Como estudar para o vestibular enquanto o cursinho não começa?


2
151 compartilhamentos, 2 pontos

Férias é sinônimo de descanso, Netflix todos os dias, pijama e chinelo da hora que acorda até a hora de dormir. Mas você sabia que os dias de folga também podem ser importantes para adiantar o conteúdo do cursinho? Sim, parece exaustivo pensar em estudar em plenas férias. Contudo, é necessário ter em mente o seu principal objetivo e também definir as suas prioridades. A prática de adiantar os estudos nos dias de folga ainda ajuda a não perder o ritmo quando as aulas do cursinho começarem pra valer.

Não tem jeito. Aqueles que têm o desejo de conquistar o primeiro lugar na tão sonhada Universidade precisa se destacar de alguma forma. A melhor maneira de se destacar entre os demais candidatos é não parar de estudar, mesmo durante as férias. Vale lembrar que se você ainda é estudante do ensino médio também pode adiantar o conteúdo do cursinho e participar de algumas provas e vestibulares como treineiro. É isso mesmo que você leu. Você que não terminou o ensino médio também pode começar a estudar para as provas do Vestibular ou ainda para o ENEM agora mesmo.

Seja como for, se você também quer saber como estudar para o Vestibular antes das aulas do cursinho começarem, acompanhe este artigo até o fim e descubra como sair na frente.

Resultado de imagem para estudar gif

Organização é tudo

Antes de mais nada, é preciso destacar alguns pontos importantes. A maioria dos vestibulandos já sabe que organização é a chave para o sucesso, não é mesmo?

Se você já utiliza alguma técnica de organização, perfeito! Se esse ainda não é o seu caso, se liga nas dicas valiosas que reunimos a seguir:

  • Defina quais provas e vestibulares você deseja prestar
  • Encontre o máximo de informações sobre essas provas e vestibulares
  • Crie um plano de ação que inclua horário de estudos e intervalos de descanso
  • Descubra qual tipo de material de ensino você prefere: apostilas, videoaulas, resumos, entre outros
  • Encontre um cantinho adequado para os estudos, seja em casa, em grupo ou na biblioteca, você precisa manter o foco e a concentração

Agora você já pode se preparar para colocar essas valiosas dicas em prática. Conheça a seguir maneiras incríveis para estudar para o vestibular enquanto as aulas do cursinho não começam.

Resultado de imagem para study hard gif

Faça simulados das provas anteriores:
Responder à simulados ou provas dos Vestibulares anteriores e até mesmo do ENEM pode garantir melhores resultados no futuro, na hora do seu vestibular. Isso porque o jovem vestibulando pode ter a primeira experiência com o modelo das provas e também observar o grau de dificuldade da mesma. Os simulados das provas anteriores são excelentes alternativas para identificar quais matérias você precisa dedicar mais tempo de estudo. Junto aos simulados naturalmente estão também os gabaritos das provas. Através deles, você pode conferir seu desempenho nos testes. Se possível, encontre gabaritos e provas comentadas por professores e especialistas.

Temas de redação também são frequentemente comentados. Busque por eles. Você pode começar pelas provas do Vestibular que você deseja prestar ou também responder às questões de outros simulados. Para encontrar essas provas, basta fazer algumas pesquisas rápidas pela internet ou em grupos de interesse. Alguns portais eletrônicos voltados para estudantes e universitários ainda reúnem simulados de várias Universidades ou elaboram testes próprios para os seus leitores.

O site Mundo Vestibular, por exemplo, preparou uma porção destes testes. Ali, é possível encontrar diversos simulados subdivididos por matérias como:

Português
Matemática
Biologia
Geografia
Química
e muitas outras.

Na hora de responder a essas provas e simulados, tente criar uma atmosfera muito parecida com aquela que você vai encontrar no dia do vestibular. Reserve um tempo e espaço adequado para a realização desses simulados. Uma dica importante é limitar o seu tempo de execução da prova. Para isso ative o cronômetro do seu smartphone ou crie um alerta com o tempo estimado da prova do Vestibular.

Imagem relacionada

Acompanhe canais no YouTube
Hoje em dia podemos encontrar no YouTube, pioneira entre as plataformas de streaming e compartilhamento de vídeos, centenas de canais sobre diversos assuntos. Quando o assunto é Vestibular, a história não poderia ser diferente. Encontramos na rede dezenas de canais voltados para os estudantes e vestibulandos que querem dar um gás em seus estudos. Você pode conferir o nosso canal clicando AQUI!

No último ano os podcasts sofreram um boom na internet, aplicativos e redes sociais e ganharam muitos adeptos e ouvintes. Certamente você já tem o seu programa favorito. No entanto, se você é amante desse formato de conteúdo vai amar saber que existem podcasts voltados para os vestibulandos. Esse é o caso do podcast Marca Texto, promovido pelo portal eletrônico Guia do Estudante, da editora Abril. Em cada programa, um jornalista e um professor debatem sobre importantes obras literárias que geralmente caem nas provas de Vestibular e ENEM. O podcast Marca Texto está disponível em diversas plataformas digitais e aplicativos de streaming, como é o caso do Spotify.

Resultado de imagem para read gif

Acesse apostilas gratuitas
A UNESP, Universidade Estadual Paulista, disponibiliza em seu site oficial as apostilas que utiliza em seu cursinho pré-vestibular. O download das apostilas é gratuito e o material conta com rico conteúdo subdivido entre sete grandes áreas. Nas apostilas é possível encontrar ainda exercícios e gabaritos para o estudante colocar em prática todo o conhecimento adquirido. Para acessar as apostilas do cursinho pré-vestibular da UNESP, basta CLICAR AQUI, rolar até o fim da página e fazer o download do material didático.

Como você pode perceber, estudar durante os dias de folga pode ser até divertido e você pode fazer isso por meio dos seus dispositivos preferidos: computador, tablet, celular etc. Agora que você já se tornou especialista nos estudos pré-vestibulares, aproveite para compartilhar este artigo com seus melhores amigos nas redes sociais e também nos grupos do WhatsApp!

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação 

ENEM: 11 dicas de interpretação de texto 

Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Está difícil passar em Medicina? Veja como o cursinho do Pró pode te ajudar!

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

19 filmes e séries para estudar para o vestibular


Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

2
151 compartilhamentos, 2 pontos

Qual sua reação?

aff aff
1
aff
confuso confuso
0
confuso
vixe vixe
0
vixe
haha haha
1
haha
nerd nerd
2
nerd
amei amei
8
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
omg omg
1
omg
oh yeah oh yeah
2
oh yeah
Dara Zimermann

Dara é graduada em Cinema e mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Adora memes, redes sociais e escrever sobre tecnologia, educação, além de assuntos relacionados ao Enem e vestibulares.