Como é o curso de Engenharia da Automação?


0
132 compartilhamentos

O curso de Engenharia de Automação é um curso relativamente novo e tem conquistado espaço no mercado de trabalho.

Mas nem todo mundo conhece o curso e sabe como é a carreira do engenheiro de automação. 

É uma profissão promissora e que vai ganhar muito destaque no mercado, que merece toda nossa atenção. 

Por isso, preparamos um guia completo sobre esse curso, para você conhecer tudo que envolve a graduação, a carreira e muito mais. 

Além disso, você vai descobrir quanto um engenheiro de controle e automação ganha por mês.

Vem com a gente!  

O curso de Engenharia de Automação

O curso de Engenharia de Controle e Automação é uma graduação nível bacharelado com duração média de 5 anos.

Também conhecida como Mecatrônica, o curso possui as principais disciplinas baseadas nas áreas de Física, Matemática e até Química.

Além disso, disciplinas como Eletrônica, Mecânica e Computacional também são contempladas na grade curricular.

A graduação não é apenas teórica e tem diversas aulas práticas e atividades em laboratório.

O que faz um engenheiro de automação?

Mas o que faz um engenheiro de automação? O profissional formado em Engenharia de Controle e Automação atua na área de controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção. 

Ele é responsável por estudar, projetar e especificar materiais, componentes, dispositivos ou equipamentos. Além disso, ele também opera e mantém sistemas de medição e instrumentação eletroeletrônica e de acionamento de máquinas. 

Ainda, o engenheiro de automação trabalha com sistemas de manufatura e redes industriais, além de chegar a trabalhar com robôs. 

O profissional também coordena e supervisiona equipes de trabalho, realizando estudos para viabilizar e executar obras e serviços, além de realizar vistorias, laudos e pareceres técnicos.

Assim, o engenheiro de controle e automação é habilitado para trabalhar em diversas áreas e segmentos, como concessionárias de energia, automatização dos setores de geração, transmissão e distribuição de energia. Indústrias, prédios, empresas de tecnologia e muito mais devem contar com um engenheiro dessa área.

O mercado de trabalho para o engenheiro de automação

Para praticar a profissional de engenheiro de automação, além do diploma de bacharel em uma faculdade reconhecida pelo MEC, é preciso o registro do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). 

O mercado de trabalho para esta área está crescendo bastante e você encontra diversas oportunidades. Hoje em dia, o engenheiro de automação é essencial para qualquer indústria, por exemplo. 

As empresas precisam apresentar sistemas automatizados se tornarem competitivas. Além disso, os sistemas bem elaborados e instalados ajudam a diminuir custos.

Confira algumas áreas que precisam de um engenheiro de automação:

  • Automotiva
  • Metalúrgica
  • Mineração
  • Eletrônica
  • Petróleo e Gás
  • Alimentícia
  • Biomedicina
  • Construção Civil
  • Têxtil

Então, como você viu, existem diversas oportunidades para quem está se formando na área de engenharia de automação.

Quanto ganha um engenheiro de automação?

Uma das principais perguntas para quem está iniciando alguma profissão é o sobre o valor do salário. 

Um engenheiro de controle e automação ganha em média 5.148,31 reais por mês. O salário pode variar de região para região e de acordo com o seu cargo.  Em alguns lugares, o salário inicial pode ser de 6.705,34 reais. 

O perfil do engenheiro de automação

Mas qual é o perfil de um engenheiro de automação? O que você precisa para seguir essa profissão? 

Primeiramente, o engenheiro de automação deve ter afinidade com tecnologia, matemática e números em geral. 

O conhecimento em Inglês é uma das principais ferramentas que faz com que o engenheiro ganhe destaque no mercado. 

Outra característica essencial é vontade de aprender e estar sempre antenado às inovações tecnológicas e tendências do mercado. 

A visão sistêmica também é uma característica para um engenheiro de automação. Ele deve se envolver com as outras áreas, conhecendo bastante sobre elas.

O engenheiro de automação vai coordenar pessoas e equipes, por isso, é essencial que ele tenha boa comunicação, que saiba lidar com diferentes pessoas. 

Ou seja, ele também precisa ter habilidades para se tornar um bom líder. 

Esse é o perfil ideal de uma pessoa que busca trabalhar na área da engenharia de automação, mas saiba que você pode desenvolver habilidades para ter sucesso na área. 

 

Razões para escolher a profissão

Agora, é hora de falarmos sobre as razões que vão fazer escolher a profissão de engenheiro de automação: 

Diversas áreas de atuação 

Uma das razões para escolher ser profissional de automação é a variedade de atuação da carreira. Você pode optar por indústrias ou por obras. São grandes as áreas de atuação.

Boa média salarial

A boa faixa salarial é uma ótima vantagem para quem escolhe cursar essa profissão. Os salários altos sempre são um ponto de escolha para qualquer profissão, não é mesmo?

Profissão do futuro

Nosso planeta está cada vez mais tecnológico e, com isso, o futuro é promissor para quem escolhe qualquer área relacionada à tecnologia. 

Assim é com a Engenharia de Automação, uma profissão que promete crescer cada vez mais, tornando-se estável e bastante competitiva. 

Empreendedorismo

Empreender também é uma das alternativas para o engenheiro de controle e automação. Para quem quer ter o seu próprio negócio, a área promete bons frutos para o futuro. 

Inovação

Para quem ama novidades, inovação, essa profissão é perfeita. Você sempre vai estar ligado às novidades, inovações Você sempre vai estar antenado. 

Essas são algumas das razões para escolher a profissão de engenheiro de automação. Mas o principal é amar o que faz, amar a sua carreira. 

Esse foi um artigo sobre engenharia de automação e controle, um curso bastante tecnológico e que promete ser o curso do futuro. 

Se você se interessou por esse conteúdo e quer saber mais sobre profissões, universidades, cursos e mais, aqui é o lugar certo para você. 

Acompanhe o nosso portal e conheça mais sobre o mercado de trabalho e as oportunidades que você pode conquistar. 

Além disso, você vai conferir diversos conteúdos que vão ajudá-lo nos estudos, aumentando a produtividade e os resultados. 

Fique ligado e acompanhe tudo em primeira mão!

QUERO SER PRÓ!

Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

0
132 compartilhamentos

Qual sua reação?

aff aff
0
aff
confuso confuso
0
confuso
vixe vixe
0
vixe
haha haha
0
haha
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
omg omg
0
omg
oh yeah oh yeah
0
oh yeah
Anderson Cunha