Como saber qual a melhor profissão para mim?

Dicas que vão te ajudar a escolher que profissão seguir.

Resultado de imagem para profissao

Quando entramos no Ensino Médio, começamos a pensar na profissão que queremos seguir, qual o melhor curso e a melhor universidade. Muitos alunos já sabem suas áreas de afinidades, outros tantos não sabem nem por onde começar esta importante escolha.

Se você faz parte desse grupo de pessoas que não faz a mínima ideia da profissão que quer ter, não pode perder as dicas deste post. Na verdade, chegar a uma resposta de modo objetivo é um pouco difícil, pois você deve levar em conta muitos aspectos. Alguns caminhos são possíveis: realizar testes vocacionais com ajuda de orientador pedagógico, participar de “semana das profissões” (que muitas escolas e universidades promovem para que os alunos tenham contato com diversas áreas), conversar com profissionais de diversas áreas, pesquisar sobre as mais diversas áreas de atuação profissional, entre outros.

Vamos tentar te dar uma ajudinha de um jeito que você possa realizar o seu próprio teste vocacional:

• Liste suas habilidades
  • Analise quais profissões se filiam a essas características
  • Pesquise sobre essas profissões para obter mais informações
  • Identifique qual você se tem mais aptidões e afinidade

Despois desse primeiro levantamento de dados, que tal pesquisar os seguintes itens:

– Em que locais, empresas e cargos poderei aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade?

– Que atividades terei de fazer nessa profissão e vou gostar?

– Que atividades terei de fazer e não vou gostar?

– Que atividades não farei, mas gostaria de fazer?

– Que atividades não farei e não gostaria de fazer?

É importante também analisar o lado negativo da escolha, pois talvez sua vida profissional não seja como parece ser. Há um longo caminho até chegar ao tão almejado “emprego dos sonhos”. Por isso, seja sincero com você mesmo, pesquise bastante sobre a área que pretende seguir e boa sorte!

Pró Universidade Online

Já conhece o nosso cursinho online? Faça seu plano de estudos, assista a videoaulas, realize simulados e tenha acesso a conteúdos exclusivos agora. Saiba mais aqui!

2 thoughts on “Como saber qual a melhor profissão para mim?

Os comentários estão fechados.