Como funciona o Prouni?

O Prouni oferece bolsas em faculdades particulares para estudantes de baixa renda.

Como funciona o Prouni

Criado em 2004 pelo governo federal, o Prouni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% em faculdades particulares. O programa acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Para poder se inscrever no ProUni, é necessário ter feito o Enem, obter a nota mínima no exame (média de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação) -, alem de atender a um dos pré-requisitos necessários.

Tipos de bolsa de estudo

O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Os estudantes que conseguirem a bolsa parcial podem ainda se cadastrar no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para financiarem a outra parte da mensalidade da universidade.

Perfil dos candidatos

Além de ter prestado o Enem, ter conseguido um mínimo de 450 pontos na média das provas e não ter zerado na redação, para conseguir uma bolsa do ProUni é preciso atender a pelo menos um dos pré-requisitos abaixo:

– ter renda familiar, por pessoa, de ate três salários mínimos;
– ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o ensino médio em escola privada com bolsa integral;
– ser portador de deficiência física;
– ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Inscrições

As inscrições são feitas em apenas uma etapa, pelo site do ProUni. Caso tenha se cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), deve usar a mesma senha utilizada no programa.

Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de instituições, cursos e turnos dentre as disponíveis, de acordo com sua ordem de preferência e conforme seu perfil socioeconômico. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida somente a última inscrição realizada.

Acompanhamento diário

Uma vez por dia o ProUni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso – com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Com isso, o estudante sabe se a sua nota lhe permite obter a bolsa na faculdade que deseja e, caso contrário, pode alterar suas opções.

Divulgação dos resultados

Ao final do período de inscrição é realizada a pré-seleção de aprovados, que é feita a partir da nota do Enem. Os candidatos são selecionados em sua opção de maior prioridade. Mas, caso o curso de sua primeira opção não esteja mais disponível, o estudante é selecionado para segunda opção e assim por diante.

A data dos resultados ainda não foi divulgada pelo MEC.

Matrícula na universidade

Após ter sido pré-selecionado pelo ProUni, o estudante deve comparecer à secretaria da instituição de ensino superior para qual foi aprovado, portando os documentos necessários para comprovar as informações mencionadas na ficha de inscrição.

Depois que todas as informações forem checadas, o estudante assina o Termo de Concessão e é inserido no programa de bolsa.

Bom desempenho

As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício é preciso se esforçar. O recebimento da bolsa só continuará se o estudante for aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.

Fonte: Guia do Estudante