Como escolher um curso pré-vestibular?

Separamos dicas preciosas para ajudar você na escolha do cursinho perfeito!

como-escolher-um-curso-pré-vestibular

Mais um ano letivo começando e está na hora de escolher a melhor maneira de se preparar para o Enem e para o vestibular. Nesse momento, muitos aspectos devem ser levados em conta: como você pretende estabelecer a sua rotina de estudos, a qualidade do curso pré-vestibular, qual a melhor opção de acordo com o seu bolso, entre outros. Também vale se ater a aspectos como o modo como você pretende se deslocar até o cursinho pré-vestibular, entre outros gastos que vem junto da rotina de estudos, além do transporte, refeições fora de casa, material didático, entre outros livros ou guias de atualidades. Essas são as primeiras diretrizes a serem traçadas para que você faça uma boa escolha. Não se esqueça que, além de escolher o melhor cursinho, há todo um conjunto de consequências que vem junto a essa escolha, por isso é bom pensar a longo prazo na hora da decisão, pois temos um ano inteiro pela frente ou meses para alguns.

Com certeza você acompanha milhares de propagandas dos cursinhos da sua cidade, certo? Isso acaba por nos deixar ainda mais confusos sobre qual decisão tomar. No entanto, não podemos nos deixar levar pelo anúncio mais bonito, mas sim pelo método que será mais eficiente para seus estudos. Se você tem dúvida, por exemplo, entre escolher um curso presencial ou um curso online, nós estamos aqui para te ajudar!

Qual o seu perfil de estudante?

Vamos lá? Está na hora de fazer uma autoanalise:

– Você é disciplinado e mantém facilmente um ritmo de estudos?

– Você prefere estudar sozinho ou em grupos de estudo?

– Você precisa conciliar estudos e trabalho?

– Qual a verba que você tem para investir em um curso pré-vestibular?

– Como seria o seu deslocamento até o cursinho?

-Será fácil conciliá-lo com as demais atividades do seu dia?

Essas perguntas são para decidir se para você o mais indicado é um curso presencial ou um curso online. Se você precisa de um empurrão para manter os estudos em dia, se acha que ter um contato direto (e presencial) com o professor e com outros colegas é indispensável, se tem interesse e disponibilidade para participar de grupos de estudos e se o transporte até o cursinho não for um problema nós recomendamos que você busque um curso presencial.

Vantagens do curso presencial:

Disciplina: No curso presencial você vai ter horário a cumprir e uma estrutura física própria para os estudos, como salas de aula, sala de estudos, biblioteca e monitorias. Ou seja, demanda um comprometimento, você vai ter que cumprir com o estabelecido pelo curso.

Disponibilidade dos professores: Geralmente, os cursinhos presenciais disponibilizam horário de atendimento para tirar dúvidas com o professor ou com o monitor da disciplina. Vale lembrar que, geralmente, nos cursos online também há uma estrutura virtual de suporte ao aluno, em que ele pode tirar suas dúvidas em fóruns ou por vídeo conferência, por exemplo. Nesse ponto é importante analisar se você precisa de um contato físico com o professor, uma relação olho a olho ou não.

Contato com outros colegas: Você vai conhecer muitas pessoas que estão passando pela mesma situação que você, vai poder trocar experiência e até formar grupo de estudo. Esse contato com outros colegas pode ser fundamental para que a caminhada rumo a tão sonhada universidade seja mais leve.

Agora, se você está precisando conciliar trabalho e estudos, se prefere estudar de modo mais autônomo, se não tem um bom cursinho perto de sua casa, se sairia muito caro e inconveniente gastar com transporte, ou se precisar dar uma segurada na verba investida em cursinho, sua melhor opção é o curso online.

Vantagens do curso online:

Flexibilidade de tempo: você pode escolher em qual horário irá realizar seus estudos, assistir às videoaulas e fazer as anotações no conforto do seu lar. Com isso, você consegue facilmente conciliar com outras atividades.

– Maiores possibilidades: Se perto da sua casa não tem um bom cursinho pré-vestibular, essa é uma boa opção para você conseguir se preparar para as provas. Além disso, você tem uma infinidade de cursos que pode escolher, sem se preocupar em ter uma sede perto de sua casa.

– Lado financeiro: Geralmente, os cursos online saem mais em conta, pois além de serem mais baratos, você também economiza em outras demandas: material didático, refeições fora de casa e transporte. Uma boa chance para quem está com a grana apertada.

Mas não esqueça, se você escolher por um curso online deve estar ciente que essa modalidade exige bastante dedicação e autonomia de sua parte. Você vai ter que administrar o tempo para assistir as videoaulas, ler o material didático, fazer os exercícios propostos, além de leituras complementares. Ou seja, tem o mesmo peso de um curso presencial, porém com maior flexibilidade de horários.

Independentemente de sua escolha, o importante é que você comece a se preparar desde já para as provas. Encontre a melhor maneira de organizar sua rotina de estudos e dedique-se. Estamos torcendo por você!

Dica de ouro!

Se você quer fazer uma comparação mais precisa entre um curso presencial e um curso online, vale dar uma conferida no site do Pró Universidade, sabe por quê? Pois o Pró Universidade tem as duas modalidades de curso: presencial e online. Assim, você pode conferir as diferenças e o que é oferecido ao aluno, tanto de conteúdo quando de estrutura, os valores, entre outras informações.

FAÇA SUA MATRÍCULA