Como se sair bem na prova de matemática no Enem?

Quer saber todas as dicas para tirar nota máxima na prova de Matemática no Enem? Então, não deixe de conferir esse post!

Além de estar por dentro de todos os conteúdos que caem no Enem, saber mais detalhes de como é a prova pode fazer toda a diferença e fazer com que você conquiste a almejada vaga em uma universidade. A prova de matemática pode até causar um certo medo, mas se você seguir nossas dicas, logo vai ver que existe um caminho mais fácil para realizá-la com sucesso.

Imagem relacionada

A prova de Matemática no Enem é realizada no mesmo dia que a prova de Ciências da Natureza. O Aluno deve se preparar para dividir as quatro horas e meia que terá para resolver as duas provas, para que o tempo seja o suficiente para realiza-las com a devida atenção que elas exigem.

Por isso, se você está preocupado com a prova de Matemática no Enem, veja o que fazer para arrasar e acertar as 45 questões! Temos certeza que você já sabe que essa prova traz questões de diversos níveis de dificuldade, envolvendo tabelas, gráficos e infográficos. No entanto, para estar bem preparado para enfrentar essas questões é bom estar atento aos enunciados, fazer uma boa interpretação de textos e não economizar no raciocínio de lógica.

Conheça a prova

Uma das principais formas de evitar surpresas na hora de fazer a prova de Matemática no Enem é conhecer bem o estilo de prova e se familiarizar com o perfil de questões. Para isso, você deve baixar as provas anteriores, lê-las com atenção, e buscar resolver o maior número possível de questões. Não precisa se apavorar, você não precisa fazer tudo de uma vez só, nem deve.

Organize um horário para estudar pelas provas anteriores. Você pode aproveitar utilizar essa mesma técnica para as outras áreas de conhecimento. Nada melhor para treinar para uma prova do que esmiuçar o histórico do que já caiu no Enem e, principalmente, quais tipos de questões são mais recorrentes. Você encontra todas as provas de Matemática do Enem aqui!

Cronometro em mãos

Depois de você estar bem familiarizado com as provas e já ter tratado de resolver todas as questões, que tal escolher uma das provas e resolver cronometrando o seu tempo? Assim, você também consegue ter uma ideia de quanto tempo você vai levar para fazer a prova de Matemática no Enem desse ano, bem como aprender a administrar o seu tempo para que todas as provas sejam feitas com calma e atenção. Não se esqueça que o Enem exige um prepara como o de uma maratona, o tempo é um dos elementos que você deve utilizar a seu favor e administrá-lo bem.

Resultado de imagem para stopwatch iphone

Seja estratégico

No dia do Enem, quando começar a resolver o caderno de prova, classifique as questões entre “fácil”, “média” e “difícil”. Depois disso, comece a fazer a prova da questão mais fácil para a mais difícil. Isso garante mais pontos, pelo mesmo número de questões resolvidas, já que o Enem trabalha com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), com isso, uma melhor coerência no desempenho da prova significa uma melhor pontuação. Essa primeira leitura da prova deve tomar em média de 5 a 10 minutos por prova, mas vai valer a pena, pois você vai acabar resolvendo a prova com mais agilidade.

Não se preocupe com fórmulas

De nada vale a pena ficar esquentando a cabeça para decorar milhares de fórmulas de Matemática. O Enem não costuma pedir questões para que sejam resolvidas com fórmulas. Fique ligado quanto aos enunciados, pois as questões pedem um bom raciocínio lógico e à resolução prática de problemas. Outro detalhe: As questões costumam relacionar os conteúdos a situações de nosso dia a dia, ou seja, dificilmente vai cair uma questão isolada pedindo um cálculo sem relacioná-lo ao quotidiano.

Resultado de imagem para formulas matematicas

Tempo para lazer

Não esqueça, para conseguir manter um bom ritmo de estudos até as vésperas da prova do Enem, é importante você separar algumas horas do seu dia para relaxar. Fazer uma caminhada ao ar livre, praticar uma atividade física, escutar música, ou fazer uma leitura prazerosa está entre as opções que você pode escolher para descontrair entre as longas horas de estudos. Outra sugestão é aproveitar o tempo livre para ver filmes e séries com temas relacionados a conteúdos que caem no Enem, uma boa forma de dar um descanso para cabeça e rever alguns conteúdos de uma maneira gostosa, pode ser interessante!

Dica de ouro

Nas vésperas da prova, busque desacelerar o ritmo de estudos. Faça pequenas revisões, participe de aulões, mas evite longas horas de estudos, pois você pode acabar ficando ansioso e tenso, o que pode prejudicar o seu desempenho na prova. Confie em sua caminhada! Afinal, você está estudando o ano inteirinho, vai dar tudo certo! Se você quer conferir mais dicas para mandar bem no Enem e para passar no vestibular, dê uma olhada no blog do Pró Universidade, estamos cheios de posts com conteúdos exclusivos, e que vão dar aquela força nessa trajetória.