enem-como-estar-preparado-para-qualquer-tema-de-redacao

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação 

Redação, redação e redação. Essa é uma das provas do Enem que mais tira o sossego dos alunos. Se você está entre os preocupados com a Redação Enem, seus problemas acabaram! Preparamos dicas incríveis para te ajudar a estar preparado para qualquer tema de redação. Não deixe de conferir e comece a se preparar desde já para vencer esse desafio que é a Redação Enem 

Para começo de conversa, busque se familiarizar com o estilo de prova do Enem. Veja como são as propostas de redação das provas do Enem dos anos anteriores, você pode conferir tudo acessando o site do Inep: http://inep.gov.br/provas-e-gabaritos 

 

lisa simpson writing GIF

 

Para não travar frente a tantas exigências, confira abaixo: 

De olho no mundo: A primeira dica é essencial para você mandar bem em todas as provas do Enem e, claro, na Redação também: esteja bem atualizado. Leia os principais portais de notícias, acompanhe os temas que estampam as capas das revistas semanais e leia guias sobre atualidades. O Enem é uma prova totalmente voltada para o contexto social e costuma trazer temas que estão em pauta em nosso país.  

Leitura aprofundada: Estamos acostumados a ler textos cada vez mais fragmentados e diluídos. A prova do Enem é extensa, e apresenta questões com muitos textos de apoio, por isso, aprimore o seu hábito de leitura. Busque ler obras literárias, além disso, busque aumentar o seu repertório, lendo tirinhas e poesia, por exemplo.   

Resumos: Comece a preparar pequenos resumos sobre os temas mais recorrentes na mídia. Assim, você vai aprender a esquematizar ideias para os mais variados temas. Outra opção, escreva sobre os temas anteriores da Redação Enem, vai ser uma boa forma de se familiarizar com o perfil da prova.  

Escreva: Não tem como fugir nem como deixar para depois, escrever redação é questão de prática.  Ao menos uma vez por semana, dedique-se a escrever sobre um assunto que esteja em voga. Organize no seu plano de estudos um horário para desenvolver esse hábito.  

 

hello kitty writing GIF

 

Autocrítica: É importante revisar sua redação. No início, pode parecer difícil. Uma dica é deixar a redação de lado por algumas horas e ler novamente com atenção, assim você vai perceber se está de acordo com a ideia que queria expressar, e ainda conseguir arrumar um acento ou uma vírgula que tenham passado batido. 

Reescreva: Que tal pegar as redações que você já entregou no colégio, ver as observações que a professora fez e tentar reescrever de acordo com essas orientações? Com certeza, você vai conseguir ver em que casos você costuma errar e eliminar esses problemas de seu texto. 

No dia da prova de Redação Enem use o tempo ao seu favor, leia com atenção a proposta de redação. Se estiver nervoso, peça para ir ao banheiro ou tomar água, assim você toma um ar e reorganiza sua mente para escrever bem.  

 

Na hora da prova: 

  • Sublinhe as informações importantes nos textos de apoio. 
  • Destaque as palavras chaves e opiniões dos autores sobre dado tema. 
  • Rabisque, no rascunho, sobre que tópicos os textos de apoio te remeteram, isso pode ajudar a construir seus argumentos.  
  • Não esqueça de revisar seu texto antes de entregar a prova.  

 

michael scott wink GIF

 

Agora coloque nossas dicas em dia, organize seu plano de estudos e seja disciplinado e persistente. Se você quer conferir outras dicas, não deixa de acessar nosso blog, preparamos conteúdos para te ajudar a tirar nota máxima em todas as provas do Enem, fique de olho. Vamos como você até a hora da prova!  

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

As diferenças e semelhanças na correção de redação do Enem e do vestibular 

7 dicas para não zerar a redação do ENEM

Por que tantos alunos zeram a redação do Enem?

Redação: O que mais irrita os corretores do Enem?

ENEM: O que são as competências da redação?