contagem-regressiva-enem-o-que-voce-nao-pode-deixar-de-fora-do-plano-de-estudos

Contagem regressiva Enem: O que você não pode deixar de fora do plano de estudos

A contagem regressiva Enem já está valendo! Isso porque a tão aguardada hora de prestar o exame está chegando. Com a proximidade do dia das provas, aumenta a nossa ansiedade e as preocupações com o que é mais importante saber para realizar a maratona de provas com sucesso.

A equipe do blog Pró Universidade está com você desde o início do ano letivo, não seria agora, na contagem regressiva Enem, que iríamos te deixar na mão, não é mesmo? Preparamos um post com todas as dicas do que você não pode deixar de fora de seus planos de estudo nessa reta final, vamos lá!?

chris pratt wow GIF by sahlooter

Tempo de prova: Para evitar o nervosismo na hora da prova, treine resolver questões cronometrando o tempo. Uma boa dica é baixar as provas do Enem dos anos anteriores e marcar o tempo que você demora para resolver cada prova. Não se apavore se você demorar mais tempo que o desejado. Ainda dá tempo de você se aperfeiçoar e tirar dúvidas quanto aos conteúdos que não estão bem claros para você.

Revisão: Nessa contagem regressiva Enem, está na hora de você preparar uma boa revisão dos conteúdos. Para isso, o ideal é que você faça pequenos esquemas, mapas mentais, organogramas, desenhos e tabelas. Montar esses esquemas já vai ajudar a você fixar os conteúdos estudados e, além disso, você pode pregar no mural do seu quarto, ou ainda, propor uma nova decoração para as suas paredes. Assim, você aproveita para dar aquela olhadinha de vez em quanto nos tópicos mais relevantes. Essa pode ser uma boa tática. Você pode procurar, também, simulados do Enem. Experimente!

Tire suas dúvidas: Não fique com vergonha de procurar os seus professores, caso você tenha dúvida em alguma matéria. Se estiver estudando sozinho, pesquise por videoaulas que abordem sobre o tema que você precisa saber mais nesta contagem regressiva Enem.

high school thank you GIF

Mantenha-se atualizado: Não menospreze o tópico “Atualidades”. É muito importante estar por dentro dos principais acontecimentos no Brasil e no mundo. Principalmente porque o Enem trabalha com questões relacionadas ao nosso cotidiano e com o cenário sociopolítico e econômico atual. Se você não consegue assistir ou ler os jornais todos os dias, coloque na sua planilha de estudos um horário fixo para se dedicar para tal.

Redação: Você deve ter em mente os critérios de avaliação da redação Enem. A redação é avaliada em 5 competências:

• Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. É importante que você treine sua escrita pensando em contemplar todas essas competências.

Conteúdos: se você quer saber os conteúdos que não pode deixar de fora na hora de estudar para o Enem, navegue pelo nosso blog. Temos posts exclusivos com dicas para cada disciplina. Assim, você vai ficar por dentro dos tópicos mais importantes para não marcar bobeira na hora da prova.

spongebob squarepants internet GIF

Não esqueça de seguir uma planilha de horários, contemplando todas as áreas do conhecimento exigidas pelo Enem. Procure ser fiel ao seu plano de estudos, porque na contagem regressiva Enem não é hora de marcar bobeira!

E se você quiser saber mais dicas exclusivas sobre o Enem e sobre o vestibular, acompanhe o nosso blog. Estamos com você até você conquistar a sua vaga na universidade!

Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!