ENEM: 11 dicas de interpretação de texto 

Se engana quem pensa que interpretação de texto só cai na prova de português e na proposta de redação. Uma das coisas mais importantes para quem vai fazer o Enem é sabe interpretação de texto. Como você já sabe, as provas do Enem são famosas por terem enunciados longos, as vezes com texto de apoio e que demandam uma leitura atenta do aluno. Pois bem, fazer uma boa leitura do enunciado da questão é tão importante quanto saber resolvê-la. Por isso, saber interpretar o que está escrito e, principalmente o que a questão está pedindo, é fundamental para você garantir a nota máxima no Enem. Para te ajudar, preparamos 11 dicas de interpretação de texto, que vão te dar aquela força para ir bem no Enem, confira!  

 

  • Prática de leitura: Sim, parece óbvio, mas para melhorarmos a qualidade da nossa leitura temos que ter o hábito de ler. Sabemos que quem está se preparando para o Enem costuma passar longas horas estudando. No entanto, para melhorar sua leitura é necessário que você tire um tempo específico para a prática da leitura. Procure ler textos mais elaborados, reportagens de revistas e, claro, literatura são boas opções. Inclua a leitura em sua rotina de estudos.  

 

read beauty and the beast GIF

 

  • Grifar pontos importantes: Marca texto, post its, ou até mesmo o velho e bom lápis é válido para dar aquela grifada nos pontos mais importantes do texto que você estiver lendo. Essa prática vai fazer com que você preste mais atenção e localizar as informações estanques com mais facilidade. Grife também as palavras-chave dos enunciados, assim você vai saber exatamente o que tem que fazer em cada questão. 

 

  • Contar com a próprias palavrasPara saber se você entendeu bem o que um texto quis dizer experimente conta-lo utilizando as suas próprias palavras. Esse exercício vai fazer você ter as ideias bem claras e, além disso, dificilmente vai esquecer sobre o assunto do texto.

 

  • Escrever sobre o que leuEssa dica é ótima para desenvolver a interpretação de texto e, de quebra, para dar aquela força na prática de Redação. Você pode escolher escrever pequenos resumos sobre as matérias que está estudando, escrever sobre atualidades – de acordo com as reportagens lidas durante a semana – ou sobre outro tema que tenha escolhido. Sabemos que a maioria dos alunos tem preguiça de escrever, mas é um sacrifício que vai valer a pena, aposte!  

 

bored gravity falls GIF

 

  • Repousar a visão: Quando estamos com dificuldade em compreender um texto, pode ser que estejamos com os olhos cansados. Por isso, tente fazer exercícios em que sua visão possa repousar um pouco. Caminhar olhado para o horizonte, deixar o celular um pouco de lado e fazer intervalos entre uma leitura e outra. No dia da prova, use o tempo como seu amigo, quando estiver cansado de ler, peça para ir ao banheiro, assim você consegue arejar a cabeça e descansar a visão 

 

  • Palavras desconhecidasSe você não é um leitor assíduo, quando você colocar em prática o hábito de ler, provavelmente, vai aparecer várias palavras “desconhecidas”. Dedique-se a consultar o significado no dicionário e anote o sinônimo em um cantinho do texto. Com o tempo você vai ver que seu vocabulário vai estar mais enriquecido e, também, que é possível compreender a informação pelo contexto em que a palavra está inserida. Se aparecer alguma palavra estranha na prova do Enem, tente interpretar a questão pelo contexto, vai dar certo! 

 

  • Pegadinhas: Nas questões do Enem preste muita atenção em expressões como “nenhuma”, “todas”, “somente uma”.  Essas palavras indicam exatamente o que a questão está pedindo. Ao ver uma dessas palavrinhas em um enunciado do Enem, nem perca tempo, já circule a palavra para não esquecer dela.  

 

prank GIF

 

  • Imagens: Não esqueça, nem sempre um texto é feito só de palavras. Interpretação de texto engloba imagens, gráficos e tabelas. Então, desde já, treine a leitura desses textos visuais, com certeza vai ser necessário esse tipo de leitura no Enem.  

 

  • Tirinhas: Se você não tem contato com tirinha como a da Mafalda e do Armandinho, comece a ler imediatamente! Essas tirinhas mesclam texto, imagem e sempre trazem uma lição, uma forma de interpretar alguma questão em pauta na sociedade. Grandes chances de você se deparar uma delas na prova do Enem.  

 

  • Linguagem poética: ÀS vezes, os alunos não costumam ter muito contato com poesia, mas a linguagem poética guarda suas peculiaridades e é bom você começar a se dedicar a esse tipo de texto também. Uma forma gostosa de fazer isso é ouvindo música com mais atenção, prestando atenção nas letras e na forma como os versos são encaixados na canção.  

 

  • Textos longos: se você estiver lendo um texto longo ou com orações longas demais, coloque as orações na ordem direta, que nada mais é do que organizá-las da seguinte forma: sujeito + predicado + complemento. Você vai ver como desse jeito a informação vai ficar bem mais clara.  

 

read matthew perry GIF

 

Acredito que você não imaginava que poderia ter tantas dicas para te ajudar com interpretação de texto. A partir de agora, comece a exercitar sua leitura colocando em prática as sugestões desse post, logo você está afiado e desenvolvendo as suas próprias técnicas de leitura e interpretação de texto. Está lançado o desafio, vamos lá?  


Leia também:

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

Cursinho para Enem: é possível achar uma opção com qualidade e preço justo? 

5 dicas para você tirar a nota máxima na redação do Enem 

7 dicas para estudar matérias de humanas

O que você precisa estudar para Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem