holiday Inn Express

Maratona

Quem é vestibulando de Medicina UFSC, geralmente, já sabe que deve manter a rotina de estudos desde sempre. Provavelmente, você já está a todo vapor nos estudos desde fevereiro/março, não é mesmo? Pois agora, nesta reta final para o vestibular, o que você deve fazer é focar em manter o ritmo até o final de novembro. Em dezembro, vale a pena dedicar-se para revisões ou para resgatar algum ponto do plano de estudos com o qual você tenha mais dificuldade. O mais importante você já fez: dedicou-se o ano inteirinho para estar bem afiado na hora da prova do vestibular de Medicina UFSC.

Aposte no seu taco

Você sempre soube que Medicina é o curso mais concorrido. Então, deixe de lado a competitividade com outros concorrentes e acredite em você. Evite ficar em situações que aumentem a sua ansiedade, evite expor os seus pontos fracos para os demais colegas, e não se exiba por saber mais sobre algum conteúdo. Mantenha-se centrado e humilde. Não ocupe sua mente tentando ser melhor que o colega de sala. O seu primeiro concorrente é você mesmo. Por isso, mais vale você se dedicar aos seus estudos e ao seu preparo para encarar as provas.

you can do it yes GIF by WAX

Corpo e mente

Nessa reta final para o vestibular de Medicina UFSC, o melhor que você tem a fazer é cuidar do seu lado emocional. Busque fazer caminhadas ao ar livre ou manter a sua prática de atividade física preferida. Se você estiver ansioso, ou se sentindo pressionado, que tal buscar uma ajudinha profissional? Um psicólogo ou terapeuta pode ajudar a manter o seu equilíbrio entre corpo e mente. Ainda está em tempo de você buscar um suporte para te ajudar nessa maratona. O seu emocional é tão importante, na hora de fazer a prova, quanto os seus conhecimentos. Lembre-se disso!

Fique atento ao calendário de provas do vestibular UFSC 2019

Você já sabe de cor os dias e horários do Vestibular UFSC 2019, né? Mas nunca é demais relembrar:

Primeiro dia de provas: O primeiro dia de provas do Vestibular UFSC 2019 será no dia 8 de dezembro de 2018, das 14h às 18h (acesso das 13h até as 13h45min). Nesse dia, você e os demais alunos vão resolver as seguintes provas:

• Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou LIBRAS (12 questões de proposições múltiplas);
  • Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, LIBRAS ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (8 questões de proposições múltiplas);
  • Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
  • Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Segundo dia de provas: 9 de dezembro de 2018, das 14h às 18h (acesso das 13h até as 13h45min). Nesse dia, você e os outros alunos vão se dedicar a resolver as provas de:

• Ciências Humanas e Sociais (20 questões de proposições múltiplas, assim distribuídas: 7 questões de História, 7 questões de Geografia, 2 questões de Filosofia, 2 questões de Sociologia e 2 questões interdisciplinares envolvendo pelo menos 2 dessas disciplinas);
  • Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
  • Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Terceiro dia de provas: O último dia do vestibular, 10 de dezembro de 2018, das 14h às 18h (acesso das 13h até as 13h45min). Os alunos devem se dedicar a desenvolver:

tired mondays GIF

Dica de ouro: vale a pena ler bem o Edital para estar por dentro de como o vestibular vai ser aplicado, bem como serão feitas as correções da redação e questões discursivas. Ler o edital também é uma forma de se preparar para as provas. Acesse o edital do Vestibular da UFSC através deste link: http://vestibular2019.ufsc.br/editais-e-resolucoes/.

Obras literárias:

Vestibular UFSC/2019

Autor Obra Editora
Carolina Maria de Jesus Quarto de Despejo
Diário de uma favelada
Ática
Jorge Amado Capitães da Areia https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/
documentos/?id=133649
Lygia Fagundes Telles Melhores Contos
(seleção Eduardo Portella)
Global
Manuel Bandeira Melhores Poemas
(seleção Francisco de Assis Barbosa)
Global
Nelson Rodrigues Valsa n° 6 Nova Fronteira
Salim Miguel Nós Editora UFSC

No nosso blog você também encontra dicas sobre todos os conteúdos que caem no Enem e no Vestibular. Fique de olho! Estamos com você nessa maratona. Acreditamos no seu potencial!

mr. bean doctor GIF

Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!