Como fazer uma boa redação?

como fazer uma boa redação

Quer aprender a fazer uma boa redação e garantir uma boa nota no ENEM, vestibulares ou outro concurso público? Embora não exista uma receita pronta, algumas dicas podem te ajudar a escrever bem, sem complicação.

Para fazer uma boa redação, você precisa ter o hábito de ler, principalmente assuntos de atualidades. Por isso, esteja atento aos jornais, assuntos que são capa das revistas de grande circulação no país, além de questões polêmicas que estejam em voga, como: suicídio, corrupção, violência conta a mulher, sustentabilidade, entre outros.

Só se consegue chegar em uma boa redação praticando!  Então, inclua a produção de texto em sua rotina de estudos. Escrever sobre os temas que caíram nas últimas provas do ENEM, por exemplo, é uma boa forma de praticar. Você também pode elencar alguns assuntos que estão em pauta nos jornais e ir testando seus conhecimentos escrevendo sobre eles, assim você vai pegar prática em escrever.

É muito importante fazer uma auto avaliação e revisar a própria redação. No início, pode parecer difícil. Uma dica para esse exercício é deixar a redação de lado por algumas horas e ler novamente com atenção, assim você vai perceber se está de acordo com a ideia que você queria expressar, e ainda conseguir arrumar um acento ou uma vírgula que tenham passado batido.

Então, não tem segredo! Para mandar bem nos concursos, o negócio é arregaçar as mangas e escrever.

Pró Universidade Online

Já conhece o nosso cursinho online? Faça seu plano de estudos, assista a videoaulas, realize simulados e tenha acesso a conteúdos exclusivos agora!