humanas-exatas-e-biologicas-qual-diferenca-e-qual-area-devo-seguir

Humanas, exatas e biológicas: qual a diferença e qual área devo seguir? 

Caro vestibulando, qual o tamanho da sua dúvida? Se você está passando por essa fase difícil de ter que decidir em qual área seguir profissionalmente, e não sabe nem por onde começar essa escolha, o blog do Pró vai te dar uma boa ajuda. Afinal, humanas, exatas e biológicas: qual a diferença e qual área devo seguir? Confira abaixo as principais características de cada área de conhecimento e os principais cursos de graduação abarcados por elas.  

 

veronica mars wink GIF

 

Humanas 

As ciências humanas se dedicam a estudar o homem como indivíduo e como sociedade. Estudar o homem como indivíduo atuante socialmente e produto de uma relação social, é um dos enfoques que perpassam as pesquisas nessa área. Fazem parte deste grupo a filosofia, sociologia, ciência política, antropologia, história, linguística, literatura, pedagogia, economia, administração, direito, geografia humana dentre muitas outras. Se você gosta de pensar e questionar o que nos forma como cidadãos e sociedade, há grandes chances de você se filiar a área de humanas. Cursos: Letras, Ciências Sociais, História, Geografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Cinema, entre outros.  

 

recording black and white GIF by Okkult Motion Pictures

 

Exatas 

Quem tem grande afinidade com números e possui uma forma mais pragmática de olhar o mundo, adora tabular resultados, estudos científicos pautados em causa e efeito, problema e solução, bem como a funcionalidade e aplicabilidade do que é pesquisado, as exatas podem ser um terreno fértil. Faz parte dessas ciências exatas: matemática, computação, estatística, física, química, engenharia, aeronáutica, entre outras Cursos: Matemática, Física, Química, todas as Engenharias, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, entre outros.  

 

confused math GIF by CBC

 

Biológicas 

As ciências biológicas buscam a compreensão de como o meio ambiente funciona e como cada ser vivo se comporta e se integra ao ambiente. Se você tem interesse em estudar o ser vivo como um todo, entendendo cada parte de seu corpo e as suas distintas funções, as ciências biológicas são a sua praia. Cursos relacionados a essa área: Medicina, Genética, Zoologia, Biologia molecular, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia, entre outros. 

 

scrubs GIF

 

Ao ver como as áreas de conhecimento se dividem, e compará-las com suas afinidades pessoais, você vai conseguir ter uma ideia melhor de qual curso escolher. Se você ainda está em dúvida, que tal procurar uma orientação profissional ou teste vocacional? Recorrer a uma ajuda profissional pode te ajudar a fazer essa escolha com mais tranquilidade e clareza. Quer mais dicas para mandar bem no Enem e no vestibular? Continue de olho no blog do Pró, temos muito conteúdo preparado para te dar todo o suporte na corrida até a sua vaga, vamos juntos!   

 

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação 

ENEM: 11 dicas de interpretação de texto 

Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

19 filmes e séries para estudar para o vestibular