Devo estudar nos finais de semana para passar no vestibular?

Muitos vestibulandos possuem esta dúvida e o Pró decidiu intervir! Estudar ou não no final de semana? Eis a questão!

Você é desses alunos dedicados que querem aproveitar todo tempo livre para estudar? Cuidado. Sim, é muito importante ter uma rotina assídua de estudos, horários definidos, planilha separando que conteúdo estudar e em qual sequência, quanto mais planejamento, melhor. Mas não esqueça: passar no vestibular e mandar bem no Enem é uma tarefa conquistada a longo prazo. O que eu quero dizer com isso é que você precisa de equilíbrio para manter um bom ritmo de estudos ao longo do ano. Por isso, é muito importante que você reserve tempo para outras atividades e para descanso e lazer. O equilíbrio entre as atividades é que vai fazer com que você consiga seguir uma rotina de estudos, de maneira produtiva e com qualidade.

Eis a dúvida quanto estudar ou não nos finais de semana. Olha, estudar no fim de semana pode ser uma boa opção para quem tem uma rotina muito atribulada de segunda a sexta. Por exemplo, se você trabalhar durante a semana, já deve estar ciente que um dos momentos que você tem mais tempo para estudar é no sábado e no domingo. No entanto, vale frisar a importância de dar um tempo de descanso para sua mente. Se você se sobrecarregar, provavelmente, não vai conseguir levar a rotina de estudos adiante, ou não vai conseguir assimilar os conteúdos. Abaixo, você confere alguns caminhos possíveis para conciliar sua rotina da melhor maneira possível.

Confira algumas dicas para você ver os prós e contras quanto a estudar nos finais de semana para passar no vestibular:

Planilha de horários

Se você consegue dedicar horas suficientes de estudo durante a semana, talvez o melhor que você tenha a fazer é deixar os finais de semana para descanso. Outra alternativa é aproveitar o sábado e o domingo para pequenas revisões dos conteúdos estudados de segunda a sexta. Isso fará com que você diminua a carga horária nesses dias, e ainda ajuda a fixar os conteúdos. Exemplo: Você pode se programa para acordar um pouquinho mais tarde no sábado, fazer uma breve revisão das 9h às 11h e, então, aproveitar o resto do dia para passear e dar uma folga para a mente.

Estudos e lazer

Uma forma de dar um descanso para mente, sem pesar a consciência de que “deveria estar estudando”, é incluir nos seus momentos de repouso alguns itens que podem auxiliar nos estudos. Como? É simples! É só você fazer uma seleção de filmes com temáticas relevantes, como os que abordam temas históricos ou questões sociais. Uma boa forma de aliviar as tensões, e ainda ver alguns conteúdos de uma maneira mais dinâmica. Os filmes também podem ajudar muito para a Redação, pois aumentam o repertório cultural (e de referências), além de ampliarem perspectivas de vista. Tenho certeza que você gostou dessa ideia, prepare o balde de pipoca e aproveite!

Música

Ouvir música pode ser uma boa opção tanto para ajudar na concentração na hora dos estudos, quanto para descontração nos momentos de lazer. Para estudar, busque músicas que contribuam para que você consegue ficar atento por mais tempo. A música clássica é uma das mais recomendas, assim como as músicas instrumentais, relaxantes e de sons da natureza. Vale destacar que se você consegue se concentrar bastante nas horas de estudo, não precisa se preocupar com a quantidade de dias que estuda, mas sim com a qualidade do seu estudo.

Temos um post super completo com dicas de música para você escutar durante os estudos, clique aqui para conferir!

Leitura

Ao invés de estudar conteúdos de disciplinas durante os finais de semana, você pode optar por fazer uma boa leitura. Você pode escolher entre fazer leituras de atualidades, item cada vez mais importante no Enem e no Vestibular, ou uma leitura por prazer. Ler é uma excelente atividade para o cérebro, além de estimular a imaginação e criatividade.

Meu único tempo livre

Se você tem uma rotina de trabalho muito pesada faça ao contrário: durante a semana dilua os conteúdos, de modo que você consiga manter um contato com os estudos, sem se sobrecarregar. Organize-se para otimizar os estudos nos finais de semana. Tente manter uma boa qualidade de sono, para evitar o cansaço, e dedique-se aos estudos. Pode parecer difícil, mas é comum pessoas que têm os horários mais puxados conseguirem conciliar melhor os horários de estudos, pois, geralmente, são pessoas mais disciplinadas.

Temos um post no blog com dicas de como conciliar trabalho e estudos para o vestibular, clique aqui para conferir!

O curso que eu quero é muito concorrido

Você está no time das pessoas que querem cursar Medicina, Engenharia ou Direito? Então, deve se sentir pressionado, como se tivesse que, obrigatoriamente, estar estudando a todo instante, não é mesmo? Não se deixe levar por essas cobranças. Quem sabe de sua rotina de estudos e de quanto tempo deve dedicar para o vestibular é você. Avalie como você se sai melhor. Faça o teste, tente estudar nos finais de semana e veja se consegue manter o ritmo de segunda a sexta. Se você perceber que não está funcionando, não force a barra. Foque na qualidade do seu estudo, e não fique se enganando para dizer para os outros que estuda mil horas todos os dias.

NÃO ESQUEÇA:

  • Corpo e mente precisam de repouso: estudar para o vestibular é uma maratona, você não deve se esgotar.
  • Manter um ritmo: avalie como seus estudos rendem mais, e como manter esse ritmo até a data das provas.
  • Permita-se: momentos de descanso e lazer não são tempo desperdiçado. Você precisa repousar a mente para aguentar essa longa maratona até o vestibular, e para conseguir assimilar os conteúdos.
  • Saúde mental: exigir-se demais pode causar ansiedade, insônia entre outros problemas que podem te prejudicar nessa caminhada.
  • Equilíbrio: o vestibular é sua meta principal, mas você tem outros pontos que também são importantes em sua vida.

Depois dessas dicas, que tal organizar-se de acordo com o que melhor combina com seu estilo e dinâmica de estudos? O ano letivo está só começando, não deixe para se preocupar com o ritmo de estudos só na véspera das provas. O quanto antes você estiver alinhado com estudos e demais atividades que tem que dar conta, melhor!


Pró Universidade Online

Já conhece o nosso cursinho online? Faça seu plano de estudos, assista a videoaulas, realize simulados e tenha acesso a conteúdos exclusivos agora!

QUERO SER PRÓ!

1 thought on “Devo estudar nos finais de semana para passar no vestibular?

Os comentários estão fechados.