questoes-do-enem-exemplos-pegadinhas-como-evitar-armadilhas-pro-floripa

Exemplos de questões do Enem do tipo pegadinhas e como evitar essas armadilhas

Se você faz parte da turma que está se dedicando para tirar um notão no Enem, não pode deixar de ficar esperto sobre algumas pegadinhas que podem cair na prova. Enunciado longo demais, um vocabulário desconhecido ou, até mesmo, questões do Enem que aparentemente apresentam mais de uma alternativa de resposta certa. Você precisa ter muita atenção para não perder pontos de bobeira. Fique esperto, e confira exemplos de questões do Enem do tipo pegadinha e como evitar essas armadilhas no “dia D”.

Imagem relacionada

Atenção com os enunciados

Vale a pena ler com muita atenção o enunciado e grifar exatamente o que a questão está pedindo. Isso porque pode acontecer que entre as opções de respostas, tenha mais de uma alternativa que corresponda ao tema do enunciado, mas apenas uma vai atender exatamente ao que ele questiona. Por isso, fique esperto! Por vezes, os enunciados das questões do Enem são muito longos e, com isso, o aluno pode acabar se perdendo com o que a questão está pedindo.

Como lidar com os termos técnicos

Algumas provas que fazem parte do Enem costumam apresentar algum termo que não faz parte do nosso cotidiano. Esse é o caso da prova de Física, com palavras como “nucleófilos”. No entanto, geralmente esses termos não atrapalham a interpretação das questões do Enem. Eles são colocados justamente para ver se você está atento e lendo com atenção. Por isso, não fique inseguro, entenda o contexto da questão e toca ficha!

A pegadinha dos períodos históricos diferentes

A prova de História pode trazer enunciados e alternativas de resposta que confundam tempos históricos distintos. Por isso, quando for estudar os conteúdos dessa disciplina, compreenda que a História é dividida em Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Procure relacionar os conteúdos com as épocas nos quais esses conteúdos estão inseridos. Assim, facilmente você descarta questões do estilo pegadinha.

Resultado de imagem para gif estudando

Prepare-se para as falsas cognatas

A prova de Inglês também pode trazer surpresas não tão boas assim, como as famosas falsas cognatas. As falsas cognatas são palavras que se parecem muito com alguma palavra que temos na língua portuguesa mas que trazem, na verdade, outro significado. Separamos algumas palavras bem recorrentes para você dar uma olhada:

  • actually (na verdade, na realidade, o fato é que); adept (especialista, profundo conhecedor); agenda (pauta do dia ou da reunião); alias (pseudônimo, nome falso); amass (acumular, juntar); anthem (hino); anticipate (prever, esperar ansiosamente); application (inscrição); appointment (compromisso com hora marcada); appreciation (gratidão, reconhecimento); argument (discussão, debate); assist (ajudar, dar suporte); assume (presumir, supor); be obliged (estar agradecido); balcony (sacada)

Vale a pena destacar que ler bem os enunciados das questões do Enem é tão importante quanto saber os conteúdos para a prova. Não deixe de ler com atenção, grifar as palavras chave e conferir bem o que a questão está pedindo. Vale ponderar, com tempo, claro, se sua resposta está de acordo com aquela questão. Siga firme e forte até conquistar um bom resultado no Enem. Conte com a gente!

 

Resultado de imagem para estamos com você gif

 


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!


Leia também:

Como funciona o Enem e como você pode ajudar o seu filho a estudar

O que você precisa estudar para Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem

11 curiosidades sobre o ENEM 

Como memorizar conteúdos para o ENEM e vestibular em 13 passos