Enem: o que estudar para passar no curso dos seus sonhos?

Separamos os assuntos que você precisa ter na ponta da língua para mandar bem no ENEM!

Quer saber de maneira fácil e objetiva o que não pode ficar de fora da sua rotina de estudos para mandar bem no Enem? Confira esse post! Para você passar no curso dos seus sonhos, destacamos os principais tópicos que caem nas provas e as principais características de como esses conteúdos aparecem nas questões.

 

Formato da prova do Enem

Você já deve estar cansado de saber que as provas do Enem são divididas em áreas do conhecimento, mas nunca é demais lembrar. Os conteúdos das disciplinas como matemática, física, química, biologia, geografia, história e português são reagrupados, o que já entrega uma das principais características dessas provas: o caráter multidisciplinar.

Resultado de imagem para enem imagem

Mais importante do que decorar milhares de datas, dados e formulas, o Enem quer medir a capacidade do aluno de relacionar as matérias escolares com os contextos vividos em nosso dia a dia e na sociedade. Por isso, as questões abordam aspectos do nosso cotidiano, mostrando que tudo que aprendemos em sala de aula está diretamente relacionado ao nosso modo de vida. Ou seja, não é à toa que se passa tantos anos nos bancos escolares, estamos nos preparando para atuar socialmente, seja para exercer nossa cidadania, seja para escolhermos uma profissão.

Em resumo, o Enem avalia as habilidades e competências adquiridas ao longo da vida escolar de acordo com cada área de conhecimento. Desse modo, a prova do Enem está separada da seguinte forma:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e
  • Redação;

Como a maioria das escolas Brasil afora ainda trabalham no modelo disciplinar, como as disciplinas citadas acima, vamos destacar os principais tópicos a serem estudados, e como eles aparecem no Enem.

 

O que estudar para o Enem 2018

 

  • LINGUAGENS

Entre os conteúdos mais importantes de Português o aluno deve estar ligado nos seguintes tópicos:  Semântica; Funções de linguagem; Gramática; Interpretação e compreensão de texto; Norma culta e coloquial; Morfologia; Sintaxe, e Gêneros textuais.

Um tópico bastante em alta é a Norma Culta e a Norma Coloquial. Isso porque lidamos com as duas normas a todo instante. Por exemplo, na escola, na redação do Enem e em ambientes profissionais devemos utilizar a norma culta. No entanto, quando mandamos um WhatsApp, quando estamos com nossa família e amigos, costumamos a usar uma linguagem mais coloquial.  O que se discuti é que não existe jeito certo ou jeito errado de se falar, existe contextos e lugares de fala. Com isso, uma linguagem é adequada ou não a um determinado contexto.

 

  • LITERATURA

Resultado de imagem para literatura brasileira

Os clássicos movimentos literários não ficam de fora do Enem. Trate de estudar o barroco, o quinhentismo, o modernismo, o naturalismo, e o realismo. Entra nessa leva as Figuras de linguagem, obras literárias e a Poesias concretas.

Mais importante do que saber as principais características de cada movimento literário, é saber que eles marcam a história de nosso país. O modernismo, por exemplo, tem tudo a ver com a formação da identidade brasileira, e com o fazer artístico todo nosso. Afinal, foi a partir do modernismo que deixamos de apenas copiar modelos artísticos vindos da Europa, passamos a nos voltar para nossa terra, nossa cultura e costumes. O aluno deve estar atento como a arte (a literatura é uma arte) reflete aspectos sociais, e como elas ajudam a pensar um determinado contexto histórico.

 

  • ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

Nesses tópicos o Enem traz questões com os seguintes temas: Obras artísticas; Renascimento; Cubismo; Artes Marciais; Surrealismo; Música; Grafite; Esportes; Movimentos culturais; Movimentos artísticos.

Os movimentos artísticos marcaram época. Recentemente, um dos mais comentados é o da Poesia Marginal, que aconteceu no Brasil, durante a década de 70. Esse movimento marca uma geração de poetas que se destacavam por romper com a tradição do cânone. Ou seja, eles lançaram uma nova forma de fazer poesia, sem se preocupar com formas e estilos já tradicionais dessa modalidade textual. Eles também ficaram conhecidos como Geração Mimeógrafo. Como suas poesias não eram de interesse das grandes editoras, os poetas faziam cópias por conta própria, para assim distribuir e/ou comercializar sua arte. Entender esses movimentos como formas de romper com um modelo vigente e legitimado de se fazer arte é uma das formas que o aluno deve interpretá-los. Compreender que os movimentos artísticos revolucionaram o modo de se fazer arte em um determinado contexto sociocultural.

 

  • CIÊNCIAS HUMANAS

Imagem relacionada

As questões de História e de Geografia estão diretamente relacionadas à Atualidades. Por isso, se algum assunto que está ganhando os jornais se aproxima a algo que estudamos nessas disciplinas, fique atento!

Possível tema: Há uma nova onda neonazista no mundo, a exemplo do que aconteceu em novembro de 2017 em Virgínia, nos EUA, uma passeata que reavivava a ideologia nazistas. Além desse fato lamentável, outros acontecimentos vêm nos alertando quanto a ameaças dessa estirpe. Passeatas anti-imigração, perseguição a imigrantes, entre outros. Refletir o porquê desses pensamentos que nortearam a Segunda Guerra Mundial ainda nos assombrarem é uma das atividades que se espera do aluno que vai prestar o Enem.

Em tópicos, atente-se aos conteúdos:

  • História Geral: Revolução industrial; Idade média e moderna; Liberalismo; Primeira e Segunda Guerra Mundial; Nazismo e Fascismo; Guerra Fria.
  • História do Brasil: Brasil colônia; República; Era Vargas; Era populista; Escravidão; Ditadura Militar.
  • Geografia: Planos e blocos econômicos; Geopolítica mundial; Agricultura brasileira; Contrastes sociais; Desenvolvimento humano e social; Migrações; Impactos no Meio Ambiente.

 

  • FILOSOFIA/ SOCIOLOGIA

Muitos cursinhos nem incluem em suas grades curriculares essas disciplinas. No entanto, as bases teóricas dessas matérias permeiam toda a prova do Enem. Temas como: Iluminismo; Consequências da globalização; Existencialismo; Marxismo; Cultura de massa; Relações de trabalho; Movimentos sociais; Pensadores da Grécia antiga; Fé X Razão — São Tomás de Aquino e Santo Agostinho.

Uma das formas que podemos detectar essas disciplinas é em questões que abordem, por exemplo, o Capitalismo. O Capitalismo é um tema que envolve os ideários que se opõe ao Marxismo, além de ter tudo a ver com relações de trabalho e movimentos sociais.  Geralmente, esse assunto está relacionado a temas como a indústria, o comércio e até mesmo abordagens históricas, como os efeitos da Guerra Fria, por exemplo, e como ela influenciou a economia, e como o poder dos Estados Unidos e da antiga União Soviética afetaram a sociedade do século XX. Viu só? Às vezes, não percebemos de cara que um conteúdo está presente na prova, pois ele está vinculado a outros.

 

  • CIÊNCIAS DA NATUREZA

Aqui estamos falando de Química, Física e Biologia. Quando o assunto é Química, a probabilidade cair uma questão de química orgânica é quase certeira. Isso por que, os compostos orgânicos são facilmente encontrados em diversas situações do dia a dia como, por exemplo:  em objetos de plástico, fibras de tecidos, frutas, combustíveis, sabonetes e bebidas alcoólicas.  Viu só? Nem precisamos falar muito sobre o porquê desse tema ser recorrente, né? Essa dica você já sabe, mas nunca é demais reforçar:  para reconhecer uma molécula orgânica, basta observar se ela está composta pelos seguintes elementos: hidrogênio (H) e carbono (C).

Fique ligado nesses tópicos:

Química:

Estequiometria; Unidades de concentração; pH e pOH; Radioatividade; Cadeias carbônicas; Eletroquímica; Soluções; Oxidação.

Física:

Usinas e instalações residenciais; Óptica; Ondas; Hidrostática Eletricidade; Calorimetria; Mecânica; Acústica.

Biologia: 

Outro terreno fértil é a prova de biologia. Você não pode deixar de estudar assuntos como: Problemas ambientais; Ecologia e Sustentabilidade; Imunização; Problemas ambientais; Evolução; Ciclos do carbono, nitrogênio e água; Genética e mutações; Citologia.

Um tópico bem relevante é a microbiologia. Você se lembra das primeiras aulas de biologia (ou de ciências) em que o professor nos levava ao laboratório do colégio para vermos microrganismos no microscópio? Pois bem, aí está a Microbiologia: Bactérias, fungos e protozoários. Um dos tópicos mais recorrentes é sobre vírus. Fique ligado nas doenças que são transmitidas por vírus como, por exemplo: gripe, febre amarela, dengue e AIDS. Além de ser um tema de biologia, é um tema de saúde pública, ainda mais com as novas epidemias e aumento de casos dessas doenças. Atente-se!

 

Uma simples ida até à feira já envolve vários conceitos matemáticos. Seja o quilo da fruta, ou a variação de preço de uma semana para outra, ou a porcentagem de um salário mínimo que uma consumidora gasta na feira por mês. Problemáticas simples como essas, a questões sobre a inflação na economia de nosso país estão entre as questões de matemática que mais caem no Enem.

Fique atento a esses tópicos: Operações com frações; Análise combinatória; Porcentagem; Matemática básica; Análise de gráficos; Análise de tabelas; Estatística básica; Progressões (PA e PG).

Deu para perceber que as provas do Enem são intimamente ligadas com nosso cotidiano e com questões de atualidades, não é mesmo? Por isso, para mandar bem no Enem você precisa estar bem antenado a questões de atualidades e sempre relacionar os conteúdos a situações do dia a dia. Outra dica importante: leia os enunciados com bastante atenção. Interpretação de texto é algo presente em todas as questões do Enem, fique esperto!

Leia mais: 

11 curiosidades sobre o ENEM 

Como memorizar conteúdos para o ENEM e vestibular em 13 passos

ENEM: Como é feita a correção?

 

Confira também nossas videoaulas no YOUTUBE!


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!

1 thought on “Enem: o que estudar para passar no curso dos seus sonhos?

Os comentários estão fechados.