como-funciona-o-sisu

Como funciona o SISU? 

Volta e meia essa sigla aparece na sua frente: Sisu. Mas você sabe como o Sisu pode mudar a sua vida? Não? Pois fique de olho nesse post, vamos te explicar direitinho como você pode conseguir sua vaga em uma universidade e começar o seu curso superior mais rápido do que você imagina.  

  • Afinal, o que é o Sisu? 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que permite aos alunos acesso as instituições públicas de educação superior ofertando vagas para quem realizou o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. 

  • E como funciona o Sisu?  

Primeiro, vamos te dar uma boa notícia: o processo seletivo do Sisu é realizado em uma única etapa de inscrição e funciona da seguinte forma: 

1º) Na hora de efetuar a sua inscrição, você vai poder escolher até duas opções de cursos entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. Não esqueça de colocar as opções na ordem da sua preferência. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas) – alterada pela Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016 – ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. 

2º) Fique ligado! Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. 

3º) Como o sistema é feito pela nota do Enem, encerrada a etapa de inscrição, o Sisu seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). 

  • Quem pode se inscrever no Sisu 1º/2019? 

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem 2018, e que não tenham zerado na redação Enem. Vale ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação. 

  • Como é feita a inscrição no Sisu? 

A inscrição no Sisu é feita gratuitamente, e exclusivamente pelo site do Sisu: http://sisu.mec.gov.br/. É necessário o número de inscrição e a senha do Enem de 2018. Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode recuperá-los na página do Enem: https://enem.inep.gov.br/participante/#/senhaAs inscrições estarão abertas de 22 de janeiro de 2019 até as 23h59 de 25 de janeiro de 2019.  

Cronograma Sisu 

22/01 a 25/01  Período de inscrições  

As notas de corte serão divulgadas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro a partir de 0h. 

28/01  Resultado da chamada regular 
28/01 a 04/02  Prazo para participar da Lista de Espera 
30/01 a 04/02  Matrícula da chamada regular  

Devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. 

07/02  Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data 

Viu só? Você pode entrar em uma universidade ainda no primeiro semestre de 2019. Você não pode perder essa oportunidade! Entre agora no site do Sisu, tire suas dúvidas, separe a documentação para inscrição e boa sorte! Estamos na torcida para que você garanta a sua vaga!


QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

Como funciona o Prouni?

Como funciona o NOVO FIES?

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

10 dicas para escolher sua carreira

Por que o curso de Medicina é tão concorrido?

1 thought on “Como funciona o SISU? 

Os comentários estão fechados.