Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Algumas dicas para você  driblar a pressão dos pais durante a fase de vestibulares e da escolha do curso de graduação.

pressão dos pais

Além de se preocupar com a prova de vestibular e do Enem, o estudante ainda precisa lidar com a pressão dos pais, que pode ser pior que a tensão da prova. O aluno cria uma cobrança interna, que acaba lhe causando medo e aumentando sua ansiedade.

Há casos em que os pais querem decidir até o curso do filho, pensando principalmente na estabilidade financeira. Sabemos que nossos pais sempre querem o nosso bem, mas esta não é uma decisão que cabe a eles.

Pensando neste grande problema pelo qual muitos alunos passam, preparamos algumas dicas de como você pode contornar a situação e fazer as escolhas certas!

Siga os seus sonhos

Muitos filhos sofrem a pressão de uma tradição na família, como “meu avô foi engenheiro, meu pai também, meu irmão está se formando em Engenharia e eu devo seguir o mesmo caminho”. Nunca pense dessa maneira. Faça testes vocacionais, questione diferentes profissionais da área desejada e viva o SEU sonho, não o dos outros!

Equilibre a situação

Sua vontade deve sempre prevalecer, mas isso não quer dizer que você não precise ouvir seus pais. Ouça os conselhos deles e analise tudo. Depois mostre a eles os reais motivos que impulsionam a escolher o curso que você tanto deseja.

Mostre sua organização

É importante que você planeje seu futuro! Seus pais precisam ver que você é organizado e sabe o que quer. Mostre para eles seu cronograma de estudos, isso pode aliviar um pouco a pressão por parte deles. Além disso, é sempre bom ter outros planos em mente, caso você não consiga passar no vestibular! Deixe-os avisados desses planos extras.

Cuidado com a chantagem

Muitos pais fazem chantagens com os filhos na fase do vestibular, infelizmente. É necessário que você se mantenha forte e decidido para que não seja influenciado por essa manobra. Nunca entre em discussão e entenda que este momento é difícil para eles também.

Seja sincero

Deixe TUDO explicado a eles! Desde e o seu cronograma até as suas vontades e medos mais profundos. Mostre que você precisa, acima de tudo, do carinho e do companheirismo deles!

Pró Universidade Online

Já conhece o nosso cursinho online? Faça seu plano de estudos, assista a videoaulas, realize simulados e tenha acesso a conteúdos exclusivos agora. Saiba mais aqui!