Fui mal no ENEM, e agora?

O ENEM pode decidir nosso futuro, mas o que fazer quando não mandamos bem?

fui-mal-no-enem-e-agora

Depois de um ano se preparando para o Enem, como conter a ansiedade para saber o resultado? Se você acha que foi mal no ENEM, acalme-se. Suas chances de entrar em uma universidade não acabaram por causa de uma prova, existem outras formas de você iniciar um curso superior.

Agora, para que você não sofra por antecipação, vamos levantar alguns dados para que você possa fazer uma autoanálise de como se saiu na prova. Caso ainda se sinta inseguro, no final desse post vamos te deixar outras saídas para que você consiga realizar o tão esperado sonho de começar sua vida universitária.

Acertei poucas questões, e agora?

Nem sempre o número de questões acertadas no Enem determina se você foi bem ou mal na prova. Isso acontece, porque o sistema utilizado para calcular a nota do Enem é baseado num modelo matemático chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia o conhecimento do aluno em relação ao tema, analisa se o acerto foi intencional ou “chutado”, e vai atribuindo valores diferentes a cada questão. Isso quer dizer que a nota não pode ser calculada apenas pelo total de questões que batem com o gabarito.

Fui mal na redação do Enem!

Como você já sabe, a Redação Enem tem um peso muito importante na prova, pois sozinha ela vale 1.000 pontos. Essa prova é criteriosamente avaliada, então, há muitos aspectos que podem fazer com que o aluno vá ou não bem na redação. Entre os aspectos avaliados estão:

• Domínio da língua portuguesa.
  • Compreensão do tema e uso do formato de dissertativo-argumentativo.
  • Seus argumentos, defesas, pontos de vista.
  • Uso de mecanismos linguísticos para construção da argumentação.
  • Elaboração da proposta de intervenção social para o problema, respeitando os direitos humanos.

No entanto, se você acha que não mandou bem nos itens mencionados, fique tranquilo. Sua redação só receberá nota zero nesses casos:

• Fugir do tema.
  • Deixar a folha de redação em branco.
  • Não atender à estrutura dissertativa-argumentativa.
  • Escrever menos de sete linhas.
  • Usar palavrões, xingamentos ou outras formas propositais de anulação.
  • Desrespeitar os direitos humanos.

Outras alternativas

Você sabia que há muitas maneiras de entrar em uma universidade, além do Enem e do vestibular? E mais, mesmo que você não receba uma nota tão bacana no Enem, ela ainda pode te ajudar nos processos seletivos, confira!

ProUni:  O Programa Universidade Para Todos, do Governo Federal, oferece bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades privadas para estudantes de baixa renda que não conseguiram entrar na universidade pública. Para participar da seleção é preciso ter um mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação, além de atender a alguns requisitos de renda e escolaridade. Você encontra todas as informações que precisa no site: http://prouniportal.mec.gov.br/.

FIES:  é um financiamento estudantil a juros baixos, e que permite a alunos de baixa renda estudar em universidades privadas. É um empréstimo de longo prazo, que só começa a ser pago um ano e meio depois que o aluno se forma. Para concorrer ao benefício é preciso ter, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. Saiba mais: http://fiesselecao.mec.gov.br/.

Universidades particulares: Várias instituições privadas usam a nota do Enem para o ingresso direto do estudante, sem ter que passar por vestibular. Vale consultar o edital de seleção da faculdade desejada e descobrir a nota mínima exigida para cada curso.

Caso você não se encaixe ou não deseje nenhuma dessas soluções, não se desespere. Muita gente não entra na universidade de primeira. Às vezes, um ano a mais para se preparar é até uma forma de você ter mais certeza quanto ao curso que pretende fazer, acredite!

Ainda não fez o ENEM, mas já quer começar a se preparar? Aproveite o nosso desconto da semana da Black Friday e tenha acesso à plataforma que vai te ajudar a alcançar a tão sonhada aprovação!