ENEM e vestibulares: 8 dicas para controlar o tempo de prova


1
148 compartilhamentos, 1 ponto

Você sabe controlar o tempo de prova durante um teste muito importante? 

Um dos pontos mais importantes durante uma prova de vestibular ou concurso é como controlar o tempo na prova. 

Muitos candidatos se dedicam bastante aos estudos durante todo o ano, mas não conseguem fazer uma boa prova porque na hora têm dificuldades para controlar o tempo de prova.

Não conseguir controlar o tempo de prova pode fazer com que você não acerte questões óbvias ou pode fazer com que você não conseguiu terminar a prova, deixando muitas questões em aberto.

Por isso é importante, além de se dedicar aos estudos, aprender habilidades que vão ajudar você a controlar o seu tempo de prova.

Para te ajudar a desenvolver essa habilidade de controlar o tempo na prova, seja no Enem, no vestibular, nos simulados ou até mesmo em concursos, preparamos um post com várias dicas. 

Sim, é possível aprender essa habilidade de controlar o tempo de prova, basta seguir essas dicas que preparamos para você.

Vem com a gente aprender mais!

dumb and dumber time GIF

Dicas para economizar tempo na prova

Existem algumas dicas que você pode colocar em prática na hora da prova e antes dela também para aprender a controlar o seu tempo sem prejudicar a sua performance resultado. 

Afinal, ninguém quer perder todo um ano de estudo por conta de falta de administração de tempo, não é mesmo?

Saiba mais sobre essas dicas que vão ajudar você a controlar o tempo da prova:

Leve um relógio

Parece uma dica meio óbvia mas alguns candidatos esquecem desse item muito importante para a prova.

Com relógio, você fica mais atento ao tempo. Assim, você pode fazer a sua prova sem ficar tentando imaginar que horas são e quanto tempo falta para terminar.

Isso vai ajudar você a manter um pouco mais de calma.

Mas lembre-se que o relógio também pode ser um grande inimigo para pessoas ansiosas, alguns candidatos perdem muito tempo olhando para o relógio imaginando se vai conseguir terminar a tempo, por isso, use o relógio durante outras provas ao longo do ano, como simulados, para começar a se acostumar com ele.

Um ponto importante para ressaltar é que algumas provas, como o ENEM, não permitem que o candidato leve relógio, mas os fiscais de prova sempre avisam tempo. Caso eles não avisem, você deve ir pode perguntar para os fiscais que horas são.

Comece com questões fáceis

Procure resolver as questões mais fáceis, que você tem mais facilidade, primeiro. Pois, você perderá a pouco tempo com elas, dedicando-se mais tempo para aquelas questões mais complexas que exigem mais cálculos ou mais leitura.

Assim é com as matérias, comece pelas que você tem mais familiaridade, acho que você sabe que tem um domínio maior e que não precisa de tanto esforço para pensar.

Além de economizar tempo de prova, você vai estar fazendo uma espécie de aquecimento para o restante da prova.

Leia a pergunta antes do texto

Essa dica parece um pouco estranha a princípio, não é mesmo? Mas é super simples: antes de ler o texto inteiro da questão, atendesse a pergunta final, assim você ler ao texto com maior facilidade e já saberá qual o assunto está sendo tratado.

exams GIF

Sublinhe palavras-chave

Uma ótima ideia para economizar o seu tempo durante a prova do vestibular sublinhar as palavras chaves do texto.

Assim, você pode estar mais próximo do assunto e entender do que se trata fazendo Associação na sua memória.

Por isso identifique as principais palavras do enunciado da questão e até mesmo das alternativas.

Não perca tempo 

Não perca tempo com questões impossíveis de serem resolvidas, evite ficar durante minutos olhando para uma questão esperando que ela se resolva sozinha. 

Se você não sabe o assunto, não adianta ficar martelando sobre ele durante tanto tempo assim.

Não adianta perder tanto tempo com uma questão que não sabe resolver. Se você em três minutos não conseguiu identificar o assunto, provavelmente terá dificuldade para identificar até o final.

Saiba a hora de parar

Uma boa dica para aprender a controlar o tempo é saber a hora de parar. Você deve estar se perguntando sobre o que estamos falando, mas é simples: se você perde muito tempo fazendo as questões você vai se cansa.

Então, faça pausa em alguns intervalos de minutos, com algum lanche ou doce, beba água, vá ao banheiro para lavar o rosto. Tirar essas pausas é muito bom para que você! Coloque a cabeça no lugar e evite entrar em crises de ansiedade.

Faça anotações 

Uma grande dica para você fazer durante a prova é fazer anotações sobre as questões. 

Você pode escrever ao lado das questões, fazendo anotações relacionadas ao assunto assim fica mais fácil de você lembrar do assunto por completo, diminuindo a sua chance de erro e evitando que você perca muito tempo tentando lembrar desses assuntos.

take notes GIF

Pratique

Você pode praticar bastante para aprender a controlar o seu tempo. Faço simulados, provas, exercícios com controle de tempo para que você se acostume com o tempo de prova.

A prática leva perfeição. É claro que durante uma prova você não vai se sentir tão a vontade quanto em um exercício, mas você vai estar mais acostumado a lidar com a pressão de tempo.

Essas são as principais dicas para controlar o seu tempo durante uma prova do Enem ou de um vestibular ou até mesmo de um concurso. 

São dicas fáceis e eficientes que podem ser muito úteis para o seu sucesso na prova. Muitas pessoas acreditam que essas dicas são óbvias demais para funcionar, mas elas funcionam bastante.

Ou seja, ao seguir essas dicas, você tem alguma chance de garantir uma boa nota na prova e colocar todo o seu conhecimento nela.

Esse artigo é apenas um dos artigos que vão lhe ajudar a melhorar a sua performance durante uma prova.

Em nosso portal, você encontrará diversos conteúdos sobre dicas de estudo, métodos, vestibulares, cursos e universidades.

Fique ligado em nosso portal e saiba tudo sobre esses assuntos e muito mais.

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

Como fazer faculdade no exterior usando a nota do ENEM?

10 alimentos que podem ajudar nos estudos

Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

O que fazer para mandar bem na prova de exatas do ENEM?

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação 


Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

1
148 compartilhamentos, 1 ponto

Qual sua reação?

aff aff
0
aff
confuso confuso
0
confuso
vixe vixe
0
vixe
haha haha
0
haha
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
omg omg
0
omg
oh yeah oh yeah
0
oh yeah
Dara Zimermann

Dara é graduada em Cinema e mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Adora memes, redes sociais e escrever sobre tecnologia, educação, além de assuntos relacionados ao Enem e vestibulares.