Dicas de biologia para o Enem

Confira os assuntos que mais caem na prova de Biologia do Enem!

Resultado de imagem para enem

O Enem costuma cobrar temas que levam o estudante a raciocinar de maneira lógica. Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, por exemplo, surgem assuntos relacionados ao cotidiano e questões interdisciplinares. O tema mais cobrado na prova de biologia é ecologia, seguido por evolução, fisiologia e genética.

É de grande importância ler atentamente o enunciado das questões, redobrando a atenção no último parágrafo em que se encontra a pergunta. Muitas vezes, o próprio texto da questão pode trazer alguma dica da resolução.

Dica: Treinem interpretações de gráficos e tabelas!

Ecologia
É importante revisar assuntos como o uso da água, geração de energia, sustentabilidade, destino do lixo, desmatamento e aquecimento global.

Resultado de imagem para ecologia

Evolução
É muito importante rever os estudos de casos, como o clássico melanismo industrial – Seleção natural agindo sobre as mariposas brancas e pretas na Revolução Industrial. Foque em estudar as teorias de Lamarck e Darwin e os mecanismos de formação das espécies.

Resultado de imagem para darwin teoria evolucionista

Fisiologia
O Enem costuma trazer temas como as reações do corpo quanto aos exercícios físicos, a uma dieta especial de alimentos e a mudanças climáticas. O estudante deve priorizar o funcionamento dos sistemas do corpo humano.

Resultado de imagem para fisiologia

Genética e biotecnologia
Na genética, é muito importante que o aluno domine a Primeira e Segunda lei de Mendel. Necessário também o conhecimento sobre os genótipos e fenótipos e nos cálculos de probabilidade. Em biotecnologia devem ser estudados assuntos como as técnicas do DNA recombinante, clonagem, terapia gênica, transgênicos e as implicações éticas do uso destas técnicas.

Resultado de imagem para genética e biotecnologia

Outros temas recorrentes são Parasitologia, Citologia e Reino Animal.