Como aproveitar tudo o que a universidade pública oferece


0
145 compartilhamentos

A universidade pública é um local onde se pode encontrar um universo totalmente novo e repleto de oportunidades. Além dos cursos que escolhemos e que fomos aprovados, existem diversos treinamentos, palestras, workshops, estágios e atividades.

Todos esses itens são essenciais para tornar a sua vivência profissional mais próxima do real e te ajudar a se desenvolver pessoalmente.

Neste artigo iremos mostrar algumas dicas para você que está ingressando em uma universidade pública e que deseja usufruir ao máximo de tudo o que ela oferece. Continue a leitura.

Resultado de imagem para ufsc

1.Participe da palestra inaugural

Praticamente todas as instituições de ensino organizam eventos durante a primeira semana de aula, onde ministram palestras de boas vindas para explicar o funcionamento e regras do local.

É possível ter acesso também a visitas guiadas, caso a instituição seja grande, com muitos prédios, salas e blocos, a fim de garantir que o aluno consiga se locomover sem dificuldades.

A participação nestes eventos pode ser importante, pois neles são passados detalhes sobre intercâmbios, cursos de aperfeiçoamento, bolsas de estudo, financiamentos, assistências estudantis e muito mais.

2.Procure ler o máximo que puder

A maior parte das universidades públicas tem bibliotecas completas, com livros direcionados a todos os cursos existentes na instituição e com a possibilidade de empréstimos gratuitos.

Portanto, usufruir deste benefício poderá trazer muitos resultados positivos para o seu desenvolvimento no período de estudo.

3. Estude

Faculdade, ao contrário do que muitos acreditam, não é local de brincadeira, é um ambiente de estudo e aquisição de conhecimento, embora um pouco de diversão não seja de todo errado.

Mas o foco são os estudos, leituras, trabalhos, atividades, apresentações, seminários e tudo o mais que irá lhe garantir bons conhecimentos para o futuro, no momento em que for exercer sua profissão.

Então, aproveite ao máximo a sua estada para tirar dúvidas e colher informações com os professores, afinal eles estão disponíveis para isso.

read texas am GIF by Texas A&M University

4.Faça amigos

Fazer amigos dentro da universidade pública é a primeira etapa para a construção de networking, de uma rede de contatos.

Por isso, não fique isolado, procure se relacionar com os seus colegas e tenha uma boa experiência e vivência.

Sempre quando for possível e não prejudicial ao seu aprendizado, participe também das festas e comemorações, mas lembre-se de que a sua prioridade é o ensino.

5.Participe dos estágios

Vivenciar na prática o que aprendemos em sala de aula é parte fundamental para o desenvolvimento de bons profissionais. Muitos estudantes acreditam que o estágio é perda de tempo, que não se aprende nada e que só se faz trabalho humilhante. Porém isso não é verdade.

Escolha uma boa instituição, veja vagas que tenham relação com o seu curso e embarque neste exercício. Afinal, os estágios são excelentes oportunidades de vivência e construção de conhecimento, podendo proporcionar muitos outros benefícios, como a efetivação ao final do curso e plano de carreira.

6.  Participe das atividades oferecidas

Se envolver com atividades extracurriculares como os grêmios estudantis e diretórios acadêmicos podem ser boas chances para alunos engajados ganharem experiência em diferentes âmbitos.

Além disso, os participantes conseguem desenvolver diversas habilidades, adquirindo responsabilidades e aprendendo a resolver problemas ou como lidar com eles.

Resultado de imagem para students gif

7.Saiba planejar

O período de estudo em uma universidade pública pode ser estressante. Neste caso, fazer um bom planejamento para organizar o horário das aulas, entrega de trabalhos e datas de provas é muito importante, para que nada seja esquecido.

Além disso, quando criamos estratégias, conseguimos conciliar melhor os estudos com trabalho, lazer, família, amigos e períodos de descanso e relaxamento.

E tudo isso é fundamental para todos que desejam conquistar uma carreira promissora e uma vida saudável e feliz.

8.Participe de projetos de pesquisa

Os projetos de pesquisa são muito importantes para todos, mas principalmente para os estudantes que pretendem investir em uma carreira acadêmica, pois essas atividades são grandes chaves para a pós-graduação como mestrado e doutorado.

Portanto, se você deseja se aventurar por esses caminhos, procure um dos professores responsáveis e busque mais informações sobre essa grande oportunidade.

9.Participe de outras disciplinas

Diversas universidades oferecem programas para os alunos que desejam participar de disciplinas extras, fora de sua grade.

Isso permite que aulas de outros cursos sejam assistidas, de modo a complementar o currículo do estudante, trazendo a ele uma maior gama de experiências. Explore as opções!

Resultado de imagem para students gif

10.Frequente eventos, seminários e workshops

Nesses eventos, a possibilidade de ter contato com profissionais que já atuam na mesma área que a sua é muito grande e ter essa troca lhe proporcionará novas experiências e oportunidades.

Eles possibilitam também que você conheça certos conteúdos de outras formas, diferente do que vivencia em sala de aula, tendo acesso a uma nova visão e perspectiva.

E tudo isso pode ser extremamente enriquecedor.

11.Cursos de idiomas

Aprender um novo idioma é fundamental para todos que desejam obter melhores colocações profissionais e inúmeras universidades oferecem cursos nestas áreas, em muitos casos, de maneira gratuita ou com uma pequena taxa para quem já é aluno da instituição.

Então, aproveite a oportunidade e complemente ainda mais o seu currículo, escolhendo uma ou mais línguas para aprender e tenha acesso também à cultura dos países que a utilizam. Com certeza a experiência será excelente.

12.Candidate-se à monitoria

Normalmente, os monitores são escolhidos com base em seu destaque em determinada disciplina e podem ministrar aulas ou reforços para outros alunos.

Essa é uma ótima maneira de revisar tudo o que está aprendendo, pois quando nos preparamos para ensinar algo a alguém, estamos também reforçando o conhecimento que já adquirimos.

Existe ainda a possibilidade de conseguir horas em atividades práticas ou complementares e algumas instituições disponibilizam até mesmo salários aos monitores.

E para o currículo, esse trabalho com monitoria também é bastante válido, pois os empregadores conseguem observar suas competências, disciplina e comprometimento, tendo um peso relativamente positivo para uma possível contratação.

13.Faça esportes na universidade

Algumas universidades públicas oferecem atividades físicas gratuitas para a comunidade acadêmica. Além de ser importantíssimo para a saúde, o exercício físico é um aliado do aprendizado.

Na UFSC, por exemplo, é possível fazer esportes gratuitamente como disciplinas (valendo nota) ou por meio de uma pequena taxa, como atividade para toda a comunidade.

Ademais, estudantes que se relacionam com o esporte podem ainda participar das Atléticas de cada curso, centros e até da universidade, competindo internamente ou em campeonatos regionais e nacionais.

 

Neste artigo foi possível conhecer treze maneiras de tirar o máximo proveito da universidade pública.

Então, se você é estudante e quer se destacar, seja como aluno ou futuramente como profissional, ponha em prática uma ou todas elas e veja como o seu desempenho pode se tornar cada vez melhor.

E lembre-se de que são vários anos de dedicação ao curso, portanto, procure aprender o máximo que puder e não vá embora com dúvidas. Use a universidade a seu favor.

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

Cursinho para Enem: é possível achar uma opção com qualidade e preço justo? 

Medicina UFSC: como superar os principais desafios do processo seletivo em 2018

Faculdade Federal: Conheça histórias de sucesso de alunos do Pró Floripa 

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação 

Dicas para aproveitar ao máximo os simulados online e presenciais do Pró 

Quais são os vestibulares de Santa Catarina?


Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

0
145 compartilhamentos

Qual sua reação?

aff aff
0
aff
confuso confuso
0
confuso
vixe vixe
0
vixe
haha haha
0
haha
nerd nerd
0
nerd
amei amei
1
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
omg omg
0
omg
oh yeah oh yeah
0
oh yeah
Dara Zimermann

Dara é graduada em Cinema e mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Adora memes, redes sociais e escrever sobre tecnologia, educação, além de assuntos relacionados ao Enem e vestibulares.