Como aprender facilmente?

10 dicas que vão te ajudar a aprender de maneira mais fácil!

Resultado de imagem para estudante

Quando você chega ao final de seus estudos diários tem a sensação de que nada entrou em sua mente? Existem alguns métodos que podem lhe ajudar a se concentrar e memorizar melhor, consequentemente irão lhe ajudar a aprender facilmente. Separamos dez dicas e hábitos simples que poderão fazer uma enorme diferença no seu aprendizado, então, anote-as e tente colocá-las em prática.

1.     Ensinar a matéria aos outros

Além de organizar e clarear melhor suas ideias, ensinar outras pessoas auxilia na memorização do conteúdo, afinal, você está verbalizando tudo aquilo que leu ou ouviu. Você pode, por exemplo, montar um grupo de estudos com colegas e propor diferentes temas para que cada um tenha a oportunidade de ensinar. Se você for envergonhado, pode usar seus familiares como cobaias ou até mesmo tentar em frente ao espelho.

2.     Descubra qual seu horário de maior produtividade nos estudos

Escolha um horário no qual seu rendimento é maior para estudar. Para descobrir quando você é mais produtivo, tente estudar em vários horários e verifique quando a sua concentração se manteve consistente.

3.     Não fique apenas na teoria

Você precisa praticar aquilo que estuda, resolvendo questões ou até escrevendo dissertações sobre o assunto. Procure provas antigas de vestibulares e faça simulados com seus colegas, isso pode ajudar a tornar seu aprendizado maior.

4.     Saiba quais são os objetivos dos seus estudos

É preciso que, antes de começar a estudar, os seus objetivos estejam claros. Para executar tarefas da maneira desejada, seu cérebro precisa entender o quê e para quê você está realizando determinadas atividades. Deixe claro para si mesmo que o que você está fazendo é importante.

5.     Faça atividades físicas

Pesquisadores comprovaram recentemente que exercícios físicos aumentam a nossa concentração e nosso foco mental por conta do crescimento do fluxo sanguíneo no cérebro. 20 minutos são suficientes para seu desempenho nos estudos progredir. Vale dar uma caminhada ao redor da casa ou até andar um pouco de bicicleta pela vizinhança, basta você se mexer!

6.     Tome um banho para relaxar

Você sabia que o banho frio e o banho quente podem trazer consequências diferentes ao seu corpo? Cada um pode ser utilizado com um objetivo específico.

Banho frio: Revigorante, o banho frio deve ser tomado em caso de desânimo, tédio e desmotivação. Um bom banho frio alerta sua mente e deixa você pronto para estudar.

Banho quente: Relaxante, o banho quente é ideal para momentos de stress, ansiedade e nervosismo, quando sua mente está inquieta e você não consegue se concentrar.

Portanto, tomar banho antes de estudar pode ser uma técnica muito boa para fortalecer sua concentração.

7.     Evite o stress

Além de lhe prejudicar fisicamente, estar estressado faz com que seu corpo produza cortisol, hormônio que prejudica na memória e na concentração. Quando estiver desta maneira, tente relaxar fazendo uma atividade que você gosta para depois começar a estudar.

8.     Seja persistente

Não desista do que você está estudando por falta de compreensão. O aprendizado deve ser construído pouco a pouco, afinal, ninguém aprende do dia para a noite. Nunca abandone assuntos difíceis: estude o que você tem dificuldade todos os dias, deste modo, você não esquecerá o que já sabe e aperfeiçoará seu conhecimento.

9.     Escreva!

A escrita cursiva desenvolve a criatividade e a expressão pessoal, que auxiliam no raciocínio cognitivo. Colocar as ideias no papel é uma atividade que auxilia na organização do raciocínio e que necessita diversas áreas do cérebro para ser realizada, tornando mais eficiente o aprendizado. Anote, faça resumos e mapas mentais: quanto mais escrever, mais facilmente você irá aprender.

10.  Estude o conteúdo no dia em que foi passado em aula

Não deixe para estudar um dia antes da prova! Além de causar ansiedade, é muito mais difícil lembrar-se de tudo o que o professor falou sobre o conteúdo. Aula dada é aula estudada hoje!

Essas dicas podem ser muito úteis para quem possui dificuldade com o aprendizado e a memorização, afinal, elas podem transformar hábitos e deixar o estudante mais satisfeito com os estudos!

O ENEM TÁ CHEGANDO!!!

Conheça nosso Plano Turbo ENEM e garanta sua vaga na curso dos seus sonhos! Prepare-se para o ENEM e principais vestibulares em MENOS DE DOIS MESES!

Vem ser Pró!