Dicas de músicas para escutar durante os estudos

Escolha o ritmo certo para te acompanhar nos estudos.

Bem provável que você já tenha ouvido falar que escutar música pode ajudar nos estudos, certo? Isso acontece, porque o ato de ouvir música pode influenciar diretamente na nossa capacidade de concentração. Por isso, alguns ritmos podem se tornar verdadeiros aliados, contribuindo para que você consiga passar mais tempo focado nos estudos, sem se distrair.

Claro, vale um cuidado especial na hora de organizar sua playlist. Provavelmente, um sertanejo universitário, um funk ou qualquer outro ritmo que dê vontade de sair dançando, não vai ser o ideal para esse momento.

O ideal é que você escolha estilos musicais com ritmos adequados para cada disciplina que você for estudar. Matérias como física e matemática, que exigem muito raciocínio, pedem músicas com uma baixa taxa de batidas por minuto (BPM), como podemos ouvir na música clássica ou em eletrônicos com estilo mais lento, como o chill, por exemplo.  Esses estilos possuem um BPM baixo, cerca de 60 a 70 batidas por minuto. Os ritmos mais lentos ajudam a manter a concentração por mais tempo, além de ajudarem a reter mais informação.

Se você não abre mão de algo mais pop ou de um bom rock, pode aproveitar para conciliar com o estudo de disciplinas como história e geográfica, por exemplo, e ouvir esses estilos. Músicas mais rápidas podem ajudar a estimular o pensamento.

Outra opção é preparar seu local de estudos com música ambiente ou sons da natureza. Esses estilos, além de não tirarem a sua atenção, podem contribuir para que você fique mais relaxado, enquanto coloca as matérias em dia.

Você encontra facilmente esses estilos buscando no youtube ou no spotify, mas para evitar propagandas, entre outras distrações, você pode criar sua própria playlist. Deixamos algumas sugestões para você.

Primeiro, escolhemos uma playlist prontinha no spotify, bem diversificada, que tal dar uma conferida clicando aqui?

Se você preferir, pode montar sua própria playlist. Deixamos algumas sugestões de artistas que podem dar o ritmo certo aos seus estudos:

Gostou de nossas sugestões? Então, agora é só escolher os estilos que forem mais agradáveis para você, apertar o play e focar nos estudos!

Quer ficar 100% preparado para o ENEM em menos de dois meses? Sim, é possível!

Faça como milhares de alunos aprovados nos principais vestibulares do Brasil, vem ser Pró!

1 thought on “Dicas de músicas para escutar durante os estudos

Os comentários estão fechados.