ENEM: Como é feita a correção?

Explicamos como é feita a correção do exame mais importante do país!

enem-como-e-feita-a-correcao

Você deve estar se perguntando como é feita a correção do Enem, não é mesmo? Olha, não é uma correção objetiva, mas é feita por um método chamado TRI – Teoria de Resposta ao Item.

O que é o método TRI?

A Teoria de Resposta ao Item, conhecida como TRI, avalia quantas respostas consideradas difíceis e quantas fáceis o aluno acertou, além do perfil individual apresentado na avaliação. Para isso, é criado uma escala de proficiência, onde os resultados de cada avaliação individual são inseridos. Desta maneira, cria-se uma nota máxima e uma nota mínima para a prova, onde são “encaixadas” as notas.

Para criar esta escala, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizou testes com vários estudantes, em que foram detectadas as questões mais difíceis e as mais fáceis, de acordo com o número de acertos total. A correção do Enem entende que um candidato que acerte uma questão difícil em uma sequência de fáceis podem ter sido feitas por acaso. Assim, o número de questões não basta para medir a nota. Complicado, né? Vamos tentar simplificar.

Dessa forma, mesmo que você tenha o mesmo número de acertos que de outro colega podem ter uma nota final bem diferente, já que ela é a soma entre o perfil das respostas de cada um com o grau de dificuldade de cada questão.

É como é avaliada a Redação Enem?

A redação é a dor de cabeça de muita gente. Depois de suar o ano inteiro para melhorar sua escrita e mandar bem na Redação Enem, entenda como é feita a avaliação dessa prova. A prova de Redação não tem nenhuma relação com método TRI, ela é avaliada exclusivamente pelo desempenho individual dos alunos.

Sua redação vai ser corrigida por pelo menos dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Esses dois professores avaliam o desempenho do participante de acordo com as cinco competências exigidas na redação.

Cada avaliador dará uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das competências, e a soma desses pontos somará a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Quais casos a redação recebe uma terceira avaliação?

Quando acontece de, entre as duas correções, ter uma diferença superior a 100 pontos, no somatório geral, ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das cinco competências, a redação é corrigida por um terceiro avaliador. No caso de a discrepância continuar depois da terceira avaliação, a redação será corrigida por uma banca com três professores, que vai dar a nota final.

É possível tirar nota zero na redação Enem?

Os motivos que podem fazer com que um candidato zere na redação Enem são os seguintes:

• Fugir do tema.
  • Deixar a folha de redação em branco.
  • Não atender à estrutura dissertativa-argumentativa.
  • Escrever menos de sete linhas.
  • Usar palavrões, xingamentos ou outras formas propositais de anulação.
  • Desrespeitar os direitos humanos.

Prontinho! Agora você já sabe como é feita a correção das provas do Enem. Segure sua ansiedade e aguarde os resultados!

Ficou sabendo? PRORROGAMOS A BLACK FRIDAY! Prepare-se para o vestibular em 2018 com um desconto incrível!