como-funciona-nota-de-corte-do-sisu

Como funciona a nota de corte do SISU?

Ingressar em uma Universidade federal ou estadual é o sonho de muitos estudantes brasileiros e o SISU, Sistema de Seleção Unificada, pode ser uma excelente oportunidade para entrar em uma dessas instituições de ensino superior. O SISU é um programa social de incentivo a educação criado no ano de 2009 e há uma década é uma das principais vias de acesso à UniversidadeInstituições de ensino que aderem ao programa reservam um determinado número de vagas para os alunos que prestaram o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Se você é um dos alunos que realizou as provas do ENEM deste ano e pretende se inscrever em Universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada, acompanhe este artigo e descubra todos os detalhes desse importante programa social.

Resultado de imagem para universidade sisu

Quais as regras do SISU?

O processo seletivo do SISU é completamente automatizado, por isso, todas as etapas de seleção são realizadas por meio de portais eletrônicos. As inscrições ocorrem duas vezes por ano, nos meses de janeiro e junho. O prazo de inscrição dura entre quatro e cinco dias e os primeiros resultados são divulgados na semana seguinte a esse período.

Os vestibulandos que vão se candidatar a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada podem escolher entre três categorias de formação do ensino superior. São eles:

  • Bacharelado
  • Licenciatura
  • Tecnólogo

No site oficial do SISU, é possível encontrar três diferentes listas de consulta: cursos disponíveis, instituições de ensino superior e municípios que oferecem SISU. Dessa forma o estudante pode escolher a melhor opção a partir das suas preferências ou prioridades, como a graduação dos sonhos ou a Universidade mais próxima de casa.

Quando as inscrições são abertas, o estudante pode escolher duas opções de curso, de acordo com a estratégia que achar melhor. Nesse caso, é possível escolher a mesma graduação em duas Universidades diferentes ou então cursos diferentes na mesma instituição de ensino.

A inscrição é realizada no endereço sisu.mec.gov.br e para isso é necessário ter em mãos documentos pessoais como RG e CPF, além do número de inscrição e senha de acesso do ENEM 2019.

Após a divulgação dos resultados, os estudantes aprovados precisam finalizar a matrícula na universidade para o qual foi selecionado. Essa etapa é realizada pessoalmente e, caso o aluno não compareça à instituição, está sujeito a perder a vaga. 

Imagem relacionada

Como funciona a nota de corte?

Durante o período de inscrição, o SISU recalcula diariamente a nota de corte para o ingresso em cada curso. Esse cálculo é baseado na nota do ENEM dos candidatos e, também, nas vagas disponíveis para um mesmo curso. Especialistas recomendam que o vestibulando acesse o site oficial do SISU todos os dias para acompanhar as notas de corte e analisar se sua pontuação continua suficiente para a candidatura do curso previamente escolhido.

Vale lembrar que se o aluno observar que sua nota de corte está abaixo daquela exigida para a vaga requerida, ele pode alterar o curso, turno ou instituição no site do SISU durante todos os dias do período de inscrição. No entanto, o sistema vai considerar somente a última opção selecionada nesse processo, ou seja, a última opção que o candidato salvou no sistema.

Resultado de imagem para inscrição sisu

Sistema de Cotas

O Sistema de Seleção Unificada também opera através do sistema de cotas. Os candidatos optantes dessa modalidade concorrem somente com outros candidatos optantes do sistema de cotas. Todas as Universidades que participam do SISU contam com um número de vagas reservado para aqueles que cursaram o ensino médio em escola pública e também para aqueles que se reconhecem como negros ou indígenas. Algumas instituições também consagram o sistema de cotas para as chamadas “ações afirmativas”, ou seja, têm vagas reservadas para quilombolas ou pessoas com deficiência, por exemplo. 

Importante ressaltar que as Universidade não são legalmente obrigadas a oferecerem as vagas para “ações afirmativas”. Isso significa que fica a critério de cada instituição de ensino disponibilizar ou não cotas nesse sentido.

No portal eletrônico do SISU o candidato encontra a lista de documentos exigidos para a comprovação de renda, escolaridade e demais situações, contudo, cada Universidade pode solicitar alguns outros documentos para efetivar a matrícula.

Resultado de imagem para calouro

Como funciona a lista de espera?

Como pontuamos anteriormente, os vestibulandos que foram aprovados no SISU e que por algum motivo não finalizaram a matrícula pessoalmente na instituição de ensino superior estão sujeitos a perderem a vaga. Com isso, o Sistema abre novamente as inscrições para que os estudantes não aprovados na chamada regular tenha a oportunidade de se candidatarem em uma lista de espera.

Ter uma boa estratégia para a hora da inscrição pode fazer a diferença para o ingresso no curso desejado. Isso porque se o candidato tiver nota suficiente para passar nas duas opções em que se inscreveu, o Sistema vai selecionar automaticamente a primeira opção indicada. Ou seja, sempre indique o seu curso ou instituição preferidos e mais desejados como primeira opção.

Caso a nota de corte do estudante não tenha sido suficiente para ser aprovado em nenhuma das opções, ele pode se inscrever novamente para a lista de espera do SISU. Importante ressaltar que desde o SISU do ano de 2019, o candidato só pode se inscrever na lista de espera caso ele não tenha sido aprovado em nenhuma das duas opções indicadas. Anteriormente, estudantes que eram aprovados para a segunda opção poderiam se inscrever novamente para a lista de espera da primeira opção. Agora isso não é mais permitido. Somente os alunos que não conseguiram o ingresso em nenhuma de suas indicações pode escolher entre uma das duas opções para se inscrever na lista de espera. 

Resultado de imagem para adolescente no computador[

Os alunos inscritos na lista de espera precisam ficar atentos ao fato de que o resultado da segunda chamada não é divulgado no portal eletrônico do SISU. Por isso, é preciso consultar o site da instituição de ensino e verificar constantemente se o nome do candidato consta na lista de aprovados daquela Universidade. Em seguida, basta seguir as instruções indicadas pela própria instituição para concluir a matrícula do estudante aprovado.

O cronograma do processo seletivo do SISU para o primeiro semestre ainda não está disponível, então é importante o candidato ficar de olho nos veículos de imprensa para não perder o período de inscrição.

Caso o estudante ainda tenha alguma dúvida sobre o processo seletivo, pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação pelo telefone 0800 616161.

QUERO SER PRÓ!

Leia também:

ENEM 2019: Análise do tema de redação

Nota do Enem: como conseguir uma bolsa de até 100%?

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

Cursinho para Enem: é possível achar uma opção com qualidade e preço justo? 

As diferenças e semelhanças na correção de redação do Enem e do vestibular