Como planejar os estudos para 2020?


3
123 compartilhamentos, 3 pontos

Como planejar os estudos para o vestibular é a primeira dúvida que surge aos estudantes que estão concluindo o ensino médio. E realmente, além de bastante comum, é uma dúvida muito válida, pois a maioria dos estudantes não sabe por onde começar.

Esse artigo foi criado com muito carinho para ajudar vocês a planejarem melhor os seus estudos, para que possam obter bons resultados e a tão sonhada aprovação no vestibular.

Por isso, separe um tempo e leia esse texto com bastante atenção. Ao final, você saberá como planejar os estudos de forma mais eficiente.

Kate Mckinnon Wink GIF by Saturday Night Live

Inicie com um planejamento de estudos

O primeiro passo, e o mais importante, é realizar um planejamento de estudos. Esse precisa ser o seu ponto de partida, pois o planejamento é a base de todo o seu sucesso.

Nessa parte você precisa levar em consideração quais matérias precisa estudar, qual o peso dessas matérias em sua prova, qual o seu grau de facilidade com as matérias, qual o tempo que dispõe para estudo até a prova e diversos outros fatores, esses são os principais.

Faça algumas anotações sobre isso e inicie o seu planejamento. Você vai precisar traçar a sua estratégia de estudos contemplando todos os itens que pensou.

Vamos usar a prova do ENEM como exemplo? Essa prova é separada por áreas e cada área aborda um conteúdo diferente.

Se você estiver estudando para o ENEM, é preciso que organize o seu planejamento com base no conteúdo programático de acordo com as áreas e dias de prova.

Nos próximos tópicos você vai entender melhor como colocar isso em prática. Saiba tudo sobre o ENEM neste link aqui. 

Faça pesquisas e escolha as suas ferramentas de estudo

Outro fator decisivo para o seu estudo é definir de que forma irá estudar para o seu vestibular, que pode ser por um curso presencial, online ou de forma individual.

É recomendado que você realize uma boa pesquisa sobre o vestibular que pretende fazer e verifique quais são as melhores opções para a sua preparação.

Se você tiver a possibilidade de fazer um cursinho presencial e achar que rende mais dessa forma, FAÇA.

happy school GIF

No entanto, há também diversos cursos online e até mesmo os vídeos do youtube que podem ser seus aliados. Acompanhe também os professores pelas redes sociais para tirar suas dúvidas e estudar de forma mais informal.

Plataformas como o Pró Universidade podem ser o ponto chave da sua aprovação, conheça mais neste link.

Organize a sua agenda

Agora que você já definiu de que forma irá estudar e tem conhecimento sobre o que precisa estudar chegou a hora de pensar na sua agenda.

Você precisa equilibrar a sua rotina entre estudos e demais atividades para que não fique sobrecarregado e acabe tendo um desempenho negativo.

É preciso que você pense em como serão os próximos dias. Na prática, inicie uma planilha ou anote em uma agenda o que você precisa realizar naquela semana e divida os seus horários para aquela atividade.

Essa organização será primordial quando você for criar o seu calendário de estudos e durante os dias para que não perca mais do que o tempo designado para algo.

Organize o seu ambiente de estudos

O próximo passo é organizar o seu ambiente de estudo. Ele precisa ser silencioso, confortável e otimizado para que você foque no que realmente importa: ESTUDAR.

busy work GIF

Escolha uma cadeira e mesa confortável e também se preocupe com a iluminação do local. Mantenha a sua mesa limpa e os seus materiais de estudo, como livros e cadernos, por perto.

É ideal que você converse com a sua família que reside com você, para que eles entendam que está estudando e respeitem o seu momento.

Enquanto estiver estudando, desligue-se das distrações. Celular, redes sociais e amigos podem esperar.

Monte um calendário de estudos

É importante que você siga esses passos anteriores antes de chegar aqui. Se você quer pular etapa, sugiro retornar e iniciar novamente a leitura. Essa ordem é fundamental para o seu melhor aproveitamento.

Agora que você já realizou esses 4 passos anteriores, chegou a hora de colocar em prática todos eles e organizar o seu calendário de estudos.

Você pode usar uma planilha, fazer em uma cartolina ou no próprio caderno.

Comece por pontuar os horários que tem disponível, em seguida faça a lista das matérias que possui menos habilidade ou não gosta tanto.

Insira essas matérias no topo, no início do seu dia, para que você esteja com a mente mais relaxada e possa absorver com mais facilidade, além de se livrar dela logo.

Em seguida intercale o estudo entre as matérias. Não é recomendado que você estude uma matéria por dia, estude 3 e verá como irá render melhor.

Planeje de mês em mês e vá acompanhando o seu desempenho, faça testes, questões de provas anteriores e simulados.

Sabe qual é o sucesso de qualquer planejamento? O fato de ele poder ser alterado conforme as coisas mudam, então, não se cobre tanto se não conseguir realizar tudo o que fora proposto.

journaling sharpie markers GIF by Sharpie

Você precisa se esforçar da melhor maneira que puder, mas se não conseguir, altere e faça as modificações de acordo com o seu ritmo.

Todas essas dicas são fundamentais para que você saiba como planejar os estudos, a fim de obter melhores resultados.

Em seguida você verá um breve resumo, que dispensa descrição, sobre hábitos práticos que podem ser seus aliados nessa jornada rumo à aprovação.

10 dicas práticas para fazer o seu estudo render

  1. Beba bastante água
  2. Durma melhor durante a noite
  3. Alimente-se de forma saudável
  4. Pratique exercícios físicos
  5. Faça breves intervalos entre o estudo
  6. Faça revisões diárias
  7. Faça mapas mentais
  8. Resolva questões e teste os seus conhecimentos
  9. Faça ao menos uma redação por semana
  10. Atente-se aos assuntos de atualidades, tanto nacionais quanto internacionais, pois eles podem ser o tema de sua de redação.

Parece bastante coisa, não é mesmo? Mas não se assuste, na prática, tudo será mais simples. Basta que você crie uma rotina.

ha ha laughing GIF

Estudos revelam que para que algo se torne hábito em sua vida é preciso praticar por pelo menos 21 dias seguidos, então, use isso a seu favor e crie esses hábitos.

Estudar não é fácil, mas pode se tornar mais simples se você mantiver o foco e estiver disposto a se dedicar de verdade. O seu sucesso no futuro depende da sua decisão de hoje.

Esse texto é um verdadeiro guia para ajudar você a se organizar melhor nessa jornada de estudos e te mostrar como planejar os estudos de forma mais eficiente.

Siga todos esses passos com precisão e você vai notar como o seu rendimento melhorou e como o seu aprendizado foi mais profundo.

Você estuda para algum vestibular? Gostou das dicas? Compartilhe conosco o seu planejamento de estudos.

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação 

ENEM: 11 dicas de interpretação de texto 

Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Está difícil passar em Medicina? Veja como o cursinho do Pró pode te ajudar!

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

19 filmes e séries para estudar para o vestibular


Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

3
123 compartilhamentos, 3 pontos

Qual sua reação?

aff aff
1
aff
confuso confuso
0
confuso
vixe vixe
1
vixe
haha haha
0
haha
nerd nerd
1
nerd
amei amei
8
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
omg omg
1
omg
oh yeah oh yeah
0
oh yeah
Dara Zimermann

Dara é graduada em Cinema e mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Adora memes, redes sociais e escrever sobre tecnologia, educação, além de assuntos relacionados ao Enem e vestibulares.