Como estudar atualidades para o vestibular?

Separamos algumas dicas de como os vestibulandos podem estudar este assunto tão importante!

Resultado de imagem para tennager reading newspaper

 Algo primordial para mandar bem no vestibular e no Enem é estar bem atualizado. É tão importante quanto estudar matemática, português, física, química, história, biologia e geográfica. Isso porque, cada vez mais as questões dos vestibulares e do Enem são relacionadas às atualidades, ou seja, tudo aquilo que está rolando nos noticiários, e que gera impacto social.  Mas, afinal, como saber quais assuntos são relevantes? Bem, pudéssemos dizer rapidamente assuntos em voga em nosso país e no mundo, diríamos:

– Corrupção

– Crise econômica

– Desemprego

– Violência contra a mulher

– Padrões estéticos

– Consumo consciente

– Relacionamentos superficiais

– Quantidade de tempo em que passamos conectados

Viu só? Estes são temas que estão passando a todo instante em nossas redes sociais, noticiários da TV, portais de notícias e revistas. No entanto, precisamos ter alguns cuidados para ficarmos bem atualizados e não perdermos tempo acumulando informações desnecessárias. Por isso, preste atenção nas dicas que separamos para que você concilie o estudo de atualidades com as demais disciplinas sem se perder nos conteúdos. Confira como estudar atualidades para o vestibular!

Lista de favoritos

  • Assim como você separa as apostilas e demais materiais para sua rotina de estudos, você deve ter uma lista de sites e periódicos para estar sempre de olho.
  • Escolha ao menos dois dos principais portais de notícias para acompanhar diariamente: G1, Terra, Uol, Folha de São Paulo e O Globo estão entre os mais populares.
  • Tenha o hábito de ler as revistas de grande circulação no país: Veja, Isto É, Exame, Carta Capital, são alguns exemplos.
  • Busque consultar mídias com periodicidade mais longa, pois essas devem dar destaque para assuntos que estão em pauta por mais tempo como a revista Piauí, que tem periodicidade mensal.
  • Quanto aos telejornais, tente variar as fontes. Um dia assista, por exemplo, ao Jornal Nacional, e no outro o Jornal da TV Cultura, assim você vai ter um parâmetro de como as notícias são veiculadas por linhas editoriais diferentes. Pluralizar as fontes vai fazer com que você pluralize, também, os pontos de vista.
  • Nas redes sociais, comece a seguir as páginas desses portais e revistas, vai ser mais uma estratégia para estar sempre por dentro dos fatos e ainda dar uma conferida na opinião pública sobre os mais variados assuntos. Ficar de olho nos comentários das pessoas sobre os temas mais recorrentes é uma boa estratégia para saber os diferentes pontos de vista, isso pode te ajudar na hora de construir uma argumentação na redação ou questão discursiva, por exemplo.

Resultado de imagem para teenager facebook

Aprenda a selecionar os conteúdos

  • Há alguns detalhes aos quais você não precisa se ater, por exemplo: políticos que mudaram de partido. Você não precisa se ater a nomes e siglas, mas é bacana ter um panorama de que muitos políticos fazem esse movimento de troca de partido para despistarem de alguma ação indevida que eles ou o partido tenha se envolvido.
  • Atente-se também a recorrência dos assuntos na mídia. Se o tema está por meses em voga, há grandes chances de ele aparecer no vestibular.
  • Quanto mais impacto social tem o assunto mais relevante ele é.

Relacione os conteúdos

  • Tente relacionar os conteúdos de atualidades com os conteúdos curriculares das demais disciplinas. Por exemplo, estamos vivendo uma grande crise política e econômica, você pode relacionar esse fato a outros momentos em que o Brasil passou por uma situação similar, como os altos índices de inflação do governo José Sarney, entre outros. O aumento de casos de Dengue pode ser relacionado à biologia. Exploração de recursos hídricos à geografia, assim por diante.
  • Lembre-se que os vestibulares e o Enem tendem a relacionar as questões das provas a situações do dia a dia, então é muito importante que você já estabeleça esses links enquanto estiver estudando.

Não deixe para depois

  • Assim que você monta a sua planilha de estudos, Atualidades já deve fazer parte dela.
  • Você pode encaixar os estudos de Atualidades entre duas disciplinas que requerem mais atenção. Por exemplo, você pode dedicar uma hora para estudar matemática, em seguida estudar Atualidades e, por último, biologia, assim você faz uma espécie de pausa entre conteúdos mais densos. Ou ainda, você pode encaixar atualidades no início ou no final da sua rotina. Já pensou você se tornar uma dessas pessoas que começam o dia lendo os principais portais de notícias? Seria um hábito bem interessante.
  • Não se esqueça de revisar os conteúdos de atualidades. Sim, faça fichamentos e anotações sobre os temas de Atualidades. Afinal de contas, na época das provas você vai precisar lembrar o que foi notícia desde janeiro, então, é bom ir tomando nota.

Resultado de imagem para student writing cell phone

DICA: Se você quiser revisar os temas de atualidades ou conferir se está indo pelo caminho certo, dê uma conferida nos programas TV semanais, que seguem o estilo de revista eletrônico, como o Fantástico, na rede Globo, e o Domingo Espetacular, na rede Record. Você também pode pesquisar por programas e reportagens especiais sobre os temas que considerar mais relevante.

Não marque bobeira!

Então, não tem saída! O jeito e ficar ligado desde já e incluir Atualidades em sua rotina de estudos. Tenho certeza que na hora do vestibular você vai agradecer muito por não ter descuidado desse aspecto importantíssimo: estar bem informado e atualizado. Não perca mais tempo! Comece agora mesmo a preparar seu repertório de leituras e encontre à sua maneira de ficar por dentro de tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!

1 thought on “Como estudar atualidades para o vestibular?

Os comentários estão fechados.