ensino-superior-como-funcionam-os-graus-acadêmicos

Ensino Superior: Como funcionam os graus acadêmicos? 

Quando estamos finalizando o Ensino Médio nos deparamos com um universo de possibilidades diante de nossos olhos. Entrar em uma universidade, fazer um curso técnico, seguir carreira acadêmica – fazer mestrado e doutorado, entre outras opções de profissionalização. Há pontos em comum entre tantos caminhos: eles são completamente novos e desconhecidos para os alunos que estão terminando o terceiro ano, ou que estão em um cursinho preparatório para o vestibular. Se você tem curiosidade em saber um pouco mais sobre o Ensino Superior e como funcionam os graus acadêmicos, se liga nesse post! Vamos esclarecer tudinho! 

 

come mothers day GIF by HULU

 

Curso técnicos: Geralmente, são cursos que duram de dois a três anos de duração, com enfoque em aulas práticas, visando o preparo para o mercado de trabalho. Esses cursos não possibilitam que o aluno continue sua formação acadêmica, pois os currículos não contemplam a extensão em pesquisa científica. São ideais para quem quer se profissionalizar e integrar o mercado de trabalho o mais breve possível, ou para quem pretende trabalhar em setores que a formação se dá por cursos técnicos como, por exemplo: mecânico de automóveis, cabelereiro, costura, entre outros.  

Graduação: Boa parte dos alunos que concluem o Ensino Médio pretendem cursar uma graduação. Isso porque, um curso de graduação de abre as portas para muitas oportunidades na vida profissional. A partir do momento que você está em uma graduação, você pode ir escolhendo o caminho que quer seguir. Você pode começar a estagiar, caso tenha interesse em adquirir experiência em sua área de atuação ou, pode interação algum grupo de estudos ou núcleo de pesquisa dentro da Universidade, o que é o ideal para quem quer seguir carreira acadêmica e de pesquisa. Vale destacar que os cursos de graduação são divididos entre Bacharelado e Licenciatura:  

  • Bacharelado: A habilitação em bacharel, na maioria dos casos, prepara o aluno para atuar nos setores industrial, comercial e de serviços. Praticamente em todas as áreas oferecem essa certificação – Exatas e Tecnológicas, Humanas, Artes e Biológicas. O aluno terá uma formação teórica e prática o habilitando para o mercado de trabalho. 
  • Licenciatura: Os cursos de licenciatura são aqueles que formam docentes (professores) aptos a atuarem no ensino fundamental (a partir da 5ª série) e no ensino médio. Esses cursos englobam uma série de disciplina voltadas para formação de professor, como Didática, Psicologia da Educação e Metodologia do Ensino. Vale lembrar que para lecionar da 1ª a 4ª série do ensino fundamental, a formação em nível superior ocorre no curso de Pedagogia. 

 

the big bounce teacher GIF

 

Pós-Graduação: Para início de conversa, existem dois tipos de pós-graduação: a stricto e lato sensuStricto sensu significa “em sentido limitado”, corresponde aos programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos formados em cursos de graduação. Já o lato sensu significa “em sentido amplo”, corresponde aos cursos de graduação voltado para alguma especialização. Um exemplo de pós-graduação lato sensu é o Master Business Administration (MBA), que mesmo sendo considerado mestrado no exterior, aqui no nosso país é considerado como uma especialização na área de Administração. Outra pós-graduação em alta é a de Mídias Digitais, voltada principalmente a profissionais formados em cursos de Comunicação Social como Jornalismo Design e Publicidade e Propaganda.  

MestradoSe você pretende seguir carreira acadêmica – ser pesquisador ou professor universitário, por exemplo – o mestrado é um passo importante para conquistar seus objetivos. Esse curso também pode ser utilizado para melhorar a qualificação profissional. O título de mestre também pode te garantir pontos em cursos públicos, ou melhorar o seu salário de acordo com o plano de carreira da empresa que estiveres trabalhando. Vale lembrar que para fazer mestrado, geralmente, você passa por um processo seletivo e é exigido do aluno tenha proficiência comprovada em língua estrangeira. Os cursos de mestrado podem durar até 3 anos e para concluir, o aluno precisa desenvolver uma dissertação sobre um tema escolhido. 

Doutorado: Quem pretende mesmo, mesmo, mesmo seguir a área acadêmica, vai ter que passar por mais um processo seletivo e seguir com o Doutorado. O curso prepara alunos para atuar no campo de pesquisa, tornando o conhecimento em determinado assunto mais aprofundado. O título de doutor é obtido após a elaboração, defesa e aprovação de uma tese desenvolvida pelo próprio aluno. Esta defesa é mais aprofundada do que a defesa do mestrado, geralmente é proposto um tema novo, um estudo de algo ainda não abordado. O curso de doutorado pode durar até 5 anos. 

 

school studying GIF by SoulPancake

 

Viu só? São muitas possibilidades a serem escolhidas. Se você ainda não tem certeza se quer fazer Pós-graduação, Mestrado e/ou Doutorado, não se preocupe! Assim que você entrar na Graduação você vai começar a conhecer melhor sua área de atuação e tudo que ela te possibilita! Para construir o caminho até lá, você já sabe! Pode contar com toda a ajuda do Pró! Estamos com você! 

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação 

ENEM: 11 dicas de interpretação de texto 

Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Está difícil passar em Medicina? Veja como o cursinho do Pró pode te ajudar!

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

19 filmes e séries para estudar para o vestibular

 

 

1 thought on “Ensino Superior: Como funcionam os graus acadêmicos? 

Os comentários estão fechados.