como-funciona-o-enem-ajudar-filho-estudar-pro-floripa

Como funciona o Enem e como você pode ajudar o seu filho a estudar

Que o Enem é um momento de grande expectativa e dedicação para os alunos, nós já sabemos. Mas e os pais? Como fica a participação dos pais nesse processo? Para começar, que tal discutirmos sobre como funciona o Enem e como você pode ajudar o seu filho a estudar?

Parece complicado? Fique tranquilo, você vai ver que sua participação como pai ou mãe neste momento pode ser bem ativa e bem-vinda!  

 

mothers day elephants GIF by Disney

 

O que é e como funciona o Enem?

O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, uma prova desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação. O Enem foi criado em 1998.

Esse exame é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país.  Além disso, seu resultado pode servir de acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como em algumas universidades no exterior. 

O Enem é o segundo maior exame de acesso ao ensino superior do mundo em relação ao número de inscritos. Ele perde apenas para o GaoKao, avaliação realizada na China.

Ao total, as provas do Enem são compostas por 180 questões, mais a Redação. Esse número de questões é igualmente dividido entre as 4 áreas de conhecimento, fechando em 45 para cada. Confira como funciona o Enem em relação às áreas de conhecimento:  

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Vale destacar que uma das características marcantes do Enem é que ele trabalha com multidisciplinaridade, ou seja, os temas (questões) tem uma abordagem que engloba mais de uma disciplina escolar e/ou um contexto socioeconômico.

A ideia de como funciona o Enem é que o aluno perceba que os conteúdos escolares estão intimamente relacionados com nossas vivências cotidianas, além de estimular que o aluno desenvolva um raciocínio crítico quanto a sociedade em que vivemos.  

 

the fairly oddparents dancing GIF

 

Popularização do Enem 

Em 2004, o MEC criou o Programa Universidade para Todos (ProUni), com ele é possível conseguir bolsas de estudos em universidades particulares por meio da nota que o aluno tirou no Enem. Isso fez com que o Enem se popularizasse, pois, até então, o exame era aplicado apenas como uma forma de avaliar o Ensino Médio no país, sem essa utilização para egressos em universidades.

Além disso, os alunos também podem contar com o SiSU, Sistema de Seleção Unificada, que é a principal forma de entrar no ensino superior público, e que utiliza o Enem no processo seletivo. 

 

Utilização ampla do resultado do Enem

Fazer o Enem pode ajudar seu filho em vários tipos de processos seletivos, além do SiSU e do ProUni. Por exemplo, o resultado do exame pode ser utilizado para se inscrever em processos seletivos de cursos técnicos (Sisutec), programas de Crédito ou Financiamento Estudantil e até mesmo em alguns concursos públicos — a Polícia Militar da Paraíba, por exemplo, usa o Enem desde 2013. 

 

Mas afinal, como eu posso ajudar meu filho no Enem?

Agora que você já sabe como funciona o Enem, chegou a hora de você conferir algumas dicas para que você consiga ajudar o seu filho nesta fase importante da sua vida:

1. Respeite as escolhas do seu filho e não pressione 

Nessa fase o seu filho está atravessando vários desafios, entre eles, a escolha de qual carreira seguir. Ainda há pais que querem influenciar ou decidir a futura profissão do filho, o que os deixa mais ansiosos e inseguros.

Por isso, tente abordar esse tema de modo mais ameno, deixando que se filho exponha seus sonhos e planos e, a partir daí, vocês podem conversar sobre vida profissional, mercado de trabalho, etc. 

 

denver nuggets dancing GIF by NBA

2. Ajude com o plano de estudos  

Converse com seu filho sobre como ele pretende organizar seu plano de estudos. Incentive para que essa disciplina parta dele, para que ele não se sinta obrigado a estudar. Caso ele se sentir obrigado a estudar, isso pode fazer com que ele se desestimule, além de aumentar a ansiedade.  

3. Procure caprichar na alimentação equilibrada

Esse item é de extrema importância. Nessa fase, mais do que nunca, o ideal é que seu filho tenha uma alimentação bem equilibrada e que respeite os horários das refeições. Além disso, as pausas entre um estudo e outro podem contribuir para alimentação saudável, como o consumo de uma fruta, por exemplo. Que tal montar um plano alimentar junto ao seu filho? Vale a pena tentar! 

4. Estimule os momentos relax 

Para conseguir manter um ritmo de estudo até a véspera do Enem e do vestibular, equilíbrio é fundamental! Incentive seu filho a ter uma prática esportiva, ou alguma outra atividade que ele possa se desligar por um tempo da rotina estressante. Isso vai fazer com que ele esteja melhor preparado de corpo e mente, o que também é bem relevante na hora de fazer as provas.  

 

yoga GIF

 

5. Não esqueça de dar apoio emocional 

Os jovens se sentem muito pressionados e ansiosos no ano em que vão prestar o Enem. Por isso, demonstre que você entende essa fase e que você se sente solidário com o seu filho. Esta já é uma ótima forma de ajudar. Demonstre-se disponível, caso ele precise conversar sobre os estudos, sobre dúvidas quanto ao futuro ou espairecer.  

 

Geralmente, os filhos têm medo de frustrar ou desapontar os pais, por isso, se você demonstrar que está ao lado dele independente da escolha de curso ou do resultado nas provas, você vai contribuir para que ele se sinta mais seguro e amparado. Afinal, nós sabemos que um paizão ou uma mãezona como você quer sempre o melhor para os seus filhos!

 

group hug family GIF

 


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!


Leia também:

 Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Medicina UFSC: como superar os principais desafios do processo seletivo em 2018

As diferenças e semelhanças na correção de redação do Enem e do vestibular  

Como saber qual a melhor profissão para mim?